+ Responder ao Tópico



  1. #1
    cantisan
    Visitante

    Padrão simples roteamento

    Pessoal meu default gw é a eth0, tenho eth0, eth1 e eth2, agora tenho o ppp0, como faco para o default gw da eth1 seja o ppp0 ? Alguem poderia mandar command line ?

  2. #2

    Padrão simples roteamento

    eu ai blz....

    Cara o comando que vc quer é:

    route add default gw dev ppp0

    Mas o q vc quer fazer???

    [] Dotta :twisted:

  3. #3
    cantisan
    Visitante

    Padrão nope

    Mas isto vai fazer com que todo o meu trafego (não só da eth1) seja direcionado para a ppp0, o que quero é que o default gw da eth1 seja ppp0 o resto das minhas interfaces seja eth0.

  4. #4
    Lestat1
    Visitante

    Padrão simples roteamento

    Rapaz, para isso vc irá usar o iproute. Nele vc criará tabelas com suas respectivas redes e distribuirá para elas o gateway que desejar.

    Acesse esse link que irá como fazer. (É em inglês, mas é um dos melhores)

    http://www.linuxgrill.com/iproute2-toc.html

    Caso naum consiga posta aqui que lhe dou uma ajuda.

    Abraços

  5. #5
    cantisan
    Visitante

    Padrão Esta pagina nao pode ser encontrada ! :-)

    The requested URL could not be retrieved

  6. #6
    cantisan
    Visitante

    Padrão iproute...

    Olhando este exemplo: "http://www.altoriopreto.com.br/case1_tech2.php"
    fiquei com a seguinte duvida:

    Baseando que tenho 3 interfaces (eth0 - ip fixo embratel, eth1 rede interna, eth2 - dmz e agora ppp0 - velox, ligada na interface eth0) e que todo o trafego de saida web (port80) quem faz é o squid que está instalado dentro do meu firewall... a seguinte regra faz sentido ? O PREROUTING é aplicado a pacotes que saiam do firewall (squid) ?
    Aliais, quem são os ips 192.168.157.1 e 192.168.158.1 ? São os routers ou os IPs da velox ?
    Pergunto isto, pois no meu caso meu default gw é o ip do router da embratel e agora com o velox tenho o ip do ppp0 e executando o netstat -rn tenho um outro ip/rede da velox, estou na duvida se devo direcionar o pacote com a marca 3 para o ip do ppp0 ou esta rede que apareceu quando iniciei o mesmo.

    Regra:
    iptables -A PREROUTING -t mangle -p tcp --dport 80 \
    -j MARK --set-mark 3
    ip rule add fwmark 3 lookup 30 prio 30
    ip route add default table 30 \
    nexthop dev eth2 via 192.168.157.1 weight 3 \
    nexthop dev eth3 via 192.168.158.1 weight 1 \
    proto static