+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão apache IP fixo sem domínio

    Pessoa,,

    Tenho um probleminha simples que me persegue em alguns clientes que não tem o domínio na empresa (que está em algum provedor)
    Não sou desenvolvedor de páginas, por isso, acho que minha dúvida é simples.
    Sempre que instalo um webserver, crio uma página simples para poder realisar alguns serviços via web (tipo criar usuário, visualizar relatórios do Sarg, etc.)

    O meu problema está ai. Por exemplo, alguns links cgi, que deveria ficar do tipo http://dominio.com.br/cgi-bin/script, como não tenho domínio, tenho que criar http://192.168.0.1/cgi-bin/script.
    Dessa forma funciona internamente, mas quando acesso via Internet, dá erro, devido ao IP inválido. Se mudo para o IP válido na Internet, funciona remotamente, mas não funciona internamente.

    Como posso contornar esse problema?


    Valeu!

  2. #2
    felco
    Visitante

    Padrão apache IP fixo sem domínio

    Hummm vc tem que alterar o IP dentro do CGI ou na conf do Apache, os CGI sao Perl, C, PHP ou oq?

  3. #3

    Padrão apache IP fixo sem domínio

    Ai é q tá.
    São gerados por programas do tipo Mailgraph, openwebmail, etc.
    Se tiver que elterar todos manualmente, to ferrado.
    Penso que poderia ser feito via Apache.
    Como ?

  4. #4
    felco
    Visitante

    Padrão apache IP fixo sem domínio

    Vc pode usar um dominio dinamico tipo www.no-ip.org eh gratis eh vc consegue utilizar um dominio valido sem problemas

  5. #5

    Padrão apache IP fixo sem domínio

    Eu uso o no-ip e funciona que é uma beleza.

  6. #6

    Padrão apache IP fixo sem domínio

    Mais um problema:

    Configurei o dominio no-ip, e tá funcionando, porém quando acesso de fora de minha rede. Na minha rede interna, se digitar http://dominio.no-ip.info, ele acusa que a conexão foi recusada.
    Se tentar acessar o domínio no-ip através de um cliente meu, funciona.

    Alguém tem uma idéia?


    Valeu!

  7. #7
    felco
    Visitante

    Padrão apache IP fixo sem domínio

    Pois eh, eu tenho esse problema aqui tambem, no meu caso eh parte fisica nao adianta criar regras que nao funciona, no seu caso talvez seja isso talvez seja como seu router (que em cima do seu Firewall) trabalha, uma solucao seria criar um nome no DNS para o IP interno desse servico, assim o pessoal na rede interna usaria o nome interno e vc externamente usaria o dominio no-ip

  8. #8

    Padrão apache IP fixo sem domínio

    Então vou ter que ter dois links para cada script? Um interno e outro externo?

  9. #9
    Visitante

    Padrão apache IP fixo sem domínio

    Vocês poderiam clariar o problema?

    Eu tenho clientes com essa estrutura e não tenho problemas.

    Ter um DNS interno resolve muito.
    Outra coisa é saber que se for conexão via internet de cabo comum a rede interna não consegue acessar o ip externo pois o modem não permitir.

    As máquinas internas tem que acessar um ip válido apenas na rede interna. Isso é fato. ( a não ser que configure seu gateway, mas isso é outro papo).

    No DNS interno aponte um dominio qualquer criado para o ip da intranet com o servidor apache. Para acesso externo use no-ip em caso de ip variante ou em caso de ip fixo acesse por ele (você pode pedir ao hospedeiro do domínio para criar um subdominio que aponte para seu ip real).

    O Apache tem que aceitar todas as requisições na porta 80 independente de IP.

    Te tanta maneira de fazer isso !

    Me digam exatamente o problema.

