+ Responder ao Tópico



  1. #1
    reyero
    Visitante

    Padrão o que é novel?

    olá pessoal, sou iniciates dos iniciates nassa área, gostaria de saber oq ue é novel, se alguem tem alguma apostila em portuga, imagem do ambiente de trabalho, tudo vale no inicil

    ts,

  2. #2
    whinston
    Visitante

    Padrão novell

    ola meu caro, novell já foi sinônimo de rede há uns tempos atrás com um produto chamado novell netware, eu mesmo sou certificado CNA (o primeiro nivel deles) e atualmente tenho pouquissimos clientes, sendo que a maioria eu mesmo migrei pra Win200x ou Linux.
    no meu ponto de vista oq causo uma grande queda na novell foi o grande valor das licenças, q desistimulou muito o uso o produto, tendo opcoes similares, mais baratas ou ate gratuitos, como no caso do linux.
    um grande diferencial deles eh o NDS, q eh uma arvore de diretorios, onde o administrador "controla" a rede. a microsoft tentou licenciar o produto pra colocar no windows2000, mas não entraram em acordo e ela acabou desenvolvendo o Active Directory.
    recentemente a novell comprou uma conhecida distribuição Linux e está tentando voltar a ativa. no meu humilde ponto de vista, se juntasse todo o poder do linux pra internet, com toda facilidade de gerenciamento de arquivos, perfis, desktop remotos, etc. da Novell, a MS podia começar a chorar agora.
    creio que vc possa se informar melhor em www.novell.com.br (antigamente o site tinha pouco material em portugues-br, conforme vc ia clicando no links ele te remetia pro site americano). abraços

  3. #3
    the_file
    Visitante

    Padrão novell

    A novell hoje esta focada em portar seus produtos, como exemplo o e-Directory (antigo NDS), o ZenWorks, o Groupwise entre outros para funcionar com outras plataformas, como Linux e Windows. A novell pecou em relação ao netware, como já comentou o whinston em relacao ao preco, mas tbm em relacao a marketing, coisa que a MS faz muito bem. Tanto que o AD nada mais eh que uma tentativa de imitar o e-directory.

    Tbm tenho clientes com Netware e MS e Linux, e garanto pra vc que os que mais me dao dor de cabeca sao os da MS, os LInux e Netware quase nao incomadam.

    O Netware ja esta na versao 6.5, e é um excelente sistema operacinoal. O sistema de arquivos e a parte a impressao são excelentes, a estabilidade muito boa.

    em relacao a documentacao acesse http://www.novell.com/pt-br/documentation/ , mas dependendo da sua versao do Netware já nao tem mais muita coisa. Qual seu Netware? talvez eu tenha alguma coisa em arquivo e possa te enviar.

  4. #4

    Padrão o que é novel?

    Resumidamente e completando..
    A Novel era um sistema operacional muito utilizado ha algum tempo, como servidor de rede.
    O que aconteceu foi que com o advento do windows, usuário preguićosos e licenćas caras demais, a microsoft engoliu a novell, que perdeu muito mercado devido ao seu sistema de "dificil configuracao".....


    Abraćos
    Dirceu

  5. #5
    whinston
    Visitante

    Padrão outras opcoes

    eu tenho um cliente com novell6 e fiquei pasmo qdo vi que tem servidor web (alias, o apache), servidor de email, etc.. ela tento ir atras do prejuizo, adicionando novas funcionalidades, embora eu ache que o mais adequado eh usar o linux de base e instalar os pacotes da novell a parte, como o e-directory.
    outra coisa que me recordo na novell 4.12, na qual eu sou certificado, era que tudo era baseado nos famosos .nlm, que eram modulos (programas) que vc carregava e kse nenhum fabricante kis entrar na moda e portar seus programas pra novell. o grande fator de sucesso da microsoft, nao eh ser melhor e sim ter mais opcoes e uma grande base instalada, assim sendo, varios fornecedores (grandes ou de fundo de quintal) fazem programas para a plataforma.
    gostaria de ver a novell como uma empresa de serviços com a IBM esta se tornando og. a iniciativa de comprar uma empresa linux foi muito legal. seria mais legal ainda, por alguns produtos deles em GPL e vender os serviços, ao inves do soft.

  6. #6

    Padrão o que é novel?

    So pra informar que apos a compra do SuSE linux a novell ta tentando começar um programa de migração de netware pra linux ou seja por todas as funcionalidades do netware no linux e so trabalhar com linux, inclusive ja soube de empresas que ela, junto com a empresa começou um processo de migração.

    Falows

  7. #7

    Padrão o que é novel?

    Isso mesmo, esqueci desta parte importantíssima... Todo mundo comećou a desenvolver para o windows, pois era mais fácil do que desenvolver para novell ai a novel foi por água abaixo... Assim como o OS/2 da IBM...
    Mas isso é história para outro tópico

  8. #8
    whinston
    Visitante

    Padrão small business starter pack - free

    Se vc quiser conhecer a Novell pode começar com uma solução "gratiz" chamada small business starter pack. Ela tem todos os recursos da Novell paga, mas é limitada a 5 usuários. Mais que isto, paga-se US$ 70 por cliente, US$ 300 para 5 ou US$ 1.250 para 25. Sirva-se a vontade

  9. #9
    reyero
    Visitante

    Padrão configurando rede Novell

    potz, legal pacas.
    agora que já sei o que, como surgiu e tudo,
    gostaria de saber como montar uma rede com servidor novell para rodar um software.
    se alguem tiver uma apostila ou tuto, vai ajudar p k7.
    valew!