Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tráfego alto na AP2000

    Estou tendo sérios problemas com a AP2000, meus clientes reclamavão de lentidão e resolvi instalar um mrtg para ver o tráfego que estava passando na AP2000, vi que em alguns momentos a interface do cartão chegava a 10 mbit, e depois de um tempo baixava pra 400 kbps... todos clientes são fracionados depois do AP2000, estive utilizando um analisador de protocolo wireless.. e vi que tinha mais pacotes de controle do que de dados... e na minha rede utilizo 4 marcas de cartões diferente... alguem tem uma idéia do que pode estar acontecendo???

    Grato....

  2. #2

    Padrão Tráfego alto na AP2000

    kra... c pode estar com virus na sua rede...

    procura filtrar o trafego usando o tcpdump...

    elimina do filtro pacotes mais comuns como http, smtp, pop e talz... e filtra o trafego

    []'s

  3. #3

    Padrão Tráfego alto na AP2000

    Ja fiz isso.. scaniei as portar mais comuns... 445.. 137.. 136.. 135... achou alguns mais ja limpei... e continua o tráfego alto...

  4. #4

    Padrão Tráfego alto na AP2000

    postae parte do seu trafego... a saida do tcpdump quando o trafego tah mto alto...

    []'s

  5. #5

    Padrão Tráfego alto na AP2000

    vou esperar ficar alto e posto aqui... valew....

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Tráfego alto na AP2000

    quantos clientes vc pendurou neste AP2000 ? quais os kits clientes (qtde de cada) estah utilizando?

  7. #7

    Padrão Tráfego alto na AP2000

    Como está o seu limitador de banda, funcionando direitinho? Quantos clientes vc tem, e quanto de link vc dá pra eles?

  8. #8

    Padrão Tráfego alto na AP2000

    Em média 40 clientes... que variam de 64kbps a 265kbps... e o fracionador de banda funciona perfeitamente.. é um software proprietário..... o estranho é o no mrtg ele só acusa tráfego alto na interface wireless... no cabo ele mosta 400 kpbs... e esse tráfego alto é na upload da interface... na downloads ta em 200 kbps...

  9. #9

    Padrão Tráfego alto na AP2000

    Esqueci de mencionar os equipamento... tem Orinoco, Linksys, Edimax, D-Link... linksys e edimax tem poucos.. 3 de cada... e Orinoco tem 10 e o resto é D-link 520 e 520+... ta uma salada... hehe

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Tráfego alto na AP2000

    upload alto norrmalmente eh usuario com virus disparando na rede... fora isso desabilita o broadcast ssid dos clientes (se tiver como eh claro - os edimax tem). Tem um tal de power saving... desabilita isso tb. Deixa as configuracoes soh com o essencial... bloqueie o IntraBSS no AP2000, use regras de iptables e do TC para dar prioridade aos pacotes de http, pop, smtp (servicos essenciais).

  11. #11

    Padrão Tráfego alto na AP2000

    Tráfego alto de upload é vírus ou os kazaa e emules da vida....

  12. #12

    Padrão Tráfego alto na AP2000

    Acho que vocês não entenderam... é o Access Point é que esta mandando esse tráfego alto... abaixo segue o gráfico do mrtg para vocês darem uma olhada...
    Esse é da interface Sem Fio = www.gsurf.com.br/bridge/mrtg_wlan.bmp
    Esse é da Ethernet = www.gsurf.com.br/bridge/mrtg_eth.bmp
    Valew pessoal...

  13. #13

    Padrão Tráfego alto na AP2000

    Cara, quanto de link vc tem contratado? Esses 10 Mb é real mesmo??

  14. #14

    Padrão Tráfego alto na AP2000

    Tenho esse mesmo problema aqui com o AP2500... O MRTG monitora o tráfego da ETH do AP (porta de rede), além de monitorar meus 2 cartões. O tráfego na ETH do AP (que é a saída para o servidor/link) tá tudo certo: meu link é de 1 mega e o tráfego máximo nela chega a 1 Mb tbem.
    O tráfego alto está no monitoramento dos cartões do AP, mais especificamente no tráfego de saída do cartão... No meu caso, chega a dar picos de 11 megas, e quando acontece isso, a rede fica uma m....

    Acredito que isso deva acontecer porque as máquinas windows dos meus clientes devem ficar "varrendo" a rede para procurar outras estações/recursos compartilhados na rede...

    Seguem algumas dicas que diminuíram um pouco o tráfego:

    1º - Configure um alias com máscara 255.255.255.252 no servidor para cada cliente wireless, para que cada um fique em uma classe diferente (isso impede que os clientes se "enxerguem" ou troquem dados diretamente um com o outro, sem passar pelo servidor com controle de banda);

    2º - Nos clientes, deixe habilitado para a interface de internet somente o protocolo TCP/IP. Cas o cliente tiver o Windows XP, desabilite também o Cliente para redes Microsoft na interface internet;

    3º - Bloqueie os protocolos IPX e NetBeui no AP e no servidor Linux (via iptables);

    4º - No AP2000, ative a opção Disable IntraBSS, pois isso também evitará que uma máquina enxergue a outra; também configure o Packet Forwarding com a MAC da placa de rede do servidor que faz o gateway, isso forçará a saída de qualquer pacote que entre pelos cartões para o teu servidor (onde vc pode monitorar e controlar todo tráfego).

