+ Responder ao Tópico



  1. #1
    unknown
    Visitante

    Padrão UNIX

    Esqueci de me logar para postar o novo topico mas ai vai novamente.....

    Pessoal,

    Alguem sabe onde posso encontrar informações sobre sistemas UNIX manual de uso instação, download de isos e versões disponiveis.

    Estou começando do zero em UNIX.


    ???????

    Valew

  2. #2

    Padrão UNIX

    Olá,

    Bem vindo ao UNIX. O linux é um sistema baseado em UNIX. Você tem várias distribuições linux para escolher (mandrake, conectiva, red hat, debian, suse e etc) essas distr. são como sabores de linux. Mas no fundo todos seguem padroes estabelecidos pela comunidade linux. Eu pessoalmente uso o CL10. que pode ser baixado pelo site da conectiva.
    www.conectiva.com.br. Baixe as imagens (arquivos .iso). São três CDs. Depois grave os CDs a partir da imgem. Na página da conectiva entre em suporte (barra em cima) e depois em perguntas e respostas (menu da lateral esquerda). lá está bem separado e explicado. Na página existem manuais do 10 especificamente tambem. Boa sorte...

  3. #3

    Padrão UNIX

    Tenta usar os BSD's

    voce consegue o FreeBSD em www.freebsd.org e outro site bom com forum sobre esse sistema eh o www.linuxbsd.com.br lah tem bastante tutoriais e um forum mto bom sobre um sistema baseado em UNIX.

    espero ter ajudado.

  4. #4

    Padrão UNIX

    Cara se quiser usar linux recomento ler o guia foca mto bom, alem de diversos tutoriais que tem para diversas aplicações, se for escolher uma distro recomento o SuSE pois alem de ser mto bom é uma tendencia para as grandes corporações, se for querer usar BSD's recomendo tambem que nem o cara o FreeBSD com ports instalado, qq duvida posta ae, falows

  5. #5

    Padrão LINUX

    Ja postei uma pergunta parecida com essa, por causa de nunca ter usado BSD's, o resultado que tive foi:

    Em relação Linux X BSD's, aconselho Linux, pois muito mais suporte e ajuda vc pode encontrar na net. E creio que para desktop tb o Linux é melhor!
    A distro depende de cada um(eu uso slackware, nao aconselho para iniciantes 0). Para iniciantes eu aconselho o uso de Kurumim, Conectiva, Mandrake e até mesmo o Red Hat.

    espero ter ajudado :wink:

  6. #6

    Padrão UNIX

    Cara depende, sei la trabalho com os dois tipos de servidores e te digo uma versão estavel do Free eh bem menos sucetivel a ataques do que um Linux alem de ser bem mais rapido e consumir menos processamento, entao vai do uso mesmo.

    Faloes

  7. #7

    Padrão free x linux

    O FreeBSD sendo mais seguro, acredito que seja questão de tempo. A 5 anos atras qntos ataques a linux vc ouvia falar. Pouquissimos! O FreeBSD qndo ganhar mais status, se ganhar, vai ser a mesma coisa que o linux, talvez pior.
    O unico ponto de um sistema open source, acredito eu, seja o fato de que todo mundo, assim como tem disposição de olhar seu codifo-fonte para achar bugs e conserta-los, tem tb disposição de acha-los e utilizar esse ponto para o lado errado.

    Até mesmo no inicio, o proprio windows era mais seguro do que hj! :twisted:

    E hj, vc tem que concordar, temos mais suporte ao linux que ao BSD's. Talvez amanhã nao, mais nao podemos negar isso hj.
    E por ultimo, acredito eu que o linux é melhor estruturado, em relação a suporte e manutenção do que o freeBSD. Eu comparo a fundação Slackware de mesmo porte, talves menor que o BSD's, mas temos tb Mandrake, Red Hat, Debian, Conectiva, entre muitos outros.

    Mas sou FREE, e viva a liberdade de escolha. :wink:

    fico com meu slack 8)

  8. #8
    etherlink
    Visitante

    Padrão Unix

    Olha para vc que esta começando mexer com unix acho bem melhor voce ler sobre linux e sua versoes e BSD´s porque...vc pode gostar de usa FreeBSD e nao usar linux e pode usar linux e nao usar FreeBSD e podera ate usa os 2 sistemas mas tem tambem MAC/OSX primeiramente
    procure ler sobre os 2 linux e BSD´s e depois use um deles para testar. agora vc poder ter informacoes de FreeBSD no
    www.freebsd.ag.com.br, www.free.bsd.com.br, www.linuxall.org
    www.vivaolinux.com.br e tem outras paginas.

  9. #9
    fricardo
    Visitante

    Padrão UNIX

    Isso mesmo, leia bastante sobre Linux e BSDs, use Linux, FreeBSD e o máximo de outros sistemas q vc puder (dentro da sua limitação, claro).

    Quanto a essa discussão de quem eh melhor: Linux ou FreeBSD, eh assim mesmo, as paixões aparecem e ninguém chega a nenhuma conclusão ..... Na minha opinião talvez este seja o grande problema no mundo Open. Quem gosta de Linux briga com quem gosta de FreeBSD, os do KDE brigam com o pessoal do Gnome e .... o open source fica mais fraco. Procure analisar sem paixões.

    Linux - mais difundido, bom suporte a hardware, apoio de grandes nomes da indústria;
    FreeBSD - seguro, estável, pode ser configurado para atingir limites excepcionais de performance;

    Tem tbm outros Unix-like Open Source como o NetBSD e o OpenBSD. Os Unix propriamente ditos normalmente são proprietários (ex. Solaris, AIX, HP-UX, Irix, etc.)

    Bem vindo ao mundo Unix!

    Um abraço,
    fricardo

  10. #10

    Padrão UNIX

    Citação Postado originalmente por fricardo
    Isso mesmo, leia bastante sobre Linux e BSDs, use Linux, FreeBSD e o máximo de outros sistemas q vc puder (dentro da sua limitação, claro).

    Quanto a essa discussão de quem eh melhor: Linux ou FreeBSD, eh assim mesmo, as paixões aparecem e ninguém chega a nenhuma conclusão ..... Na minha opinião talvez este seja o grande problema no mundo Open. Quem gosta de Linux briga com quem gosta de FreeBSD, os do KDE brigam com o pessoal do Gnome e .... o open source fica mais fraco. Procure analisar sem paixões.

    Linux - mais difundido, bom suporte a hardware, apoio de grandes nomes da indústria;
    FreeBSD - seguro, estável, pode ser configurado para atingir limites excepcionais de performance;

    Tem tbm outros Unix-like Open Source como o NetBSD e o OpenBSD. Os Unix propriamente ditos normalmente são proprietários (ex. Solaris, AIX, HP-UX, Irix, etc.)

    Bem vindo ao mundo Unix!

    Um abraço,
    fricardo
    Muito Bem dito, eu por exemplo pra servidores gosto do free mas em casa não dispenso meu linux, entao vai tudo de gosto, o que importa é estar sempre trabalhando pro uso cada vez maior de ferramentas open source