+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Masquerade e Redirect ....

    Galera do Underlinux, boa noite a todos ....
    Estava lendo um texto de um colega aqui no Underlinux, e como ele mencionou um comando Iptables, fiquei curioso e agora gostaria que os linuxers aqui do grupo me ajudasse nessa dúvida.
    É o seguinte : qual a diferença entre esses dois comandos Iptables ???

    iptables -t nat -A POSTROUTING -o etho -j MASQUERADE

    e outro é :

    iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128

    Estou perguntando isso porque o nosso firewall foi instalado na empresa por terceiros. Assim que comecei a estudar Linux e a frequentar fóruns, principalmente o Underlinux, passei a usar o Iptables com a opção MASQUERADE. Mas quando eu aproveitava o script do firewall que roda no nosso servidor para instalar em outro servidor, o usuário não conseguia acessar a net. Aí vendo o script do nosso firewall, está escrito o comando Iptables com a opção REDIRECT. Quando alterei e passei a usar a opção MASQUERADE, ele passou a funcionar perfeitamente bem.

    Me expliquem por favor qual a diferença entre os dois. Quando eu devo usar um ou o outro ? Eu já peguei muito tutorial falando sobre Iptables. Mas confesso que por ignorância mesmo, ainda não consegui entender a diferença entre esses 2 comandos.
    Desde já agradeço a todos ...... :wink:

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Masquerade e Redirect ....

    eu axo o seguinte a regra
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o etho -j MASQUERADE
    simplesmente vc a troca de pacotes da rede um simples gateway

    a regra
    iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128
    vc faz um proxy tranparente

  3. #3

    Padrão Masquerade e Redirect ....

    Perdão Benatto, mas gostaria de saber em mais detalhes, como cada um funciona. Sei que é chato ficar incomodando, mas se possível queria entender melhor esses 2 comandos .....
    Um abraço ........

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Masquerade e Redirect ....

    axo eu que naum tem diferença pois os mesmos são regras
    o proxy tranparente vc vai ter que editar a opcao do navegador colocar o ip e a porta

    e a outra vc coloca ela como gateway

    vc pode esta escolher o squid pois o mesmo tem varias funções

  5. #5
    Visitante

    Padrão Masquerade e Redirect ....

    leia iptables.under-linux.org que com certeza vc irá entender, e ainda aprender quase tudo sobre iptables.
    um abraço.