+ Responder ao Tópico



  1. #1
    rmars
    Visitante

    Padrão Rede Linux Homogenea

    Aloha!
    Sou novo no samba. Tenho uma rede pequena pra montar(10 pcs) e estou com uma dúvida. A princípio, me foi requisitado para montar a rede inteira apenas com o linux, mas possivelmente mais tarde entrarão máquinas windows. Pensei então em montar o gerenciador de domínios com o SaMBa. Gostaria que o povo que tem mais experiência ai me guiasse. A princípio gostaria que o home dos usuários ficasse armazenado no servidor de domínio. Pensei em montar via nfs, tb não sei se isso é necessário ou se o samba já faz isso.
    Fico no aguardo

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Rede Linux Homogenea

    temos varios tutorais aque no site mesmo... d uma lida, procure implementar algo primeiro....

    https://under-linux.org/samba.html

    dpois use o forum pra postar as suas duvidas...

    []'s

  3. #3
    rmars
    Visitante

    Padrão Linux Logar

    Bom pessoal, instalei e configurei o samba como PDC. Os clientes windows 2000 estão autenticando blz.
    Agora só me resta saber como fazer para que o Linux(slackware10) autentique no samba também.
    Aparentemente consegui inserir a maquina no dominio:

    root@proceza:~# net rpc testjoin
    Join to 'WINNER' is OK
    root@proceza:~#

    root@proceza:~# wbinfo -u
    WINNER+root
    WINNER+rmaraschini
    root@proceza:~#

    So que, ao tentar me logar como WINNER+root não consigo, nem tão pouco como WINNER+rmaraschini.
    Segue abaixo meu smb.conf do cliente:

    ------

    # Define o nome da maquina
    netbios name = proceza

    # Define o Domínio NT
    workgroup = WINNER

    # Separa o domínio e usuário com um "+", Exemplo: DOMÍNIO+usuário
    winbind separator = +

    # Utiliza uids de 10000 ate 20000 para usuários do Domínio
    idmap uid = 10000-20000

    # Utiliza gids de 10000 ate 20000 para grupos do Domínio
    idmap gid = 10000-20000

    # Configura Home e o Shell do usuário
    #template homedir = /home/winnt/%D/%U
    template homedir = /home/winnt
    template shell = /bin/bash

    -------

    Li num tutorial algo sobre autenticação utilizando PAM, mas, não consegui localizar os arquivos de configuração do PAM no slackware 10.

    Alguém tem uma luz?

  4. #4

    Padrão Rede Linux Homogenea

    Dà uma fuçada nos módulos do pam que você faz isso.

  5. #5
    rmars
    Visitante

    Padrão Rede Linux Homogenea

    Buenas!

    Fui atrás de ver desse tal de PAM, so q tem muita coisa pra compilar. Gostaria de saber se tem alguma outra forma de se fazer a autenticação no samba sem utilizar o PAM, pois vai ser mto fodah ter de fazer essa autenticação.

    enfim,

    existe forma de se fazer autenticação com o linux no samba sem utilizar PAM?

  6. #6
    scherolt
    Visitante

    Padrão Problema indentico.... Linux autenticar e montar homes....

    Estou com o mesmo problema.....

    Estações Ruindows logam no PDC SAMBA tudo OK.. tudo nota 10....

    Mas ai vem o problema.. Quero logar estações linux... e exportar os homes do PDC SAMBA para as estações linux...

    Com o authconfig do LINUX do linux marquei autenticação com samba e winbind... preenchi os campos necessarios e informei a senha do user root no samba... tudo 10.

    Então tento logar com a estação linux e um usuário do samba PDC... A autenticação acontece, mas o login falha porque o usuário não tem home na estação linux.

    Ai que vem o pulo do gato que até agora ainda não matei a charada... Como montar automaticamente o home do usuário na máquina linux após a autenticação (a tempo de que o login seja concluido com sucesso).

    Já testei e funciona se eu criar o usuário na estação local (igual ao PDC samba, sem criar senha local para ele, apenas o home. Ai eu autentico tudo OK e logo, pois seu home foi criado na máquina. Mas mesmo assim o usuário do linux não vê o seu home automaticamente. Sei que posso montar depois, mas desejava isso de forma transparente ao usuário da estação.

    Li sobre pam_mkhomedir.so que poderia fazer esse trabalho automaticamente, mas nada achei realmente que informasse como fazer.

    Aguardo novidades..... Quem poder ajudar....