Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Porcaria de XP

    Citação Postado originalmente por garupeiro
    Use o melhor - Linux para servidores, Macintosh para gráficos, Palm para mobilidade, Windows para jogar paciência

    huahdiuashduiashduiah..... essa foi boa

  2. #22
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Porcaria de XP

    Galera, depois de mais de um ano com meu windows 2003 como desktop, o infeliz apresentou problema com o som, inexplicavelmente, um boot com o knoppix e o som funcionou perfeitamente.
    Resolvi testar o linux como desktop novamente (eu trabalho com Linux desde 1999, como desktop eu nunca agradei muito), peguei o SuSE 9.1 Desktop (o iso disponibilizado pela Novell ). Aqui vai minhas considerações e algumas dicas:

    Detecção completa de meu hardware, incluindo o cable modem da porta usb, no entanto a placa de vídeo (i810) não foi de primeira, tive que dar uma força com o xf86cfg e no /etc/X11/XF86Config para ficar como queria.

    Problemas com acentuação no console e no modo gráfico, o velho esquema do us-acentos não estava rolando legal e o ç no gráfico também não, após uma pesquisa, constatei que o compose para o ç que usamos no Brasil não é o usado na europa, lá equivale a ć, tinha duas (ou mais) alternativas, alterar o mapa de composição do XFree ou usar conforme o padrão europeu, optei pela segunda , na console, resolvi usar o UTF-8 para as fontes e optei pelo teclado us, configurei a tecla Alt da direita para as composições (o UTF-8 não ficou redondo com as compisições do us-acentos), com us-acentos recomendo usar iso01-16 (ou lat1-16) como fonte, ai fica legal.

    As aplicações do KDE geram o som normalmente, mais o Firefox e o Realplayer precisaram do aoss.

    No mais, agradou bastante, no entanto, ainda não considero uma opção para usuários leigos ou cujo objetivo em usar o computador não seja a informática em si.
    Mais para uso em desktop corporativo, já atende sem ficar devendo práticamente em nada a plataforma corporativa da M$, e como o nosso amigo já atende em servidores (na maioria dos serviços), fica faltando apenas o port de certas aplicações, com o CAD da Autodesk.

    A propósito, meu desktop doméstico só vai rodar linux agora.

  3. #23

    Padrão Porcaria de XP

    gmlinux, essa parada de não rodar os acentos e o ç no console no menu gráfico deve ter sido alguma configuração que fez errada ou o cd que a novell deu não tinha tudo, pois uso um SuSE "9.1"(atualização via apt-get do 8.0) e tudo funciona normal, inclusive rodando kde3.3.1, gnome 2.8 e xorg, então tente instalar a versão Pro(que eu uso aqui) e ver se da o mesmo erro.

    Falows

  4. #24
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Porcaria de XP

    Citação Postado originalmente por ruyneto
    gmlinux, essa parada de não rodar os acentos e o ç no console no menu gráfico deve ter sido alguma configuração que fez errada ou o cd que a novell deu não tinha tudo, pois uso um SuSE "9.1"(atualização via apt-get do 8.0) e tudo funciona normal, inclusive rodando kde3.3.1, gnome 2.8 e xorg, então tente instalar a versão Pro(que eu uso aqui) e ver se da o mesmo erro.

    Falows
    Atualização não conta, ele provávelmente manteve as configurações de fontes e teclado antigas, e talvez o UTF-8 ainda não estivesse como opção padrão, é somente uma questão de se adaptar aos novos padrões, no entanto acredito que a conectiva talvez tenha se preparado melhor para o pt_BR
    Inclusive, sem nenhuma alteração, (apenas comportamental ), eu estou escrevendo o texto a partir do SuSE , observe os acentos, ,somente para o ç é que tive que me adaptar ao padrão de composição europeu. (Compose + , + c, no Brasil é: ' + c )

  5. #25
    Visitante

    Padrão Porcaria de XP

    Citação Postado originalmente por rivo
    mcyberx acho que ele tava falando do win xp...

    AntiWindows2004, cara por nada não mas acho o win(a partir do 2000) um bom sistema, fácil e estavel. O que não gosto é da m$, mas não é pq não gosto dela que vou começar a achar que tudo que ela faz é porcaria e tudo que ela diz é errado, nada ver uma coisa com a outra.
    Mas se vc quer começar com linux, pode começar com o kurumin, nem precisa instalar no hd pra usar, é só dar boot pelo cd e pronto. depois vc pode ir pro Mandrake 10.1(ta na 10 mas logo logo vai sair a 10.1 pra download) ou Conectiva 10(se for usar Conectiva, pega a versão 10 ok). Se quiser tb pode começar logo com mandrake ou conectiva, mas acho que o kurumin é bom pra quem ainda não conhece linux.

    valeu 8)