Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    agent_smith
    Visitante

    Padrão Pq o Linux é mais lento que windows?

    Complementando o que o colega Slice falou, o window$ sobe com um monte de serviços rodando em background. Esses serviços são o word, o excel, o bloco de notas, o outlook... E por aí vai... Por isso é tão rápido...

    Mas, o Linux tem uma vantagem. Sua alocação é dinâmica, apenas o que está sendo executado ocupa a memória. Assim, pesa menos no desempenho geral do sistema.

    No entanto, quanto a desempenho de aplicativos, podem ser tentados esquemas que melhorem a velocidade(não usar KDE e Gnome, que são pesados, mas sim IceWM, FMWW2, Windowmaker-Não gosto dele, mas...), juntamente com o mínimo de serviços necessários rodando, numa distro leve(slack, debian, Vector Linux)

    Bom, era isso...


    Abraços

    8)

  2. #22
    Arkanoid
    Visitante

    Padrão Re: Pq o Linux é mais lento que windows?

    Citação Postado originalmente por mcyberx
    Diaulas,

    também acho que o problema esteja na placa de vídeo, mas não acho driver para sis 630/730

    sempre configuro como sis generic (altera a velocidade?)
    Sim, o driver sis que vem com o xfree86 tem um desempenho muito ruim (não sei do X.org pq ainda não testei).

    Tente usar o driver sis que tem em: http://www.winischhofer.net/index.shtml que tem um desempenho muito melhor.

  3. #23

    Padrão Pq o Linux é mais lento que windows?

    Minha contribuição...

    Ao contrário do Linux que necessita de um servidor para prover o ambiente gráfico (XFree86, Xorg), o windows tem esse servidor no seu núcleo.
    Ao instalar o Slackware, por padrão o servidor X não é carregado, enquanto no windows ele sempre será carregado e para afirmar isso não é possível trabalhar com windows somente no modo texto, isto é, você não consegue configurá-lo para não carregar o ambiente gráfico, a não ser no Win 3.11, se não me engano, me corrijam se estiver errado.
    Esse é com certeza um motivo da diferença de performance gráfica, e se você estiver utilizando o Office ou qualquer outro software, e ele travar, o que acontecerá ?
    RESET / CTRL + ALT + DEL e por aí vai...
    e seus serviços que não podem parar por nenhum segundo ? Como ficam ?
    No Linux, como esse recurso gráfico é independente, qualquer problema é resolvido simplesmente matando o processo do X e reiniciando.

    Espero que isso possa clarear as idéias para você e se eu estiver falando muita besteira, por favor me corrijam, pois ouvi isso na minha aula de Sistemas Operacionais, e baseado em casos que ocorreram comigo eu acho que é isso mesmo.

    Falow !!!

  4. #24
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Pq o Linux é mais lento que windows?

    Cara eu já expliquei +- o que está sendo perguntado aqui uma duzia de vezes nesse fórum, da uma procurada que voce vai achar varios topicos sobre isso.

    E nao existe isso de lentidao aqui comigo nao, posso gravar aqui eu executando qualquer arquivo 10 vezes mais rapido que em qualquer Windows, eu abro arquivo de 3GB no "vi" aqui em 7 segundos, se o Windows abrir isso em 1 semana eu me aposento e vou pedir esmola na rua.

  5. #25

    Padrão Pq o Linux é mais lento que windows?

    Boa Psy

    Esquecem que o Linux é o Kernel e não o KDE ou o que quer que seja.

    Experimente abrir um aplicativo simples: o aumix no Konsole e o mesmo no KDE... quem abre mais depressa?

    Não confundir LINUX (que é o Kernel) com os aplicativos que rodam sobre o Kernel.

    e pah!!!!

  6. #26
    Nocturno_Culto
    Visitante

    Padrão Pq o Linux é mais lento que windows?

    Super-Diaulas

    Vc pode me passar o site aonde pegou esse driver da SIS740??? Tenho uma PCChips 810D q usa o mesmo modelo.
    E se nao for muito imcomodo voce pode me ensinar como instalar ele???

    Obrigado!

  7. #27
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Re: Pq o Linux é mais lento que windows?

