+ Responder ao Tópico



  1. #1
    casper_linux
    Visitante

    Padrão smtp no qmail lento

    Olá pessoal,

    Estou com um problema que não estou conseguindo mais resolver.

    Alguns clientes tem reclamado que não estão conseguindo enviar e-mails grandes através do outlook. Por exemplo um cliente quer enviar um e-mail com anexo que tem 8 Mb. Ele relata que o outlook sempre dá tempo exgotado para operação.
    Já até aumentei a timeoutconnect do qmail mas mesmo assim não resolveu.
    E já monitorei os logs de e-mail "/var/log/maillog". "/var/log/qmail/smtp/current" e não vi nehuma mensagem de erro no servidor.
    Onde mais posso ver esse tipo de problema?????


    Atenciosamente

    Fabrício

  2. #2

    Padrão qmail lento

    Verifica:

    1 - tem alguma regra de firewall rodando? regras mal projetadas podem fazer isso acontecer, já aconteceu comigo. Desabilite as regras caso haja e faça um teste.

    2 - verifique se a quantidade de memoria limitada pelo softlimit em /var/qmail/supervise/qmail-smtpd/run, aumente para 30 megas e veja se resolve.

    3 - usa um monitor de pacotes como o iptraf para verificar o que acontece com as conexoes

    4 - se voce usar qmail-scanner, tenta desabilita-lo e usar o qmail-queue normalmente e veja se resolve.

    5 - se voce está usando um patch para adicionar funcionalidades ao qmail, verifica se nao pode ser ele o causador de problemas.

    6 - placas de rede defeituosas também podem fazer isso.

    Se o erro continuar depois de avaliar os itens acima, vai monitorando os logs do sistema e do qmail e fazendo testes para ver se nao acha nenhuma anomalia.