Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    andrequiri
    Visitante

    Padrão Wireless - Sempre um novo problema

    Ae galera como sempre existe um problema novo e sempre existira uma solução nova na tecnologia wireless aki vai o meu problema para buscar alguém q possa me ajudar a solucionar.

    Eh o seguinte a minha estrutura eh essa: 1 radio H-ROR-P2-> 2 cartões orinoco, tenho um nobreak nesse rádio, q nele tem 2 omni uma de 15dbi e outra de 8dbi, uma em cima da outra a de 15dbi fica em cima distância de 30cm da de 8, tenho um amplificador de apenas 100Mw na d 8 e nenhum na de 15. tenho 80 clientes e 2 servidores com a msm placa, uma planet q joga sinal pro AP em cima do prédio.
    Um dos meus servidores eh melhor q o outro mais todos os 2 funciona redondinho com red hat 9 e o drive da placa 1.5v. No servidor melhor tenho 55 clientes e no outro 25, mais eh claro q nem todos ficam conectado ao msm tempo. Meus clientes estevem reclamando q estavam caindo, logo percebi q o sinal do rádio naum cai o sinal nos clientes continuam normal mais eles param de navegar, intaum o problema está na comunicação entre o servidor e o AP fiz um log de ping e deu o seguinte resultado: O servidor com 55 clientes deixa de pingar de vez em qnd por uns minutos ou as vezes até segundos o outro servidor com 25 clientes naum perde um pacote se ker. As vezes fica ateh 3 dias sem dar problemas e as vezes dah problema um dia inteiro cai 5 minutos, volta 10 minutos jah funcionou ateh uma semana sem dar nenhum problema.

    Analisando todos os testes tenho algumas perguntas pra fazer pra vcs..

    Pode algum cliente tah interferindo no sinal entre o meu servidor e o AP, msm q seja em um só servidor msm q todos os 2 usem o msm kit a msm antena e ficam a msm distância do AP...???

    Pode a minha placa wireless do servidor estah com problemas??? mais as vezes ela resolve funcionar e as vezes naum??? Ou ateh msm o driver no linux ou algo assim(sendo q eu instalei da msm forma o msm driver)??

    Pode ser o numero alto de clientes conectado q a placa wireless naum aguenta ou ateh msm o tráfego q naum ultrapassa 1mbs pq o meu link eh de 1mbs...???

  2. #2

    Padrão Wireless - Sempre um novo problema

    Vamos lá,

    Esse cartão que está com 55 clientes já está no limite, aliás até já passou um pouco... depende do números de clientes ao msm tmp.

    acredito que essas duas ominis muito próximas podem estar causando problemas..... o ideal seria uma distância de 3 - 4 metros.

    será que essa sua placa planet está dando conta do recado????
    nunca usei delas.... mas já ouvi dizer que não aguentam muita coisa não.


    enfim, esses são os 3 itens que consegui identificar de cara com o que você escreveu, não que é exatamente essas 3 coisas.... seria apenas um ponta-pé inicial para achar o problema.
    vamos ver oq o pessoal do fórum acha pra ajudá-lo em alguma coisa.

  3. #3
    blackpower
    Visitante

    Padrão Wireless - Sempre um novo problema

    olá

    Você esta jogando o sinal dos seus servidores nos mesmos cartãoes que distribuem para seus clientes?
    Se for dai fica meio complicado mesmo. Eu usaria mais um ap na sua torre dedicada somente a receber o sinal do servidor e dai desta ap ---> passando pra outra

  4. #4

    Padrão Wireless - Sempre um novo problema

    o q o blackpower falou está corretíssimo!

  5. #5
    Visitante

    Padrão Wireless - Sempre um novo problema

    Respondendo a primeira pergunta do ijr, eu tenho 55 clientes no servidor q eh melhor e a média eh de uns 40 clientes conectados simultaneos no máximo e meu link eh 1mbs, como eu falei antes as vezes funciona 3 dias sem perder 1 pacote se ker mais tem dia q eh a zica e cai direto tem dia q cai uma vez soh as kedas sao por curto tempo mais são constante, minhas 2 omni tem distancia de 30cm uma da outra uma no channel 1 e a outra no channel 11, lembrando q o sinal nos clientes nunca caem ou diminuem o problema soh estah entre o servidor e o AP.
    Respondendo a segunda pergunta do outro amigo: Tenho assim AP1 e AP2 no mesmo equipamento de rádio q tem 2 cartões meus SERVIDORES (tanto o q funciona sempre e o q dah perda de sinal) eh como c fosse um cliente fica conectado no AP1 e o outro servidor tb no AP1, os clientes estão divididos quase q exatamente entre AP1 e AP2 esse H-ROR-P2 eh um ótimo rádio (eu axo pelo seus valor e conselhos de kem o tem) black power vc aconselharia eu colocar mais um ap na torre e conectar esse AP a o meu ATUAL AP por cabo de rede?? (Vc aconselharia usar um samsung??) TO passando mtas dificuldades financeiras, mais eu naum kero deixar meu provedor falir...

