+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Trabalhando com Servidores de email externos

    Galera preciso faze um esquema de email aqui na empresa, pensei no seguinte:

    Usar fetchmail pra pegar os emails de servidores externos que são os que hospedamos nossa página e outros servidores, depois que os emails estiverem no servidor eu passaria um filtro de spam e um antí-vírus e só depois mandar pro smtp (postfix) pro usuários baixarem as msg...

    Me corrijam se este não for o melhor esquema.
    Alguém teria algum documento sobre esse esquema em português?


    Obrigado.

  2. #2
    wrochal
    Visitante

    Padrão Trabalhando com Servidores de email externos

    Caro Gustavo,

    Seria isso mesmo, você usaria o fetchmail para baixar os emails, Procmail para anti-spam.

    Veja esse artigo:

    http://www.vivaolinux.com.br/artigos...php?codigo=635

    http://freebsd.ag.com.br/sessao7_6.html

    Acho que isso pode ajuda-lo.

    falou,

  3. #3

    Padrão Trabalhando com Servidores de email externos

    Citação Postado originalmente por wrochal2002
    Caro Gustavo,

    Seria isso mesmo, você usaria o fetchmail para baixar os emails, Procmail para anti-spam.

    Veja esse artigo:

    http://www.vivaolinux.com.br/artigos...php?codigo=635

    http://freebsd.ag.com.br/sessao7_6.html

    Acho que isso pode ajuda-lo.

    falou,
    OK. muito obrigado pela sua resposta. Mas o que seria usado pra reencaminhar as mensagens pras estações depois de conferidas pelo procmail? Penso que deve-se usar um servidor smtp, mas qual, e como faço essa configuração?

    Obrigado.

  4. #4
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Trabalhando com Servidores de email externos

    Vc vai reenviar para o postfix?
    Então porque não implementa os anti-pragas diretamente nele?
    Fetchmail busca, passa para o postfix, este roda os anti-pragas e repassa para os usuários.

    O que se ganha: vc pode usar este servidor para envio, isto evitaria que acidentalmente saissem virus de seus usuários para clientes, por exemplo.

  5. #5

    Padrão Trabalhando com Servidores de email externos

    Eu pretendo rodar esse serviço em um servidor ligado numa conexão adsl com ip dinâmico, por isso não tenho como transformar essa máquina em servidora de email, também porque os email já existem em outros domínios e não posso unutilizá-los. Minha idéia seria pegar os emails com o fetchmail, revisar com algum anti-spam, colocar no diretório de algum servidor smtp e dai refazer o envio já corrigido pras máquinas clientes. É uma rede local de empresa.

    Com o fetcmail já consegui trabalhar, mas o restante não tenho idéia de como começar;

    Qualquer ajuda é bem vinda.

    Obrigado!

  6. #6
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Trabalhando com Servidores de email externos

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon
    Eu pretendo rodar esse serviço em um servidor ligado numa conexão adsl com ip dinâmico, por isso não tenho como transformar essa máquina em servidora de email, também porque os email já existem em outros domínios e não posso unutilizá-los. Minha idéia seria pegar os emails com o fetchmail, revisar com algum anti-spam, colocar no diretório de algum servidor smtp e dai refazer o envio já corrigido pras máquinas clientes. É uma rede local de empresa.

    Com o fetcmail já consegui trabalhar, mas o restante não tenho idéia de como começar;

    Qualquer ajuda é bem vinda.

    Obrigado!
    Vc vai ser server de email para usuários da sua rede, vc não vai ser o mx, isto é normal e é o que eu propus acima.
    Se vc fosse o mx não precisaria do fetchmail...
    Tenho esta configuração rodando em diversos lugares.
    Os clientes de email da sua rede usam seu servidor para envio e recebimento dos emails, mais como este servidor não é o mx, o mundo entrega para um provedor qualquer, que é seu mx, o fetchmail baixa e repassa para o postfix, que roda os anti-pragas e entrega nos mailbox/maildir para que o pop permita que seus clientes internos da rede recebam os emails.

  7. #7

    Padrão Trabalhando com Servidores de email externos

    Citação Postado originalmente por gmlinux
    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon
    Eu pretendo rodar esse serviço em um servidor ligado numa conexão adsl com ip dinâmico, por isso não tenho como transformar essa máquina em servidora de email, também porque os email já existem em outros domínios e não posso unutilizá-los. Minha idéia seria pegar os emails com o fetchmail, revisar com algum anti-spam, colocar no diretório de algum servidor smtp e dai refazer o envio já corrigido pras máquinas clientes. É uma rede local de empresa.

    Com o fetcmail já consegui trabalhar, mas o restante não tenho idéia de como começar;

    Qualquer ajuda é bem vinda.

    Obrigado!
    Vc vai ser server de email para usuários da sua rede, vc não vai ser o mx, isto é normal e é o que eu propus acima.
    Se vc fosse o mx não precisaria do fetchmail...
    Tenho esta configuração rodando em diversos lugares.
    Os clientes de email da sua rede usam seu servidor para envio e recebimento dos emails, mais como este servidor não é o mx, o mundo entrega para um provedor qualquer, que é seu mx, o fetchmail baixa e repassa para o postfix, que roda os anti-pragas e entrega nos mailbox/maildir para que o pop permita que seus clientes internos da rede recebam os emails.
    OK. mto obrigado. Vc saberia me dizer se eu teria como usar esse servidor para envio e recebimento de email estando em uma conexão com ip dinâmico?? portas bloqueadas na adsl da BrT

  8. #8
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Trabalhando com Servidores de email externos

    o seu smtp server pode ser usado para envio pela rede interna, para receber, vc deve usar um software, tipo o fetchmail, para baixar os emails do seu mx e armazena-los nesta máquina, então seus clientes podem apontar o pop (ou imap) para esta máquina (não esqueça, é claro, de instalar o pop ou imap).

  9. #9

    Padrão Trabalhando com Servidores de email externos

    Citação Postado originalmente por gmlinux
    o seu smtp server pode ser usado para envio pela rede interna, para receber, vc deve usar um software, tipo o fetchmail, para baixar os emails do seu mx e armazena-los nesta máquina, então seus clientes podem apontar o pop (ou imap) para esta máquina (não esqueça, é claro, de instalar o pop ou imap).
    eu estava pensando justamente dessa maneira como vc me disse, mas ao conversar com um colega ele me disse que o envio de msgs atrávez do meu postfix seria impossível pois a porta 25 é bloqueada na BrT para o plano residencial de adsl.

    Ele me disse q eu teria q conectar 25 do server q estou enviado e esse server tbm teria q conectar na 25 do meu postfix interno, só que como essa porta é bloqueada na Brasil Telecom eu não conseguiria fazer o envio dos emails... Será q ñ tem jeito msm?

  10. #10
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Trabalhando com Servidores de email externos

    ele esta enganado, seu server, quando for conectar em um server remoto, saira por uma porta não privilegiada (>1023).