+ Responder ao Tópico



  1. #1
    gl
    Visitante

    Padrão clientes na mesma rede sem se enchergarem

    ola, tenho um provedor Internet Via Rádio e gostaria de saber como configuro meu Slackware, que é meu gateway para que meus clientes nao se encherguem uns aos outros.


    exemplo:
    maria IP 10.0.0.2
    joão IP 10.0.0.3
    Zé IP 10.0.0.4 só que se maria ou jão ou zé forem no ambiente de rede do Windows ele vai ver que existe outros computadores além do dele. e se algum deles estiver com o C compatilhado eles podem simplemente copiar dados de uma maquian pra outra correto ??? mas isto não é o meu caso, eu uso ip ALIAS e cada cliente em minha rede tem uma rede só pra ele, exemplo

    Rádio ligado a Eth1 de meu servidor
    IP do Radio 10.0.0.1
    IP do Servidor 10.0.0.2
    IP dos Radios dos clientes 10.0.0.10, 10.0.0.11, 10.0.0.12 e ai vai

    agora o ip dos computadores de meus clientes.
    joao 10.0.12.3
    maria 10.0.13.3
    roberto 10.0.14.3 -> com isto eles não se enchergam correto ??? mas no entanto com o crescimento da rede, ou seja varias redes em uma unica ethernet a latencia de meus clientes cresceram muito.

    Sei que já estou com um numero grande de clientes em meu Access Point mas hoje por exemplo instalei um cliente e coloquei um ip temporario que uso pra configurar o radio pela primeira vez, exemplo 10.0.0.249 ai dei um ping pra meu gateway e o tempo era emtre 2 3 e no máximo 10 ms, quando coloquei o ip dele, que é 10.0.71.3 a latencia aumentou pra 600ms, 800 ms, 1000 ms, ai eu retornei pro ip 10.0.0.249 e a latencia voutou 2ms 4ms 10 ms então
    constatei que devido ao grande numero de redes em meu gateway eles esta aumentando bastante o trafego dos meus clientes.


    QUERIA SABER COMO FAÇO PRA COLOCAR MARIA JOSE E JOÃO NA MESMA REDE SEM ELES SE VEREM.


    MUITO BRIGADO

  2. #2
    Visitante

    Padrão clientes na mesma rede sem se enchergarem

    Cara a melhor coisa a se fazer é não deixar seus clientes na mesma rede, crie no seu linux interfaces virtuais para cada cliente - essa seria a solução barata.

    A melhor solução seria comprar um switch com suporte a vlan (é caro) e estudar ele a fundo, pois com ele vc faz com que uma porta fale somente com outra, ou seja, suponhamos que a porta 1 seja a do gateway, então vc vai configurar para que ela fale com todas, mas as outras só falem com ela...

    abraços,

    gustavo

  3. #3
    Visitante

    Padrão clientes na mesma rede sem se enchergarem

    A solucao VLAN e realmente interessante, nunca implementei, mas sei que o kernel do Linux tem suporte a VLANs talvez seja possivel implementar VLANs