+ Responder ao Tópico



  1. #1
    D4rk_Sl4ck
    Visitante

    Padrão Dúvida de newbie com Bash Script

    Salve galera ..

    estou começando a mecher com Bash Script e estou querendo fazer um script q leia os arquivos /proc/meminfo e /proc/cpuinfo e salve esses dados em um outro arquivo, mas com apenas as informações mais crucias para mim. Tenhu duas dúvidas:
    Como fazer para analizar strings para me retornar apenas algumas linhas desejadas, por exemplo:
    com # cat /proc/meminfo, aparece as linhas abaixo, dentre várias outras
    MemTotal: xxxxxxxx
    MemFree: xxxxxxxx

    quero que no arquivo fique salvo apenas as linhas acima, dispensando as outras linhas ...

    estava dando uma olhada para fazer isso com parâmetros dos comandos #cat #less #more ... estava começando a tentar com #(g)awk .. mas até agora não deu certo.

    Outra coisa ... como são mais de 100 computadores com Linux, apesar de muitos terem a configuração bem parecida, tenho q fazer em todos ... e realmente não sei como fazer esse procedimento remoto ... mas tenho senha de root de todas as máquinas para poder rodar isso ... e depois salvar tudo num arquivo soh, em um dos computadores

    Ps.1: já andei olhando no google e não encontrei nada concreto q pudesse ajudar (quanto ao Rsh). já com relação awk ja encontrei coisa muito boa mesmo!

    alguem sabe onde posso encontrar alguma coisa boa pra resolver isso???

    Ps.2: preciso disso o mais rápido possível

    se alguem puder dar uma ajuda respondeo ai o tópico, manda uma MP ... ou manda um e-mail para [email protected] .. sempre fico conferindo e-mails até às 23:00

  2. #2

    Padrão Dúvida de newbie com Bash Script

    Cara pra pegar algumas linhas tenta uma cat nomedoarquivo | grep oquequerpegar >> arquivo pra salvar

    quanto pra transferir esses arquivos pra um computador central pode usar o scp basta ter ssh nas maquinas, ae pode deixar seu script na memoria ae fazer um scp arquivosalvo srvidordoarquivo:/onde quer salvar

    nao sei se entendeu mas qq cois me manda uma MP falows

  3. #3

    Padrão Dúvida de newbie com Bash Script

    1) Voce pode usar o "grep" e o "cut" para ajudar, o awk faz a mesma coisa que o cut e muito mais.
    2) Para rodar comandos em outros servidores o ssh tem essa possibilidade de rodar um unico comando (igual ao rsh)
    3) Para copiar voce usa o scp como foi dito antes.

  4. #4
    D4rk_Sl4ck
    Visitante

    Padrão Dúvida de newbie com Bash Script

    Cara, valew ... num conhecia o # scp .. pelo o q vi vai servir ... e outra .. eu já tinha usado o grep .. e naum tinha dado certo... mas notei agora que se tiver uma letra errada ele não dah certo mas também não retorna nenhum erro . e tipo assim, eu coloquei uma letra minúscula no lugar de uma maiúscula!



    Mas muito obrigado!!!!

  5. #5

    Padrão Dúvida de newbie com Bash Script

    Eu uso algo semelhante só que para enviar informações de rotinas que rodo nos servidores das lojas da rede.
    Conforme as rotinas são executadas nos servidores, eu vou criando estruturas sql de insert / update e vou jogando em um arquivo, ao final da rotina eu rodo:
    cat arquivo.sql | mysql -u user -p senha -h server
    e ele insere as iformações no banco de dados mysql.

    Fiz uma págia em php, e disponibilizei uma consulta onde pode-se ver o resultado dia a dia, ou máquina máquina e como as info estão no BD, vc pode usar o php para destacar as cores de determinado evento, etc ...

    Se quiser maiores detalhes é só me visar.

  6. #6
    Visitante

    Padrão Dúvida de newbie com Bash Script

    Citação Postado originalmente por fred_m
    Eu uso algo semelhante só que para enviar informações de rotinas que rodo nos servidores das lojas da rede.
    Conforme as rotinas são executadas nos servidores, eu vou criando estruturas sql de insert / update e vou jogando em um arquivo, ao final da rotina eu rodo:
    cat arquivo.sql | mysql -u user -p senha -h server
    e ele insere as iformações no banco de dados mysql.

    Fiz uma págia em php, e disponibilizei uma consulta onde pode-se ver o resultado dia a dia, ou máquina máquina e como as info estão no BD, vc pode usar o php para destacar as cores de determinado evento, etc ...

    Se quiser maiores detalhes é só me visar.

    Fred, a idéia é realmente boa .. valew pela dica .. entrarei em contato posteriormente.

    Ps.: galera, muito obrigado pela agilidade e pelas idéias!!!

  7. #7
    D4rk_Sl4ck
    Visitante

    Padrão Dúvida de newbie com Bash Script

    bom, tinha esquecido de logar. valew.

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida de newbie com Bash Script

    Citação Postado originalmente por D4rk_Sl4ck
    Salve galera ..

    estou começando a mecher com Bash Script e estou querendo fazer um script q leia os arquivos /proc/meminfo e /proc/cpuinfo e salve esses dados em um outro arquivo, mas com apenas as informações mais crucias para mim. Tenhu duas dúvidas:
    Como fazer para analizar strings para me retornar apenas algumas linhas desejadas, por exemplo:
    com # cat /proc/meminfo, aparece as linhas abaixo, dentre várias outras
    MemTotal: xxxxxxxx
    MemFree: xxxxxxxx

    quero que no arquivo fique salvo apenas as linhas acima, dispensando as outras linhas ...

    estava dando uma olhada para fazer isso com parâmetros dos comandos #cat #less #more ... estava começando a tentar com #(g)awk .. mas até agora não deu certo.

    Outra coisa ... como são mais de 100 computadores com Linux, apesar de muitos terem a configuração bem parecida, tenho q fazer em todos ... e realmente não sei como fazer esse procedimento remoto ... mas tenho senha de root de todas as máquinas para poder rodar isso ... e depois salvar tudo num arquivo soh, em um dos computadores

    Ps.1: já andei olhando no google e não encontrei nada concreto q pudesse ajudar (quanto ao Rsh). já com relação awk ja encontrei coisa muito boa mesmo!

    alguem sabe onde posso encontrar alguma coisa boa pra resolver isso???

    Ps.2: preciso disso o mais rápido possível

    se alguem puder dar uma ajuda respondeo ai o tópico, manda uma MP ... ou manda um e-mail para [email protected] .. sempre fico conferindo e-mails até às 23:00


    Seguinte amigo, primeito vc da um cat /proc/meminfo,para aparecer as linhas abaixo, dentre várias outras como vc mesmo disse, depois canaliza pra dentro de um arquivo qq, ficando assim cat/proc/meminfo > temp.txt depois vc roda um awk que ele conseegue filtrar por linha e por coluna o arquvio texto seu.