+ Responder ao Tópico



  1. #1
    duende
    Visitante

    Padrão Gerenciador de pacotes do Debian

    Hello, comunidade linux,,,,,,,,comecei a estudar linux na faculdade e estou ficando facinado e viciado nessa nova aventura virtual ,,,,,,desvendar os seus mistérios........Estou estou fazendo um trabalho com o Debian e verifiquei que ele não tem o RPM ,Qualseria o seu gerenciador de pacotes????????

  2. #2
    LeonardoDG
    Visitante

    Padrão Gerenciador de pacotes do Debian

    o debian tem seus proprios pacote não é aquela coisa do RPM são os .deb
    de uma lida na net sobre o apt-get e sobre o dpkg e o tasksel pra quem ta começando!!

  3. #3
    Arkanoid
    Visitante

    Padrão Gerenciador de pacotes do Debian

    O Debian usa pacotes .deb, e o gerenciamento é feito principalmente pelo comando apt-get ou pelo aptitude.

    Aproveite para consultar o Guia de Referência Debian em português, na seção sobre gerenciamento de pacotes: http://www.debian.org/doc/manuals/re...l#s-pkg-basics

  4. #4

    Padrão Gerenciador de pacotes do Debian

    vc usa o dpkg -i para instalar os .deb, mais quase todos fontes vc conssegue pelo apt-get dependendo da sua source.list
    e existe o alien um programa que converte rpm para deb
    qq coisa eh soh perguntar

  5. #5
    Arkanoid
    Visitante

    Padrão Gerenciador de pacotes do Debian

    O básico do básico é:
    - configurar as fontes de pacotes no arquivo /etc/apt/sources.list (veja o que já tem nele), pode usar o apt-setup para adicionar fontes neste arquivo;
    - dar um "apt-get update" pra atualizar a lista de pacotes a partir das fontes acima;
    - dar um "apt-get install nomedopacote" pra instalar um pacote específico, ou usar o aptitude para navegar a lista de pacotes.