+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão XServer só como root

    pois é, quando chamado o startx a resposta é de que só o root está autorizado a usar o xserver.

    Eu já não sou muito bom em "userland", pra desmontar tudo e jogar fora não custa nada (risos), portanto uma coisa facinha de resolver pra mim é um pânico.
    :twisted:

  2. #2
    karfax
    Visitante

    Padrão XServer só como root

    Isso está certo. Só o root pode startar o X Server e mudar o runlevel. Comece direto no runlevel 5, assim vc pode se logar no gdm, kdm, etc...

    Sds,

  3. #3

    Padrão XServer só como root

    eu usu ususarius comuns pa inicia o x diretu du console... vai normal.. u seu brema devi c permissaum... da uma olhada direitu ai!!!

    falou!!!

  4. #4
    gmlinux
    Visitante

    Padrão XServer só como root

    Execute, como root:
    [ -u $(which XFree86) ] || chmod u+s $(which XFree86)
    depois teste o X como usuário comum

  5. #5
    karfax
    Visitante

    Padrão XServer só como root

    Fosse eu não faria. SUID root no executável do XFree pode ter efeitos colaterais insuspeitos sobre crianças e gestantes.

    Sds,

  6. #6
    gmlinux
    Visitante

    Padrão XServer só como root

    Citação Postado originalmente por karfax
    Fosse eu não faria. SUID root no executável do XFree pode ter efeitos colaterais insuspeitos sobre crianças e gestantes.

    Sds,
    olha como esta o seu arquivo ou quando esta executado

    ls -l $(which XFree86)
    ps -ax -o cmd,uid,suid

    O XFree roda SUID ou diretamente pelo root (quando usa xdm e afins) (hehehe mais um motivo para não rodar em servidor e permitir usuários comuns de usarem o X no server... )

  7. #7
    gmlinux
    Visitante

    Padrão XServer só como root

    A propósito, não lembro se é o debian, ou slack ou alguns dos BSDs, eles te fazem esta pergunta se deseja instalar SUID para uso dos outros usuários, diretamente, se responder não, blz, só o root pode usa-lo.