+ Responder ao Tópico



  1. #1
    clistenis
    Visitante

    Padrão Problema com Roteamento e VPN

    Bom dia lista...

    Fiz uma VPN com o pptp para poder interligar a rede local de duas empresas até ai tudo bem a VPN está conectando ao servidor e está estabelecendo o Tunel, porém eu só consigo pingar a outra ponta através do IP do tunel que a VPN criou, então joguei uma rota (route add -net 10.0.44.0/24 ppp1) direcionando toda a rota da classe de IP 10.0.44.0 para a interface ppp1 que é a VPN (ppp0 é a conexão com a ADSL).

    Tudo bem o servidor linux (cliente) conseguiu pingar todas as máquinas da rede onde está ligado o servidor, porém na rede onde está o cliente as maquinas deixaram de comunicar com o servidor.

    Pensei que colocando duas placas de rede no servidor cliente eu conseguiria mais infelizmente não dei conta...

    Tem como vc´s me ajudarem com isso ai, quero apenas fazer com que as duas redes se comuniquem (e pinguem), para fazer um compartilhamento de impressora.

    Segue exemplo abaixo:

    http://www.clis.com.br/vpn.jpg

    Obrigado.

  2. #2
    karfax
    Visitante

    Padrão Problema com Roteamento e VPN

    Ta russo, como dizia antigamente. Use um intervalo de rede diferente para cada rede remota. tipo:

    10.0.44.1-254 e 10.0.45.1-254
    route add -net 10.0.44.0/255.255.255.0 gw ppp1

    Na outra ponta:
    route add -net 10.0.45.0/255.255.255.0 gw ppp1
    E use um intervalo de rede diferente das redes internas - nas duas pontas - para as duas interfaces ppp, mas dentro da mesma range (intervalo), tipo:

    ppplocal=10.0.50.1
    pppremoto=1.0.50.2

    Se vc não fizer isso, qual a decisão certa na tabela de roteamento para um pacote que quer ir para a rede 10.0.44.x ? Usar a interface de cá, ou a de lá?

    Sds,