  6. #6
    andrequiri
    Visitante

    Padrão Wireless - Sempre um novo problema

    E outro detalhe esses dias eu fiz um teste no horário comercial (onde o trafego eh bem maior) fui num cliente do rádio e baixei um arkivo de 2.5GB q estava lah no meu servidor ftp, os log´s naum registraram nenhuma perca de pacote, tava pegando esse arkivo a uma velocidade de 300k/s aproximadamente.

  7. #7

    Padrão Wireless - Sempre um novo problema

    andré,

    pelo que entendi no seu problemas, eu faria o seguinte:

    faria um ponto-a-ponto entre BaseXProvedor com 2 samsung em modo automatic-multilink, sem dúvidas seu enlace seria confiável e o custo não é tão alto assim.

    caso queira fazer outro teste antes, experimente colocar um outro AP na torre fazendo link com seu servidor apenas...... com isso acho q sua performance já aumentará bastante.

    qualquer coisa posta ai, no que der pra ajudar a gente vai tentando

    abraços.

  8. #8
    andrequiri
    Visitante

    Padrão Wireless - Sempre um novo problema

    tah ok ijr e deixa eu te perguntar no meu caso o problema seria o trafego msm ou o numero de clientes conectados os msm tempo!!!??
    Acabei de anotar uma msg aki q sai toda hora do servidor WLAN_DBG:STA <00:50:fc:44:f2> is not in sta_tbl, Fail to Set Key.

  9. #9
    andrequiri
    Visitante

    Padrão Wireless - Sempre um novo problema

    Acabei de verificar outra coisa agora o servidor ficou caindo e voltando por umas 2 horas nesse meio tempo fikei dando ARP, observei q nessas 2 horas teve no máximo 26 clientes dos 55 conectados ao server.

  10. #10

    Padrão Wireless - Sempre um novo problema

    eu estou desconfiado que é esta placa planet, porém eu nunca a usei e num sei te dizer se poderia ser alguma limitação ou problema de driver.

    uma curiosidade.... nesta mensagem que retornou do seu server ele aparece um número de mac (bem provavel q é).... porém ele tem apenas 10 caracteres e todos os mac tem 12.
    00:50:fc:44:f2

    eu acho que a partir de 15-20 clientes uma estrutura desse jeito começa a dar alguns problemas, pois o sinal chega pela omini e vai pro cliente pela mesma omini.... em estruturas de pequeno porte isto até funciona, mas ai vc já tem bastante gente pendurada.

  11. #11
    andrequiri
    Visitante

    Padrão Wireless - Sempre um novo problema

    Tah ok hj de madrugada eu vou trocar a placa wireless do servidor vou colocar uma LG nova. Vou testar uma semana se naum der certo a única opção q vai me restar e fazer um ponto a ponto entre o servidor e o prédio em q tah o radio, eu posso colocar uma samsung swl3300 em rede com o meu AP neh... mais perah lah eu vou poder colocar somente um servidor ponto a ponto e o outro server...?? vou ter q passar todos clientes soh pra um servidor??? E eu posso usar a seguinte estrutura: 1 AP samsung 3300 ligado em rede com meu AP H-ROR, o meu samsung 3300 ponto a ponto com o meu servidor através de uma antena cliente normal, o meu servidor com uma placa wireless normal... posso fazer assim???

  12. #12

    Padrão Wireless - Sempre um novo problema

    trocar sua placa planet pela LG não vai adiantar praticamente nada, pois elas são semelhantes.

    nada impede de vc continuar com 2 servidores, vc liga-os em um hub/switch e depois no samsung que vai fazer o ponto a ponto.
    caso vc for usar plaquinha pra mandar o sinal, vc coloca o samsung em cima do prédio em modo AP e instala uma plaquinha em casa server.

  13. #13
    blackpower
    Visitante

    Padrão Wireless - Sempre um novo problema

    trocar sua placa planet pela LG não vai adiantar praticamente nada, pois elas são semelhantes.

    nada impede de vc continuar com 2 servidores, vc liga-os em um hub/switch e depois no samsung que vai fazer o ponto a ponto.
    caso vc for usar plaquinha pra mandar o sinal, vc coloca o samsung em cima do prédio em modo AP e instala uma plaquinha em casa server.

    Nesta vc mandou ver ijr.

    André . Esta é realmente a melhor solução pra vc meu irmão. Tu vai ter um enlace legal com as swl 3300 e não precisará mais das plaquinhas. Vc vai ver a diferença .

    Tudo de bom e bote fé veio.

  14. #14
    slack_neo
    Visitante

    Padrão Wireless - Sempre um novo problema

    Olá pessoal!!! É meu primeiro post nesse forum!!!

    Pesquisando na Internet achei este tópico...

    Concordo plenamente com as soluções propostas pelo ijr, pois dependendo da distância do seu enlace o ideal seria o p-t-p com os rádios samsung swl-3300 (ótimos).

    Quero fazer uma observação sobre as antenas.
    Essas omni não conseguem trabalhar com muitos clientes, tive uma experiência com 1 antena de 15dbi, quando atingimos a marca acima de 15 clientes o sistema hora funcionava e hora não (ficava uma lentidão só).

