+ Responder ao Tópico



  1. #1
    violinista
    Visitante

    Padrão [Samba] Não autentica novos usuários && charset

    Bom dia, galera !

    Há um tempo atrás postei meu problema, mas ainda não consegui resolvê-lo

    Eh o seguinte: meu Samba tava sambando direitinho ... mas depois q eu usei o Webmin pra adicionar usuários e fazer outras modificações no sistema, não consigo autenticar novos usuários (os que já estavam cadastrados logam normalmente) ... faço como sempre fiz para adicionar os usuários (adduser usuario - smbpasswd -a usuario - smbpasswd -e usuario), mas na hora de fazer a autenticação (pelo W98) aparece a seguinte mensagem no log:

    (data e hora) smbd[2593]: authorise_login: rejected invalid user nobody

    No smb.conf, eu mudei a linha guest user = nobody para guest user = <algum usuário válido> ... apareceu a seguinte msg no log na hora da autenticação do novo usuário:

    (data e hora) smbd[2593]: can't change to connected user

    Aqui está a seção global do meu smb.conf:

    Código :
    workgroup = DOMINIO
    netbios name = DEBIAN
    server string = %h server (Samba %v)
    encrypt passwords = Yes
    passwd program = /usr/bin/smbpasswd %u
    log file = /var/log/samba/%m.log
    max log size = 100
    time server = Yes
    socket options = TCP_NODELAY SO_SNDBUF=8192
    printcap name = cups
    character set = ISO8859-1
    logon script = logon.bat
    domain logons = Yes
    os level = 64
    lm announce = True
    preferred master = True
    domain master = True
    dns proxy = No
    wins support = Yes
    remote announce = 192.168.0.255
    printing = cups
    guest account = nobody
    map to guest = Never

    Alguém tem alguma idéia do que pode estar acontecendo ???

    Desde já agradeço !!!!!!!

    Até + !

  2. #2
    guardian_metal
    Visitante

    Padrão [Samba] Não autentica novos usuários && charset

    Em máquinas 2x e xp eles logam? Tive aqui o mesmo problema mas somente para usuários que logavam no 98. No XP e 2K eles logavam sem problemas. Eu atualizei o samba e recriei a senha para esses usuários e funcionou. A linha de guest account ou guest user no smb.conf eu as tirei.

  3. #3
    violinista
    Visitante

    Padrão [Samba] Não autentica novos usuários && charset

    Aki só tem 98 ... usei xp aki na rede esses dias (notebook) mas usei o meu login mesmo, aí não tinha pau, era um serviço provisório ...

    Vou ver se atualizo o samba ... acho q foi a única coisa q ainda não fiz ... :cry:

  4. #4
    gmlinux
    Visitante

    Padrão [Samba] Não autentica novos usuários && charset

    talvez o arquivo de usuários do samba que o webmin usou foi outro... se é que ele usou um arquivo...

  5. #5
    violinista
    Visitante

    Padrão [Samba] Não autentica novos usuários && charset

    Falaê, galera !!!

    Aê, guardian ... tentei atualizar o samba para a versão mais atual, mas deu uns erros preferi não arriscar, pq o meu samba aki tá em "ambiente de produção", num pode parar ...

    Aê, gmlinux ... o webmin usou o /etc/samba/smbpasswd mesmo ... eu vi depois de criar o usuário com ele ...

    Mas é o seguinte ... consegui resolver (?) o problema ... é soh fazer td pelo webmin ... adicionar o usuário no sistema e depois no samba ... percebi q se eu adicionar o usuário no sistema pelo console e adicionar esse usuário no samba pelo webmin, continua dando erro ... mas se eu adicionar o usuário no sistema pelo webmin e no samba pelo console, não dá erro !!!!!!!

    Agora, o ruim é ficar dependendo do webmin ...

    Bom, fica registrada aí a minha experiência ... se alguém tiver algum problema parecido, já vai economizar uns bons dias de pesquisa q eu gastei !!! :twisted:

    Mesmo assim, se alguém tiver idéia do que posso fazer pra resolver isso, ficarei mto grato ...

    Até + !!!

  6. #6
    gmlinux
    Visitante

    Padrão [Samba] Não autentica novos usuários && charset

    então, para funcionar o webmin tem que adicionar no sistema? então compara onde ele esta criando o user (provavelmente no /etc/passwd, mais pode ser em outro lugar) com onde o comando useradd esta criando....