+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montando um servidor de DNS

    ola galera to eu aqui de novo, é o seguinte, to construindo um serv de dns e web, para fins de teste na empresa onde trabalho, só que instalei o bind e o apche, ambos responsavel pelos serviços de dns e web, so que ao iniciar o meu servidor de dns, ele da ok, blz so que quando vou testa-lo ele me retorna o seguinte msg command not found, para o comando nslookup, dig , host www.empresa.com.br, e o apache diz que os /www/suporte/ /www/empresa/ não exite mas start o serviço com erro. alguem pode me ajudar, ou não.
    Estou usando o CL10
    este é o erro que me retorna no apache
    Interrompendo Apache web server (httpd): [Fri Sep 17 16:42:10 2004] [error] (EAI 3)Temporary failure in name resolution: Cannot resolve host name studiowares.br --- ignoring!
    [Fri Sep 17 16:42:10 2004] [error] (EAI 3)Temporary failure in name resolution: Cannot resolve host name suporte.br --- ignoring!
    [ OK ]
    Iniciando Apache web server (httpd): [Fri Sep 17 16:42:12 2004] [error] (EAI 3)Temporary failure in name resolution: Cannot resolve host name studiowares.br --- ignoring!
    [Fri Sep 17 16:42:12 2004] [error] (EAI 3)Temporary failure in name resolution: Cannot resolve host name suporte.br --- ignoring!

  2. #2

    Padrão Montando um servidor de DNS

    Nossa agora vc conseguiu me confundir ..!!!!!!!!! o que não esta funcando o DNS ou apache ??

  3. #3

    Padrão Montando um servidor de DNS

    o meu dns não saibo se ta funfando, pois não to conseguindo testa-lo mas parece que não pois quando digito no navegador o endereço ele não localiza.
    o apache starta mais da erro. veja o erro logo em seguida
    ERRO DO APACHE[size=18px][/size]
    Interrompendo Apache web server (httpd): [Fri Sep 17 16:42:10 2004] [error] (EAI 3)Temporary failure in name resolution: Cannot resolve host name studiowares.br --- ignoring!
    [Fri Sep 17 16:42:10 2004] [error] (EAI 3)Temporary failure in name resolution: Cannot resolve host name suporte.br --- ignoring!
    [ OK ]
    Iniciando Apache web server (httpd): [Fri Sep 17 16:42:12 2004] [error] (EAI 3)Temporary failure in name resolution: Cannot resolve host name studiowares.br --- ignoring!
    [Fri Sep 17 16:42:12 2004] [error] (EAI 3)Temporary failure in name resolution: Cannot resolve host name suporte.br --- ignoring!

  4. #4
    Moisés_Fogaça
    Visitante

    Padrão Montando um servidor de DNS

    Acho que vc deve ir por partes,
    1º Configure o DNS e deixe funcionando.
    2ºConfigure o apache com o dominio que vc definiu no DNS.

  5. #5
    Visitante
    Visitante

    Padrão Montando um servidor de DNS

    mas não consigo obter o comando nslookup, dig ou host. ele me diz que o comando não exite.

  6. #6
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Montando um servidor de DNS

    Citação Postado originalmente por Visitante
    mas não consigo obter o comando nslookup, dig ou host. ele me diz que o comando não exite.
    instala bind-utils

  7. #7
    Visitante

    Padrão Montando um servidor de DNS

    Voce colocou no /etc/resolv.conf o ip da maquina onde voce instalou o servidor DNS?(no caso o IP da maquina)

    Isso é necessário para os comandos de busca do DNS funcionar.

  8. #8

    Padrão Montando um servidor de DNS

    cara o nslookup é um priograma aparte do bind... como o gmlionux ja falou, instala o bind-util, au vc testa o dns depois vc vai para o apache, aki no under um otimos artigos sobre confuracar de dns unsando o bind(named), nap sei se vc sabe, mas o deamon do bind chama-se named e para startar basta vc dar o comando /etc/init.d/named start.

    [] Dotta :twisted:

  9. #9
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Montando um servidor de DNS

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Voce colocou no /etc/resolv.conf o ip da maquina onde voce instalou o servidor DNS?(no caso o IP da maquina)

    Isso é necessário para os comandos de busca do DNS funcionar.
    Sim e não, os clientes normais, como o apache, dependem da configuração do /etc/resolv.conf, no entanto, estas ferramentas de diiagnósticos, nslookup e dig permitem que se passe um parametro de qual o servidor deve receber a query.

  10. #10

    Padrão Montando um servidor de DNS

    no caso coloquei o endereço de loopback 127.0.0.1, mas esta maquina vai ter que responder dois ips, 192.168.0.1 e 200.XXX.XXX.XXX.
    como configuro no resolv.conf

  11. #11
    garupeiro
    Visitante

    Padrão Montando um servidor de DNS

    tive o mesmo problema ai eu desistalei o bind-chroot ai funciono o meu dns!!!

  12. #12
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Montando um servidor de DNS

    vamas la fera

    no /etc/resolv.conf

    tem que ta assim

    search seudominio.com.br
    nameserver 127.0.0.1 (é este ip pois é onde o dns vai fazer a consulta)
    como vc falou ela vai respordem pelos ip mais o dns tem que conectar no 127.0.0.1

    no seu /etc/named.conf

    zone "seudominio.com.br" in {
    type master;
    file "seudominio";
    };

    em /var/named
    crio o arquivo seudominio
    com a seguintes linhas

    $TTL 86400
    @ SOA IN dns.seudominio.com.br. root.dns.seudominio.com.br (
    2004092000
    10800
    3600
    604800
    86400

    IN NS dns.seudominio.com.br.
    IN MX 10 mail.seudominio.com.br.

    IN A ip q ele vai ter que resporder no caso 200.XXX.XXX.XXX
    www IN A IP
    mail IN A IP

    pronto

    no apache

    vc cria um lirtual host
    assim
    <VirtualHost www.seudominio.com.br>
    DocummentRoot /local da sua pasta dos html
    ServerRoot www.seudominio.com.br
    <Directory /localocal da sua pasta dos html>
    AllowOverride none
    order Allow,Deny
    Allow from All
    </Directory>
    </VirtualHost>

    qual quer coisa me chama no msn