Pessoal,

Estou vendo algo para montar um servidor com RAID5 via software pelo LINUX.. como isso ja é normal em meu cotidiano de instalacao de servidores.. entao pensei no seguinte..

sera que um LVM em cima de um RAID5 nao seria mais interessante do que apenas um RAID5.. ?!?

mais ae vem a duvida nos testes que eu fiz..

para que me server um LVM se para aumentar o tamanho da VG.. eu teria que adicionar mais discos no meu RAID5.. porem.. para adicionar mais discos no meu RAID5 eu tenho que destruir o ARRAY e montar novamente com o disco novo adicionado...

entao eu pergunto..

destruindo o array do raid5 e reconstruindo o mesmo eu vou ter a mesma funcionalidade do LVM.. em termos de AUMENTO de espaço em disco..

onde o LVM me ajuda nessa historia? pois se eu tenho que destruir o RAID5 para aumentar o tamanho do array.. do que me adinata eu ter LVM em cima desse RAID ?

pois nao irei poder aumentar o tamanho da VG se eu nao tiver mais espaço do array do raid5..


ok ok.. eu sei que se eu nao usar todo o espaço disponivel do array para a VG.. depois eu posso extender o mesmo somente pelo LVM.. mais nao vejo muita vantagem nisso.. sendo que o mais interessante no meu ponto de vista é poder aumentar o tamanho do da VG sem ter que destruir o array do RAID5.. entao..

so queria tirar essa duvida mesmo.. nesse caso.. ou melhor.. partindo desse ponto de vista.. é muito mais facil eu criar o volume montado direto no array do RAID5 .. sem depender do LVM certo ?