+ Responder ao Tópico



  1. #1
    SnOrT
    Visitante

    Padrão acessar partição do windows

    Olá!
    Estou com problema pra acessar a partição do windows pelo linux... antes quando usava o win98 quando no /mnt/windows já estava lá todos os arquivos, agora que coloquei o winXP não aparece mais a pasta /mnt/windows, eu to usando o mandrake 10.0 ....

  2. #2
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Re: acessar partição do windows

    Citação Postado originalmente por SnOrT
    Olá!
    Estou com problema pra acessar a partição do windows pelo linux... antes quando usava o win98 quando no /mnt/windows já estava lá todos os arquivos, agora que coloquei o winXP não aparece mais a pasta /mnt/windows, eu to usando o mandrake 10.0 ....
    Porque o win98 usa vfat e o xp usa ntfs como sistema de arquivo, no linux o ntfs ainda é um suporte que engatinha, em algumas distros ele vem compilado para montagem read-only e em outras sequer vem compilado.

    Uma pesquisa na internet e vc acha uma gambi usando a dll do próprio nt, eu nunca testei....

  3. #3

    Padrão acessar partição do windows

    ou vc pode compilar o kernel para ter suporte a este sistema de arquivo ntfs, do kernel 2.6.X ja vem com suporte, é só pega o fonte e se divertir ..hehehe

  4. #4
    gmlinux
    Visitante

    Padrão acessar partição do windows

    Citação Postado originalmente por smvda
    ou vc pode compilar o kernel para ter suporte a este sistema de arquivo ntfs, do kernel 2.6.X ja vem com suporte, é só pega o fonte e se divertir ..hehehe
    Mais o suporte do 2.6 ainda é ruim...
    Ter todo o trabalho de compilar o kernel com este único objetivo..., , não recomendo, se quiser fazer isto com o objetivo de aprendizado, ai é outra história, altamente recomendável.

  5. #5

    Padrão acessar partição do windows

    Tentar nunca fará mal a ninguém...
    Se quizer ajuda de como compilar o seu kernel, estamos ai ( o forum é pra isso)

    Além do que o seu sistema fica muito mais T depois que vc compilar o kernel dele..


    Abraços
    Dirceu

  6. #6
    dorensbach
    Visitante

    Padrão acessar partição do windows

    O pessoal, nao era so alterar no fstab, substituir vfat por ntfs (ou algo parecido).

  7. #7
    gmlinux
    Visitante

    Padrão acessar partição do windows

    Citação Postado originalmente por dorensbach
    O pessoal, nao era so alterar no fstab, substituir vfat por ntfs (ou algo parecido).
    Se o suporte ao ntfs estiver presente no kernel, que depende de distro para distro.
    Distros como debian sem chance, o suporte a ntfs é experimental, algumas vem com suporte a montar read-only pois o modo rw estava corrompendo o sistema de arquivos, por isto eu antes de tentar só pelo motivo do suporte ao ntfs, leria a documentação relativa ao ntfs e o kernel que eu for compilar.

    No 2.6.3 o suporte a gravação no ntfs garantiria a integridade do sistem file se o arquivo já existisse e ao ser modificado não aumentasse, na documentação falava que isto podia ser util para colocar um sistema de arquivos dentro de um arquivo e bootar montando via loopback, tipo, logo pode surgir um "novo" zipslack

  8. #8
    SnOrT
    Visitante

    Padrão acessar partição do windows

    Mais a versão do kernel que estou usando é 2.6.3-7mdk #1 , e eu lembro que quando estava com o win2000 abria a partição normalmente... ai eu só atualizei o win2000 pro XP e aconteceu isso, será que uma reinstalação do linux resolve?

  9. #9

    Padrão acessar partição do windows

    cara vc pode tentar usar m programa, procura por captive e instala ele. nao ha garantia que teus dados em particoes ntfs estarao salvos se vc usar este programa, mas pode ser que funcione. tenho um xp e um fedora, taquei o captive no fedora e ta funcionando legal. use por sua conta e risco.

  10. #10
    gmlinux
    Visitante

    Padrão acessar partição do windows

    Citação Postado originalmente por SnOrT
    Mais a versão do kernel que estou usando é 2.6.3-7mdk #1 , e eu lembro que quando estava com o win2000 abria a partição normalmente... ai eu só atualizei o win2000 pro XP e aconteceu isso, será que uma reinstalação do linux resolve?
    Talvez vc tivesse instalado o 2000 em fat32....

  11. #11
    SnOrT
    Visitante

    Padrão acessar partição do windows

    Procurei por esse captive e não achei muita coisa... será que alguem poderia me passar outros programas pra fazer isso? ou algum programa q se ache mais coisas dele na net valeu!

  12. #12
    gmlinux
    Visitante

    Padrão acessar partição do windows

    Olha o site oficial do novo driver ntfs que vem no kernel linux

    http://linux-ntfs.sourceforge.net/status.html

    pelo o que esta dito acima, fica até estranho o fato do seu mandrake não ler a partição.... (gravar é sem chance )

    se fstab tem algo como isto?:
    /dev/hda1 /mnt/win_c ntfs iocharset=iso8859-1 0 0

    Site do captive:
    http://www.jankratochvil.net/project...ve/CVS.html.pl

    outros:
    http://www.brothersoft.com/Utilities...nux_22897.html