+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Dominio Virtual

    Criei um domínio virtual no Apache, mas estou tendo um problema:

    Meu site tem um menu lateral. Eu o chamo com a função "include" do php. Fiz desta forma para não ter que ficar atualizando o menu página por página, assim desta forma eu apenas modifico um arquivo só e todos mudarão.

    Daí vem o problema...

    quando eu uso <?php include("/partes_site/menu_lateral/menu.php"); ?> uma mensagem aparece disendo que o arquivo não existe, mas ele está lá.

    quando uso <?php include("partes_site/menu_lateral/menu.php"); ?> da certo. Observe que eu tirei a barra que antecede "partes_site".

    Então quer dizer que não vai adiantar nada. Se eu tivesse de charmar um arquivo (menu.php) dentro do diretório dir2 e eu estivesse dentro do dir3 e estivesse neste esquema /dir1/dir2/dir3
    vou ter que escrever o seguinte:
    <?php include("../menu.php"); ?> ao invés de <?php include("/dir1/dir2/dir3/menu.php"); ?> que seria muito mais fácil, porque não ficaria preocupado de onde estivesse.

    O que faço para resolver isto no Apache.

  2. #2
    Aquini
    Visitante

    Padrão Dominio Virtual

    seu problema não tem nada a ver com o domínio virtual...
    Tem a ver com o PATH (caminho) qu vc está utilizando.... preste bem atenção, no primeiro caso vc passou um caminho absoluto (/blablabla/....) que representa um diretório que deve existir no sistema...
    no segundo caso, quado vc tirou a barra do começo do PATH, vc passou um caminho relativo ( relativo ao diretório em que se encontra o script que está sendo executado)

    trocando em miúdos: não tem nada de errado utilizar o caminho relativo, mas se quiseres utilizar o caminho absoluto, utilize o caminho completo... (/var/www/....)

    T+