+ Responder ao Tópico



  1. #1
    hoste
    Visitante

    Padrão floppy travando

    instalei o red hat 9.0 versão 2.4.20-8 na minha máquina e quando digito o comando mount /mnt/floppy ou mount /dev/fd0 para montar o floppy me retorna a mensagem de que o " /dev/fdo é um bloco de dispositivo não válido." e o linux trava.
    alguem pode me ajudar, obrigado.

  2. #2
    pastorArnaldo
    Visitante

    Padrão floppy travando

    me parec que o comando mount /dev/fd0 não faz mesmo sentido , os dispositivos montáveis no linux geralmente ficam em /mnt que neste caso deve ser o /mt/floppy

    repare que no arquivo /etc/fstab estão as especificações de como o dispositivo /dev/fd0 deve ser montado no ponto de montagem /mnt/floppy assim o comando certo seria


    mount /mnt/floppy

  3. #3
    gmlinux
    Visitante

    Padrão floppy travando

    O diretório /mnt, segundo o FHS, é o diretório preferencial para se montar sistemas de arquivos que não sejam da estrutura de diretório do Linux (por exemplo, quando o cara instala o /var em um sistema de arquivo separado do /, este sistema de arquivo pertence a estrutura do linux e deve ser montado no..... /var, óbvio!).
    Quando se possui uma entrada no /etc/fstab como, por exemplo:
    /dev/fd0 /mnt/floppy auto defaults,noauto 0 0
    pode-se executar o comando mount omitindo-se um dos parâmetros, assim seria válido:
    mount /dev/fd0
    mount /mnt/floppy

    lembrando-se que o diretório /mnt/floppy deve existir.
    Sem uma entrada no fstab, o comando deve apresentar o device e ponto de montagem (algumas vezes, até o tipo do sistema de arquivos)
    mount /dev/fd0 /mnt/floppy
    Os arquivos de dispositivos devem, segundo o FHS, ficar no /dev.

    Quanto ao problema, verifica se o seu RedHat não possui algum daemon de automount atuando sobre o device, para isto execute:
    color=blue]mount[/color]
    ou no /etc/fstab.
    Se existir algo como automount ou supermount significa que existe um daemon monitoranto o device, assim, quando um disquete é inserido, ele é automáticamente montado no diretório indicado como parâmetro destes.

    O travamento pode estar ocorrendo em virtude da presença destes daemons, se no entanto não for o caso, pode ser algum problema de hardware, inclusive conflitos de DMA, IRQ ou I/O.