    O driver que peguei foi esse que o smiley indicou!
    Ele serve para várias SIS da vida
    Caso alguém tenha outra placa de video SIS leia o manual que é muito bem documentado...e sinta-se a vontade de usar o driver

  8. #28
    felco
    Visitante

    Padrão Pq o Linux é mais lento que windows?

    Cara as vezes eu to compilando varios coisas (emerge -up --deep world) pq eu uso uh gentoo e ouvindo mp3 eh com thunderbird eh firefox aberto eh nao fica lento! to num athlon xp 2000 128mb di ram

  9. #29
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Pq o Linux é mais lento que windows?

    digite
    hdparm /dev/hda
    /dev/hda:
    multcount = 16 (on)
    IO_support = 0 (default 16-bit)
    unmaskirq = 0 (off)
    using_dma = 1 (on)
    keepsettings = 0 (off)
    readonly = 0 (off)
    readahead = 256 (on)
    geometry = 38792/16/63, sectors = 39102336, start = 0
    hdparm -i /dev/hda
    /dev/hda:

    Model=ST320413A, FwRev=3.32, SerialNo=7ED05YW4
    Config={ HardSect NotMFM HdSw>15uSec Fixed DTR>10Mbs RotSpdTol>.5% }
    RawCHS=16383/16/63, TrkSize=0, SectSize=0, ECCbytes=0
    BuffType=unknown, BuffSize=512kB, MaxMultSect=16, MultSect=16
    CurCHS=16383/16/63, CurSects=16514064, LBA=yes, LBAsects=39102336
    IORDY=on/off, tPIO={min:240,w/IORDY:120}, tDMA={min:120,rec:120}
    PIO modes: pio0 pio1 pio2 pio3 pio4
    DMA modes: mdma0 mdma1 mdma2
    UDMA modes: udma0 udma1 udma2 udma3 udma4 *udma5
    AdvancedPM=no WriteCache=enabled
    Drive conforms to: device does not report version: 1 2 3 4

    * signifies the current active mode
    verifique se o dma esta habilitado e qual o modo, se o cache esta habilitado.

  10. #30
    mcyberx
    Visitante

    Padrão Re: Pq o Linux é mais lento que windows?

    /dev/hda = CDROM
    /dev/hdb = CDROM

    /dev/hdc:
    multcount = 16 (on)
    IO_support = 0 (default 16-bit)
    unmaskirq = 0 (off)
    using_dma = 0 (off)
    keepsettings = 0 (off)
    readonly = 0 (off)
    readahead = 256 (on)
    geometry = 65535/16/63, sectors = 80293248, start = 0

    como faço para ativar o using_dma?

    Consegui melhorar a velocidade com kernel 2.6.8 recompilado
    Deixei de usar o Openoffice e estou usando o Abiword
    Não instalei o gnome e nem o KDE
    Editor de texto to usando o Nedit

    O kernel 2.6.8 tem suporte para sis300 = sis630/730

    estou aguardando a resposta, abraço

  11. #31
    slice
    Visitante

    Padrão Pq o Linux é mais lento que windows?

    hdparm -c1 -d1 /dev/hdx

  12. #32

    Padrão Pq o Linux é mais lento que windows?

    Seguinte, em todas as máquinas atuais (Atlhon XP, Duron, etc) que percebi uma lentidão no ambiente gráfico, eram devido a estarem usando driver de video genérico (normalmente VESA), e de não estar definido nas configurações do vídeo a quantidade de memória da placa de vídeo.

    No arquivo Xfree86config ou no xorg.conf , procure a seção "Graphics Device", altere a váriavel "VideoRam" para a quantidade de memória em KB de sua placa de vídeo....

    O Ultimo PC que fiz isso era um AXP 2000+, Soyo KT600, 256MB..... tava lento para abrir os softwares gráficos, lento d+.... a Placa de video era uma SIS315 AGP com 64MB..... tava usando driver genericão.... setei a memória para 65536 e melhorou totalmente.....

  13. #33
    mcyberx
    Visitante

    Padrão Pq o Linux é mais lento que windows?

    cara, essa dica do hdparm achei ótima e pensei: porque não soube disso antes?
    recomendo a todos verificar essa opção!
    a velocidade de leitura dos dados ficou a mil!
    a placa gráfica ainda estou acertando....

    valeu mesmo!