    Tendo em vista o número de clientes que vc tem, aconselharia trocar antenas omni por antenas setoriais (60, 90 ou 120 graus) dependendo da sua necessidade. Vai ajudar bastante, pois hoje tenho 2 setoriais de 90, cada uma com +ou- 80 clientes.

    Valeu!!!!
    T+

  15. #15
    andrequiri
    Visitante

    Padrão Wireless - Sempre um novo problema

    Ae galera to passando por uma dificuldade soh... O meu sonho seria colocar uma swl3300 ponto a ponto com outro e 2 AP´s com 4 setoriais de 90, mais vejamos o meu provedor tah passando por uma faze dificil as despesas estão batendo em cima da arrecadação isso significa q o provedor tah se mantendo naum dah prejuizo mais naum dah lucro a telecom me fode com o link carissimo e sem concorrencia... Eu vou fazer um monte de teste antes de fazer um investimento qualker q seja pois naum tenho de onde tirar... Se eu resolver o meu problema postarei noticias aki...

  16. #16
    Para-raio
    Visitante

    Padrão Wireless - Sempre um novo problema

    Bom vamos la, vc tem algumas opcoes, uma delas é trocar a plaquinha por um cartao da orinoco, com o adaptador ficara mais barato que um swl3300, ou seja ficara mais enconta.

    O seu AP utiliza cartao orinoco assim vc tera compatibilidade total com o cartao e o AP.

    Outra coisa importante, vc podera estar tendo problemas de conectores ou ate de cabo, pois pelo numero de usuarios nao ha problemas de jogar o sinal como esta fazendo. Logico que o ideal é um ptp, mas o q esta fazendo funciona.

    Utilize antenas boas, as novas da Zirok estao boas.

    Faca o alinhamento com um notebook para facilitar, isso pode melhorar muito a qualidade do sinal, e lembre-se sinal forte nao é sinonimo de qualidade.

  17. #17
    andrequiri
    Visitante

    Padrão Wireless - Sempre um novo problema

    Ae galera por incrivel q pareça meus problemas acabaram faz 2 dias sem eu fazer absolutamente nada, meu servidores raramente perde 1 pacote ou duplica!! Vamos ver se não volta o problema.


    Se sinal forte naum eh sinal de qualidade como eu vou medir isso no linux?? Tipow assim em vez de usar uma plakinha normal eu posso usar akelas samsung 2300 no server q vai ser melhor???

  18. #18
    Andrercm
    Visitante

    Padrão Wireless - Sempre um novo problema

    Eu tive o mesmo problema aqui, existia sinal, mas sem navegação, e a unica solução foi mudar o sistema de distribuição, antes usavamos uma ap2000 com um cartao, que recebia o sinal do servidor e distribuia para os clientes, quando atingia um certo numero de clientes, bum, entao colocamos mais um cartao nesta ap, um ptp com o servidor, e outro na omni, já chegamos a media de 50 clientes conectados sem nem variar a navegação, qualquer duvida icq 32012700, que o que puder ajudar estamos ai.

  19. #19
    andrequiri
    Visitante

    Padrão Wireless - Sempre um novo problema

    Ae pessoal eu consegui resolver o problema da seguinte forma: Eu montei outro servidor e colokei ele conectado ao outro cartão. Melhor explicando Eu tinha 2 servidores -> servidor1 e servidor2. e 2 AP. AP1 e AP2.
    O servidor1 era uma máquina mto boa, p4 512ddr.. soh q ele tava com perca de sinal mto grande, e em dias aleatórios e o servidor2 naum perdia nenhum pacote. Todos os 2 tavam conectados ao AP1. Montei mais um 3 servidor e passei todos clientes do servidor1 para o servidor3, e conectei o servidor3 no AP2. Acabou os problemas naum perco nenhum pacote entre o servidor2 e o AP e o servidor3 e o AP. Conclusão: o meu problema por enquanto tah resolvido mais eu naum sei informar e com certeza naum irei testar mais enquanto estiver funcionando ok, c a solução foi entre eu conectar o servidor no outro cartão AP2 ou o problema foi q o servidor1 tava sobrecarregado, jah q ele faz autenticaçao do discado serviço de e-mail e serviço página(lembrando q eu sempre fikei d olho e soh utiliza 50% dos recursos da máquina) ou qualker outro problema relacionado a máquina, talvz um driver mal configurado no linux ou sei lá... Mto obrigado pela ajuda galera!

  20. #20

    Padrão Wireless - Sempre um novo problema

    Caro André..

    Li as msg e o pessoal esta corretissimo em falar para voce fazer um ptp-ptp com swl-3300, MSS pelo que voce disse seu provedor esta em dificuldades...

    MS se voce nao arrumar esse enlace com qualidade.. vc. pode perder seus 80 clientes de radios.. ai SIMM vai passar por mais dificuldades ainda.... tente pelo menos fazer um ptp-ptp com equipamentos de menor qualidade.. tipo uma Ovislink... MS nao deixe desse jeito, pois voce ja esta usando toda a capacidade de sua AP (coisa q. ja é outro problema, pois essa HCOR se vc. nao usa com firmware ROR/COR é como se fosse uma AP1000).