+ Responder ao Tópico



  1. #1
    andkaiser
    Visitante

    Padrão Problema Com Partições

    Olá Pessoal...
    Tenho aqui em meu computador um HD de 20GB.
    Nele tenho instalado Windows e o Conectiva Linux da seguinte forma.
    hda1 (6GB) com Windows 98.
    hda2 (8GB) Conectiva Linux
    hda3 (512MB) Swap

    O restante está como "Espaço Livre". Pois deixei para poder usar depois, mas o fato não é esse.
    Quando tento montar a partição Fat no Conectiva, como root eu consigo acessar, copiar, gravar e mexer no que eu quiser, mas os usuários não tem permissão. É assim mesmo, ou to fazendo algo errado?
    Por exemplo, criei um diretório /fatc para montar a unidade dentro dele, e dei permissões 777 para ele. Então ele ficou da seguinte forma: drwxrwxrwx, mas quando monto (mount -t vfat /dev/hda1 /fatc) ele muda para as seguintes permissões: drwxr--r--.
    Configurei também no /etc/fstab mas só o root tem permissão, os usuários aparecem como "Acesso Negado".
    Alguém pode me dar uma ajuda?
    Obrigado

  2. #2
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Problema Com Partições

    olha as opcões de uid, gid, fmask e dmask do fat no manual do mount:
    http://www.die.net/doc/linux/man/man8/mount.8.html

  3. #3

    Padrão Problema Com Partições

    Esperimenta aplicar as permissões depois de montar a partição...

  4. #4
    andkaiser
    Visitante

    Padrão Problema Com Partições

    Citação Postado originalmente por 5hu7d0wn
    Esperimenta aplicar as permissões depois de montar a partição...
    Já tentei. Ele continua da mesma forma. Por algum motivo ele não altera. Ja tentei usar o chmod com números, letras e nada. Quando monto, ele fica assim drwxr--r--, mas quando desmonto ele volta a forma que eu tinha deixado antes, ou seja: drwxrwxrwx.
    :?

  5. #5

    Padrão Problema Com Partições

    experimenta montar sem especificar o tipo do sistema de arquivos, ou seja:
    "mount /dev/hda1 /fatc"
    sei lá, mas já ví algo parecido em algum lugar...

  6. #6
    Soilwork-
    Visitante

    Padrão Problema Com Partições

    no options do fstab, adiciona a flag, users....

    isso permite que seja montado e acessado por qq usuario..

  7. #7
    Arkanoid
    Visitante

    Padrão Problema Com Partições

    Nas opções do fstab, além de users, acrescente o seguinte:
    Código :
    gid=1000,umask=007
    Que eu me lembre, a opção users apenas deixa os usuários não-root montarem a partição com mount. Para especificar qual a permissão dos arquivos, vc precisa usar estas opções acima (ou uid=). Isso porque como o tipo de partição não tem permissões estilo Unix, o Linux precisa saber qual permissão os arquivos dentro daquela partição irão ter.

    gid=1000 especifica qual grupo de usuários será aplicado para todos os arquivos; coloque o número de um grupo que vc pertença (1000 geralmente é o grupo users). umask=007 especifica que os arquivos dentro da FAT aparecerão no Linux com permissão 770 (a menos que estejam marcados como read-only).

  8. #8
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Problema Com Partições

    exacto!!!!!!!

    vai ter que alterar no fstab..............

    mas coloque tb a opção noauto.........
    pq se vc aplicar as dicas dadas.......... esquecendo de colocar essa opção
    a partição vai ser montada a cada boot..........

    com o users...vc monta a partição com outros usuários....mas vai te servir
    pois o q estiver dentro vai ter permissão para ele

    e com a outra opção....... vc vai setar as permissões para outros usuários e grupos.......

    veja o que seria melhor para vc e boa festa.........

  9. #9
    andkaiser
    Visitante

    Padrão Problema Com Partições

    Citação Postado originalmente por Super_Diaulas
    exacto!!!!!!!

    vai ter que alterar no fstab..............

    mas coloque tb a opção noauto.........
    pq se vc aplicar as dicas dadas.......... esquecendo de colocar essa opção
    a partição vai ser montada a cada boot..........
    Eu coloquei como auto, pois é de meu interesse que ela seja montada em todas as vezes que o sistema for inicializado. No entanto, mesmo aplicando as permissões, adicionei também o Users para que os outros usuários tb possam montar. E mesmo assim deu acesso negado.

    Citação Postado originalmente por Super_Diaulas
    com o users...vc monta a partição com outros usuários....mas vai te servir
    pois o q estiver dentro vai ter permissão para ele

    e com a outra opção....... vc vai setar as permissões para outros usuários e grupos.......

    veja o que seria melhor para vc e boa festa.........
    Já tentei isso também, mas como eu expliquei, ele muda as permissões a cada vez que é montada. Ou seja, se eu colocar na inicialização direto ele já me tras com as permissões drwxr--r--, mas mesmo setado como leitura os outros usuários não tem permissão. Vou tentar colocar o comando unmask como o outro usuário sugeriu, se funcionar ou não eu coloco os resultados aqui. Mais uma vez obrigado!

  10. #10
    Visitante

    Padrão Problema Com Partições

    Cara o meu esta assim:
    /dev/hda3 /mnt/D vfat auto,gid=users,umask=002 0 0

    Faça as alterações nas partições e no ponto de montagem. Deve funcionar...

  11. #11
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Problema Com Partições

    bom.....a minha idéia era botar as duas opções já citadas.......
    depois posta aí os resultados!

  12. #12
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Problema Com Partições

    Citação Postado originalmente por gmlinux
    olha as opcões de uid, gid, fmask e dmask do fat no manual do mount:
    http://www.die.net/doc/linux/man/man8/mount.8.html
    Galera, o Linux possui uma camada chamada VFS que permite as aplicações lidarem com os sietamas de arquivos, sejam quais forem, de uma (quase) mesma maneira.
    No caso da fat, ela não possui diversos elementos de um sistema de arquivo *nix, como dono, grupo, e permissões, desta forma, o VFS assume valores default.
    As opções indicadas em meu post anterior, permitem alterar estes valores padrões, assim, do man:

    uid=value and gid=value
    Set the owner and group of all files. (Default: the uid and gid of the current process.)
    umask=value
    Set the umask (the bitmask of the permissions that are not present). The default is the umask of the current process. The value is given in octal.
    dmask=value
    Set the umask applied to directories only. The default is the umask of the current process. The value is given in octal. Present since 2.5.43.
    fmask=value
    Set the umask applied to regular files only. The default is the umask of the current process. The value is given in octal. Present since 2.5.43.

    estas opções podem ser passadas na linha de comando (mount -o ) ou no campo do fstab reservado a isto.
    Observe que em uma fat não é possível ter arquivos com donos diferentes, etc., por isto é quase da mesma maneira

  13. #13
    andkaiser
    Visitante

    Padrão Problema Com Partições

    Citação Postado originalmente por Super_Diaulas
    bom.....a minha idéia era botar as duas opções já citadas.......
    depois posta aí os resultados!
    Seguindo as dicas do pessoal por aqui, usei os comandos: gid e umask. Coloquei no fstab e configurei da seguinte forma:

    /dev/hda1 /fatc vfat auto,gid=users,umask=002 0 0

    Depois disso reiniciei e a partição veio montada com as seguintes permissões: drwxrwxr-x
    Como para "outros" eu não preciso que tenha permissão de escrita, da forma que foi montada está muito bom. Testei com todos usuários cadastrados em minha máquina e todos conseguiram acessar os dados sem problemas.
    Valeu pela ajuda.