+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Odair Beraldo Nunes
    Visitante

    Padrão Compartilhar Zip Drive ou drive de Disquete no Samba

    Olá Pessoal, estou pensando... é possível usar o supermount para que um servidor de arquivos rodando Samba compartilhe um zip drive ou drive de disquete, montando o dispositivo automaticamente quando for acessado e desmontá-lo quando uma mídia nova for inserida e o dispositivo for acessado novamente, sem necessitar de alguma intervenção??? Tenho que colocar alguma opção no Samba para isso?? Alguém já fez isso e pode me relatar se foi simples ou quebrou a cabeça fazendo???

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Compartilhar Zip Drive ou drive de Disquete no Samba

    Odair,

    se eu nao entendi errado, acho q isso pode te ajudar...adapte de acordo com suas necessidades...

    Este recurso oferece uma infinidade de soluções que podem resolver desde problemas de praticidade até segurança usando as opções preexec e postexec. Por exemplo, imagine que esteja compartilhando 4 unidades de CD-Rom de um servidor na rede, e deseje que estes CDs estejam sempre disponíveis mesmo que algum operador engraçadinho tenha ejetado as gavetas de propósito, podemos fazer a seguinte configuração:

    [cdrom]
    path = /cdrom
    comment = Unidade de CD-ROM 1
    read only = yes
    preexec = /bin/mount /cdrom
    preexec close = yes
    postexec = /bin/umount /cdrom

    Na configuração acima, o CD-ROM será compartilhado como cdrom ([cdrom]), somente leitura (red only = yes), quando o usuário acessar o compartilhamento ele "fechará" a gaveta do CD (preexec = /bin/mount /cdrom) e desmontará o drive de CD assim que o compartilhamento for fechado (postexec = /bin/umount /cdrom). Adicionalmente, caso o comando mount da opção preexec tenha retornado um valor diferente de 0, a conexão do compartilhamento é fechada (preexec close = yes).

    A UID do processo do preexec e postexec será o mesmo do usuário que está acessando o compartilhamento, por este motivo ele deverá ter permissões para montar/desmontar o CD-ROM no sistema. Caso precise executar comandos como usuário root, utilize a variante root preexec e root postexec. Apenas tenha consciência que os programas sendo executados são seguros o bastante para não comprometer o seu sistema.

    desculpe pelo tamanho jornal enviado,,,

    felicidades...