    Rafael

  10. #10
    felco
    Visitante

    Padrão apache IP fixo sem domínio

    Em teoria sim... seria o certo
    Mas na pratica como seu server DNS trabalha apenas internamente vc criaria a mesma zona do no-ip no seu DNS interno, tipo se vc usa apache.no-ip.org
    vc criaria a zona no-ip.org no seu DNS eh adcionaria o registro A apache para o IP interno, entao qndo alguem for consultar o IP de apache.no-ip.org ele indicaria o IP interno, mas deve-se tomar cuidado com isso porque seu DNS deve ainda fazer forward pq ele nao vai ser capaz de responder outras requisicoes por ex. uol.com.br ele vai desconhecer esse dominio, uma solucao mais simples porem mais trabalhosa seria aplicar em todas as maquinas que vao acessar esse endereco uma linha no arquivo hosts indicando o IP interno para o endereco do no-ip ha menos que as maquinas estejam consultando o DNS antes do hosts funcionara sem problema, isso tudo eh uma solucao "porca" o certo seria fazer tudo no Firewall por NAT

  11. #11
    Visitante

    Padrão apache IP fixo sem domínio

    Não é necessário tudo isso.

    Veja só.

    A empresa tem um domínio externo empresa.com.br.
    Esse domínio possui alguns registros:

    smtp.empresa.com.br. --> 200.x.x.25
    pop.empresa.com.br. --> 200.x.x.110
    webmail.empresa.com.br. --> 200.x.x.80
    www.empresa.com.br. --> 200.x.x.80
    ftp.empresa.com.br. --> 200.x.x.21

    Cada subdominio aponta para um ip definido pelo hospedeiro externo deles.

    A Solução do acesso externo:

    Solicite que esse hospedeiro crie um subdominio qualquer
    ex: matriz.empresa.com.br --> aponte para o ip fixo da conexão

    Agora você tem um nome apontando para seu ip interno que resolve a primeira epata do problema que é o acesso externo.

    A solução do acesso interno:

    Crie em sua rede interna um servidor DNS.
    Nesse servidor DNS registre o mesmo dóminio que no seu hospedeiro: empresa.com.br

    ATENÇÃO: coloque os mesmos registros apontando para os mesmos IPs que seu hospedeiro aponta. Não esquece de setar o MX.

    smtp.empresa.com.br. --> 200.x.x.25
    pop.empresa.com.br. --> 200.x.x.110
    webmail.empresa.com.br. --> 200.x.x.80
    www.empresa.com.br. --> 200.x.x.80
    ftp.empresa.com.br. --> 200.x.x.21

    Quando for inserir o subdominio matriz.empresa.com.br você aponta para o ip da intranet (VC NÃO PODE COLOCAR O IP REAL).

    matriz.empresa.com.br ---> 10.0.0.x

    Pronto. Coloque o apache para responder nesse subdominio matriz.empresa.com.br .

    Coloque todas as máquinas da sua rede interna para usar esse DNS interno e está feito.

    Isso resolve seu problema.

    Se tiver dúvidas poste ai que estou de olho.
    Essa solução uso em meus clientes.

    Abraços

    Rafael

  12. #12
    Visitante

    Padrão apache IP fixo sem domínio

    Outra solução mais simples é configurar o Gateway para redirecionar pacotes.

    O pacote recebido no gateway deve ser redirecionado para o ip correto.

    iptables -t nat -A PREROUTING -t nat -p tcp -d 200.x.x.x --dport 80 -j DNAT --to 10.0.0.x:80

    200.x.x.x -> ip externo
    10.0.0.x -> ip interno da máquina com apache.


    Isso também resolve.

    Veja o que acho melhor.

    Dúvidas poste ai.

    Abraços

    Rafael

  13. #13
    felco
    Visitante

    Padrão apache IP fixo sem domínio

    Ele nao tem DNS externo...

  14. #14
    Visitante

    Padrão apache IP fixo sem domínio

    Parece ter.

    O domínio da empresa está em um provedor externo.
    Esse é o DNS externo. Não é controlado por ele. Ele apenas é cliente e pede os dados para criar o interno e criar o subdominio.

    A segunda solução atende também.

    Rafael

  15. #15
    felco
    Visitante

    Padrão apache IP fixo sem domínio

    Tenho um probleminha simples que me persegue em alguns clientes que não tem o domínio na empresa
    não tem o domínio na empresa

    Por isso mesmo a galera sugeriu que ele se cadastrasse em um DNS dinamico para ter um dominio valido