+ Responder ao Tópico



  1. #1
    cloud
    Visitante

    Padrão Linux adaptação !!!

    ai galera eu ralo estudando linux aqui .... mas as vezes eu sinto que não chego a lugar algum, pois sempre escuto ou leio alguns termos que nunca vi na vida .......... qria sabe quanto tempo cada um de vcs levaru pra se adapata quase 100% em linux ....pois eu sei q 100% é foda pois sempre tem uma coisa nova =)

  2. #2
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Linux adaptação !!!

    Eu, com 5 meses usando Linux e após um curso, comecei a dar aula (na escola onde fiz o curso), a questão é que muito dos termos que você esta vendo não são necessariamente do Linux, mais são conceitos da informática que ficam abstraidos quando se usa o windows, devido a sua facilidade.

    Quando resolvi "brincar" com o Linux, já tinha quase bons 10 anos de experiência com informática, já havia brincado com outros Sistenas operacionais.

    Detalhe, quando comecei, eu analisei todos os scritps de inicialização, estudei cada comando usado neles (man), lia tudo que passava na minha frente (até a dedicatória), ficava pelo menos 8 horas por dia na frente do computador, meu sogro chegou a achar que eu era vagabundo :lol:

    Mais eu considero que minha curva de aprendizado apresentou uma estabilização depois de uns 2 anos, hoje eu só tenho que ler 1 hora por dia. (já estou com uns 5 anos de estrada linux)

  3. #3

    Padrão Linux adaptação !!!

    bom, eu to a 2 anos com linux, e acho q ja to chegando a quase 1%

  4. #4
    agent_smith
    Visitante

    Padrão Linux adaptação !!!

    Hummmm...

    Nunca é o bastante.

    Não existe saber mais, existem saberes diferentes(
    Gilberto Freire).

    Assim, passe 100 anos estudando, e, talvez chegue a 5%...

    Estou já há alguns anos nessa, mas, C e firewall ainda me dão dor de cabeça... Então...

    Não desanime... Sempre haverá uma coisa nova pra desaprender... :lol:

  5. #5
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Linux adaptação !!!

    Ai galera, se vocês procurarem se especializar em algo, chega um momento que é só se atualizar, o problema é que as pessoas confundem saber linux com saber rede+sistema operacional+perl+php+lids+....
    é lógico que neste caso nunca se alcança o conhecimento pleno
    Cuidado para não estarem jogando o jogo das empresas, que pregam este vasto conhecimento como uma forma de reduzir custos de pessoal....

  6. #6

    Padrão Linux adaptação !!!

    Concordo com vc GMLINUX , para me adaptar ao sistema operacional levei 3 meses e para aprender tudo que sei 3 anos ... sem falar nos desviso como Mysql php, C, C++, perl, e outros que vc acaba aprendendo para contibuar trabalhando .

  7. #7
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Linux adaptação !!!

    Exatamente smvda, captou a mensagem, eu estou numa destas, já contrui as bases da "casa", o Sistema operacional + Rede, as paredes (serviços de infra estrutura, como DNS, SMTP, etc) estão a maioria de pé e algumas até com acabamento, agora esta faltando subir os resto das paredes, terminar o acabamento em outras tantas e colocar um telhado
    Lógico que é impossível que eu saiba 100% do SO e de redes, que não tenha nenhuma necessidade de demão em algumas paredes, mais se eu quisesse chegar a perfeição nunca chegaria, e minha casa não iria chegar no telhado.
    Saber se a contrução esta ficando boa só depois de pronta quando ouver as intempéries, ai vamos ver se a casa não vai ceder em algum lugar.
    Estou tentanto construir uma casa para suportar terremotos em escala 8, espero não ter um azar de ocorrer um acima disto
    Mais uma dica/hitória:
    Certa vez um notebook chegou ao laboratório onde eu trabalhava com 3 defeitos, resolvi eles em meia hora, no máximo 1 hora, voltei 2 defeitos para ele e desafiei a todos os outros técnicos a concertarem o notebook, depois de 1 semana, mostrei ao meu amigo (a quem eu treinava), como se corrigia os problemas (sem reinstalar o win 3.11 hehehe) e fui ao meu chefe pedir aumento... a resposta:
    "Não vale a pena para mim te pagar mais por ser capaz de resolver 5% dos problemas que ninguem mais resolve"
    Pensem nisto, não adianta se matar de estudar e tentar resolver os problemas que ninguem mais resolve se você não estiver sendo valorizado por isto, e normalmente, para se resolver estes 5% de problemas, ,estuda-se 50% a mais que os outros...

  8. #8
    karfax
    Visitante

    Padrão Linux adaptação !!!

    Pode ser simplismo da minha parte, mas divido o linux em duas grandes vertentes: redes e programação. São as duas coisas que ainda vale a pena de se empenhar até a morte pra tentar ser o melhor. Fora isso, tem uma linha muito legal de trabalho mas que não mexe diretamente com o SO, são as profissões correlatas, ou que usam aquilo que já foi desenvolvido e à partir daí fornecer produtos ou serviços - webdevelopement, programação com ferramentas propritárias, DBA, etc. A coisa mais legal dentro do desenvolvimento do Linux que eu posso me lembrar é o trabalho do Linus, do Alexei Kuznetsov e do Alan Cox: programação+rede.

    Fiz parte como usuário durante anos da lista do Postfix, mantida pelo Wietse. Vou a turismo com frequencia ao kernel trap, e são coisas que gravitam numa esfera muito louca: voce está perto dos melhores caras no que eles fazem, pode pedir ajuda diretamente a eles e o nivel de "troca" é muito alto. Mesmo nas listas de DNS, já troquei figurinhas com gente como o Cricket Liu.
    É ótimo para manter a humildade sempre bem afinadinha, e não deixar o ego extrapolar...

    Sds,

  9. #9
    Aquini
    Visitante

    Padrão Linux adaptação !!!

    Concordo com o companheiro karfax no tocante a humildade.
    E parafraseando Lao Tse:
    "Quem não sabe, fala. Quem não fala, sabe."

    Na minha interpretação:
    Quem fica se papagaiando, fala muito, faz pouco e sabe muito menos...

    E por favor não me interpretem mal... Não estou querendo dizer que expor nossas experiências é pura papagaiada. Simplesmente eu acredito que sempre estaremos aprendendo alguma coisa nova com alguém na mesma proporção em que repassamos os nossos ensinamentos. Mas sempre respeitando a opinão e o conhecimento de todos os envolvidos no processo.

    []s a todos

    T+

  10. #10
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Linux adaptação !!!

    Existe na sociedade uma dificuldade em lidar com o conhecimento, quando alguem diz saber algo, não necessariamente esta sendo arrogante, e quando alguem se omite em dizer que sabe, não necessariamente esta sendo humilde.

    As pessoas, quando ouvem alguem dizer que sabe, acham que ela esta dizendo que é a melhor, sendo que a pessoa nem sequer colocou isto na frase.

    Quando pergunto algo para o meu guru de linux (fams) e ele responde que sabe, eu não o acho arrogante, porque quando ele não sabe, não enrola, senta do lado e te ajuda a pesquisar.

    Isto é humildade!