+ Responder ao Tópico



  1. #1
    DanielM
    Visitante

    Padrão JFS ????

    Pessoal,

    Tenho um servidor o RedHat ES 3.0 e estou tentando formatar uma partição com jfs, pois necessito de bom performance de I/O, até ai tudo bem, mas quando tento montar o a partição que formatei o sistema me retorna que preciso habilitar o esse tipo de FS no kernel !!! alguem ja passou por isso e sabe como posso resolver esse problema ?

  2. #2
    karfax
    Visitante

    Padrão JFS ????

    jfs=journaled file system(ext3).
    Dê um:
    modprobe ext3
    Se vc colocar como auto e definir como ext3 em /etc/fstab acho que ele monta sem problemas. Mas o melhor é montar na mão e ver se retorna algum erro na montagem. Seria de espantar se o RH 3.0 Enterprise não tivesse um kernel com suporte pra journaled file system...

    Sds,

  3. #3
    DanielM
    Visitante

    Padrão JFS ????

    Karfax,

    Não é o ext3 mas sim o IBM-JFS (tipo de file system) como o XFS, eu não estou conseguinto é mountar um partição com formatção JFS.

    mount -t jfs /dev/sdb /backup

    Quando dou esse comando ai o S.O. me retorna que esse tipo de File System não esta habilitado no Kernel, apesar de eu ter formatado essa partiçã.

  4. #4
    karfax
    Visitante

    Padrão JFS ????

    Muito provavel então que voce tenha que re-compilar seu kernel com suporte nativo a este Fiel System.

    Sds,

  5. #5
    DanielM
    Visitante

    Padrão JFS ????

    Justamente isso.... voce conhece algum tutorial que ensine a fazer isso, pois dou novato em linux e não tenho muita experiencia !

  6. #6
    Aquini
    Visitante

    Padrão JFS ????

    Dê uma lida neste thread da lista da própria RH, e vc terá sua resposta:

    http://www.redhat.com/archives/taroo.../msg00065.html

    T+

  7. #7
    DanielM
    Visitante

    Padrão JFS ????

    Deixa ver se entendi.... o RH ES 3.0 não suporte IBM-JFS ?????

  8. #8
    Aquini
    Visitante

    Padrão JFS ????

    Pela resposta do suporte, fica subentendido que o filesystem oficial é o ext3, e que não é dado suporte à XFS ou JFS.

    Parece ainda que eles estão estudando a possibilidade de incluir o suporte para as versões posteriores...

    T+

  9. #9
    DanielM
    Visitante

    Padrão JFS ????

    Mas o engraçado é isso.... pq existe a possibilida de se formatar um partição JFS e isso é nativo ja instalou desse jeito existe la o makefs.jfs !!! muito estranho né ?

  10. #10
    Aquini
    Visitante

    Padrão JFS ????

    Mas é exatamente isso... as ferramentas existem, você pode optar por instalar e utilizá-las, mas não obterá suporte da RedHat caso o faça. Se realmente você necessita de outro sistema de arquivos jornalado de alto desempenho, que justifique a substituição do ext3, utilize-o por sua conta e risco (é + ou - isso que eles dizem...) isso tudo porque o RH foi otimizado para blablabla (isso vc pode ler nos manuais do seu sistema ou na página da RH) e o filesystem que vc deseja utilizar ainda está em fase experimental.

    Se não tem jeito e vc quer mesmo usar JFS, vai ter que recompilar o código do kernel e dizer adeus ao suporte da RedHat

    Ou coloca um host extra rodando FEDORA com XFS (que, na minha opinião, é bem melhor que o JFS) para não quebrar o seu server RHES e nem perder o seu suporte

    Agora, vou te dizer uma coisa... não adianta vc fazer esta manobra toda só pq leu que tal FS é mais rápido que o outro em revistas especializadas, e não "tunar" corretamente o FS... o desmpenho pode não atingir as espectativas e o trabalho e tempo gasto por água abaixo... Não se afobe para trocar o filesystem do seu server, pq vc pode, às vezes estar trocando "seis por meia-dúzia"

    T+