+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Parametro Cache_dir no Squid

    Pessoal da lista, boa tarde a todos ....
    Galera, eu utilizo o Conectiva 8 no nosso servidor. Essa distribuição foi instalada por terceiros na empresa, bem como o proxy squid. O pessoal na empresa me solicitou limpar o cache do squid. Olhei o squid.conf e vi o parametro cache_dir que está assim :

    cache_dir ufs /var/cache/squid 3000 16 256

    Entrei nesse diretório e realmente tem 16 diretórios e cada diretório tem 256 subdiretórios. Eu posso apagar tudo isso ??? Ou seja, posse ir em /var/cache/squid e dar um rm -rf * ??? Eu estou vendo no site www.squid-cache.org/Doc/FAQ.html que diz que pode configurar o squid para não usar o cache, com as opções no_cache deny all ou então cache_dir null /tmp .

    Alguém aqui no fórum usa o squid sem o cache ou então já apagou os diretórios que ele cria ???
    Desde já agradeço a todos que puderem me ajudar nessa questão.

    :wink:

  2. #2
    Danilo_Montagna
    Visitante

    Padrão Parametro Cache_dir no Squid

    qual a vantagem de se usar um proxy.. se nao for para ter cache?

    qual o motivo de vc querer limpar o cache?

    nao vejo pq ficar fazendo isso, so ira dar mais trabalho ao squid recuperar isso ae novamente.. e seu link sera muito mais utilizado.. pois nao tem cache nenhum no squid.. ele vai ter que requisitar tdo de fora novamente..

    se estiver apagando por haver dados corruptos ou algo assim..


    stop o squid antes

    delete todos os dir do /var/spool/squid

    depois digite : squid -z

    apos criar novamente o cache... starte o squid normalmente..

    falow

  3. #3

    Padrão Parametro Cache_dir no Squid

    Danilo , obrigado por ter respondido. Mas o meu caso é o seguinte :
    O pessoal de um outro departamento está fazendo um teste com FTP, e estão alegando que por já estar no diretório cache, eles não fazem o FTP trazer o que precisa, pois já está no cache. Aí eu gostaria de saber como eu vejo a data mais recente do que está no cache. Aí eu poderia por exemplo limpar somente o que eles desejam. Afinal lá tem 16 diretórios e cada um com 256 subdiretórios.
    Pela sua explicação, se eu limpar o cache, ou colocar a opção no squid.conf sem cache, o acesso a internet vai ficar lento não é isso ???

    Obrigado Danilo.............

  4. #4
    Danilo_Montagna
    Visitante

    Padrão Parametro Cache_dir no Squid

    sim.. vai ficar muito mais lento sem cache...

    outra.. sera muito trabalhoso vc ficar procurando onde e em qual diretorio estao o cache disso que estao acessando no FTP...

    eu recomendaria nesse caso.. vc acessar esse FTP sem passar pelo squid.. ou configure o squid para nao fazer cache para o endereço desse FTP..

  5. #5

    Padrão Parametro Cache_dir no Squid

    Legal Danilo, obrigado pela informação.
    Agora mais uma pergunta bem de quem não conhece ainda o Squid.
    Como eu faço para que um determinado usuário não passe pelo servidor onde está o Squid ?
    No meu caso eu estou redirecionando tudo para a porta 3128, que está definido no meu firewall. Como eu faço para que um usuário acesse a internet, sem passar pelo Squid ?. Já vi falarem isso aqui muitas vezes, mas não sei como acessar a net, sem passar pelo Squid. Se eu tirar a configuração que está na estação windows do usuário dizendo que o gateway é o ip do servidor, como eu configuraria essa estação ???
    Desde já , agradeço a sua explicação .... Um grande abraço ... :wink:

  6. #6
    Visitante

    Padrão Parametro Cache_dir no Squid

    iptables -A PREROUTING -t nat -p tcp -s ! 192.168.0.1 -d 0/0 --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128

    nesse caso o ip 192.168.0.1 sera o user que nao passara por essa regra do proxy..

    falow

  7. #7

    Padrão Parametro Cache_dir no Squid

    Obrigado visitante, pela informação.
    Mas com essa regra que você escreveu, o que eu coloco na estação windows que está configurada para o servidor onde está o proxy ???
    Lá na estação windows está o DNS do servidor, o gateway do servidor.
    O que eu escrevo na estação windows que está passando pelo proxy ??
    Desculpe-me amigo, por incomodar a sua paciência e pela minha ignorância !!! Mas é desconhecimento mesmo ..........
    Não sou expert no Linux ..... Sou ainda um amador .........
    Obrigado mesmo .........Cada descoberta no Linux é um passo a mais no nosso conhecimento ...........
    :P

  8. #8

    Padrão Parametro Cache_dir no Squid

    Se na sua empresa não estiverem utilizando proxy transparente, basta
    você ir no IE e retirar a configuração de conexão via proxy em:
    ferramentas/opções de internet/conexões/configurações da LAN.
    Em Servidor proxy desmarque a caixa:
    Usar um servidor proxy...

    Reinicie o IE e pronto...