    Espero ter ajudado, mas sempre uma nova dica vai bem. Alguém tem algum comentário a respeito???

  15. #15
    Muther/Dead
    Visitante

    Padrão Trafego no Wire

    Tenho algo parecido aqui... e é a galera dos games jagando entre si na rede, eles. já crei interfacer virtuais com ip´s diferentes e sub redes diferentes, mas o CS acha a rede e ai veio, a taxa vai lá pra cima são cerca de 50 usuarios que estao fazendo isso, diminui o up deles no cbq e nada.. aida tô penando.. se alguem tem alguma luz agradeço...

    Abraços...

  16. #16

    Padrão Tráfego alto na AP2000

    Bom, o intraBSS bloqueado deveria solucionar estes problemas com games, pelo menos na teoria...

    Sobre criar as interfaces virtuais para cada cliente... é só criar a eth1:0 (e assim por diante), para cada IP de cliente, com máscara 255.255.255.252?

    E no cliente, fica essa mesma máscara?

    [ ]'s
    Denilson

  17. #17
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Trafego no Wire

    Citação Postado originalmente por Muther/Dead
    Tenho algo parecido aqui... e é a galera dos games jagando entre si na rede, eles. já crei interfacer virtuais com ip´s diferentes e sub redes diferentes, mas o CS acha a rede e ai veio, a taxa vai lá pra cima são cerca de 50 usuarios que estao fazendo isso, diminui o up deles no cbq e nada.. aida tô penando.. se alguem tem alguma luz agradeço...

    Abraços...
    O CS nao precisa se conectar em portas especificas nao? se precisar bloqueia essas portas tanto no AP qto no GW.

  18. #18

    Padrão Tráfego alto na AP2000

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Tenho esse mesmo problema aqui com o AP2500... O MRTG monitora o tráfego da ETH do AP (porta de rede), além de monitorar meus 2 cartões. O tráfego na ETH do AP (que é a saída para o servidor/link) tá tudo certo: meu link é de 1 mega e o tráfego máximo nela chega a 1 Mb tbem.
    O tráfego alto está no monitoramento dos cartões do AP, mais especificamente no tráfego de saída do cartão... No meu caso, chega a dar picos de 11 megas, e quando acontece isso, a rede fica uma m....

    Acredito que isso deva acontecer porque as máquinas windows dos meus clientes devem ficar "varrendo" a rede para procurar outras estações/recursos compartilhados na rede...

    Seguem algumas dicas que diminuíram um pouco o tráfego:

    1º - Configure um alias com máscara 255.255.255.252 no servidor para cada cliente wireless, para que cada um fique em uma classe diferente (isso impede que os clientes se "enxerguem" ou troquem dados diretamente um com o outro, sem passar pelo servidor com controle de banda);

    2º - Nos clientes, deixe habilitado para a interface de internet somente o protocolo TCP/IP. Cas o cliente tiver o Windows XP, desabilite também o Cliente para redes Microsoft na interface internet;

    3º - Bloqueie os protocolos IPX e NetBeui no AP e no servidor Linux (via iptables);

    4º - No AP2000, ative a opção Disable IntraBSS, pois isso também evitará que uma máquina enxergue a outra; também configure o Packet Forwarding com a MAC da placa de rede do servidor que faz o gateway, isso forçará a saída de qualquer pacote que entre pelos cartões para o teu servidor (onde vc pode monitorar e controlar todo tráfego).

    Espero ter ajudado, mas sempre uma nova dica vai bem. Alguém tem algum comentário a respeito???
    Cara... ja fiz tudo isso.. menos o das subredes... mais isso não sei se é o problema... estou desconfiado é das taxas de erros... estou a procura de um software snmp para poder analisar os dados que ela passa...

  19. #19

    Padrão Tráfego alto na AP2000

    Então, analisando todas as mensagens anteriores, acho que podemos concluir algo (me corrijam se estiver errado):

    - O alto tráfego nos cartões não pode ser causado por tráfego entre os clientes (IntraBSS e vários IP Alias naum permitem);
    - Falta de controle de banda tbem naum pode ser;

    Sobram somente 2 possibilidades:
    1ª - As máquinas dos clientes fazendo a famosa "varredura" na rede procurando por recursos compartilhados (o XP instala automaticamente impressoras da rede e cria atalhos para pastas compartilhadas);
    2ª - As inúmeras tentativas do AP para enviar pacotes destinados a uma estação (cliente) que no momento não podem recebe-lo (sinal fraco, etc...).

  20. #20

    Padrão Tráfego alto na AP2000

    Cara tive olhando as informações que a ap-2000 mostra em cada interface.. vi que multiple retry estava muito mais alto que nas outras ap-2000 que não da problema... levando em conta o uptime e count packages... acho que ajudasse a resolver o problema que estava me tirando o sono.... Valew... vou mexer nos clientes que estão com o sinal fraco... Valew mesmo..