+ Responder ao Tópico



  1. #1
    alesandro
    Visitante

    Padrão logica x fisica

    Alguem sabe me dizer a diferença entre a formatação logica e fisica de um H.D??????

  2. #2

    Padrão logica x fisica

    a logica, marca os clusters como regravaveis, sem destruir a tabela d particoes

    a fisica, destroi a tabela d particoes e tdos os clusters, reconstruindo logo em seguida os clusters, d acordo com a disponibilidade d gravacao do mesmo...

    []'s

  3. #3
    barata branca o sumido
    Visitante

    Padrão logica x fisica

    e ai galera.. blz??? pois é, vou voltar ao forum em breve... to sem tempo com a parada da USP...
    ai maluco, a parada é a seguinte, o HD é cheio de zerinho e um, tb conhecido como código binário(ou bilaw se quiser ), a formatação lógica apaga o endereço na partição, tipo, vc mora na rua maria madalena, ai vc vai la no correio e apaga teu endereço, vc vai existir, mas ninguem sabe aonde vc está certo? e a formatação fisica é qdo ele apaga esses zerin e um.. ou seja, os dado... é uma coisa meio escrota, q so japones explica ... entendeu?
    flWWWWWWWWWWWWWW!!!

  4. #4
    barata branca o sumido
    Visitante

    Padrão logica x fisica

    vale a penah lembrar q formatação é a ação ou ato de formatar algo... .. ou seja, de bota-lo sob um formato... o formato é padronizado, partindo disso temos como formatação. não apagar os dados, mas sim botar o sistema de arquivos... mas q eh possivel apagar os dados eh sim
    FLWWWWWWWWWW!!!

  5. #5

    Padrão logica x fisica

    Que eu saiba, a tabela de partições não tem relação alguma com o tipo de formatação.
    AFAIK!

    Bom, uma formatação lógica simplesmente "desliga o bit" dos nodes do arquivo, ele ainda está lá, porém o sistema operacional não nos mostra. Por isto existem várias ferramentas como "unformat" no DOS, o que elas fazem é o inverso, "ativam o bit", mas para isto precisam fazer uma procura no disco, para encontrar o início de cada arquivo, é como o seu endereço, se o correio tiver ele, ele manda cartas, se não tiver, ele não tem como mandar, só "varrendo" a cidade inteira para encontrar você =)
    E uma formatação física "zera" todos nodes.

  6. #6

    Padrão logica x fisica

    Citação Postado originalmente por ph0enix
    Que eu saiba, a tabela de partições não tem relação alguma com o tipo de formatação.
    AFAIK!

    Bom, uma formatação lógica simplesmente "desliga o bit" dos nodes do arquivo, ele ainda está lá, porém o sistema operacional não nos mostra. Por isto existem várias ferramentas como "unformat" no DOS, o que elas fazem é o inverso, "ativam o bit", mas para isto precisam fazer uma procura no disco, para encontrar o início de cada arquivo, é como o seu endereço, se o correio tiver ele, ele manda cartas, se não tiver, ele não tem como mandar, só "varrendo" a cidade inteira para encontrar você =)
    E uma formatação física "zera" todos nodes.

    como naum??

    se vc formata fisicamente o hd e dpois abre um fdisk da vida, as particoes naum estaum mais lah hehehehe

  7. #7
    gmlinux
    Visitante

    Padrão logica x fisica

    Na verdade, a formatação fisica era um procedimento imprecindivel nos discos MFM, da época dos XTs, como a controladora do disco era separado do próprio disco, era necessário este procedimento para "casar" o sistema de disco.
    O processo consiste, entre outras coisas, de marcar setores ruins e remapea-los em regiões reservadas a isto do disco.
    Ja a formatação lógica, consiste em gravar no disco, as estruturas de dados do sistema de arquivo.
    bem, é mais ou menos isto...

  8. #8
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão logica x fisica

    olha.
    que eu me lembre......
    acho que o nome formataçaão fisica e lógica não era bem para isso
    me avisem se eu estiver errado.
    Mas oq foi dito é verdade.
    na formatação "física" os dados não são bem apagadas, eles são sobrescritos com zeros.
    eu lembro disso por causa da ferramenta Zerofill.
    Que é uma formatação "fisica" mas tb marca partes defeituosas do hd
    tornando os defeitos invisiveis ao SO.

  9. #9

    Padrão logica x fisica

    demiurgo, acho que depende da ferramenta, eu utilizei uma que deixava eu escolher uma partição do disco pra fazer a formatação física. Logo, outras devem fazer uma formatação física completa.

    Super_Diaulas, apagar é uma forma de dizer, pois nem a memória você apaga, você preenche com 0x0.

  10. #10
    alesandro
    Visitante

    Padrão logica x fisica

    antes tarde do que nunca mas valeu pelas explicações ai galera

  11. #11
    Calango
    Visitante

    Padrão Formatação Física

    Posso discordar de todos vcs? Então, a formatação física é feita apenas na fábrica ao final do processo de fabricação, e consiste em dividir o disco virgem em trilhas, setores e cilindros. É fácil identificar a formatação física que foi executada verificando-se no setup da BIOS as informações do HD como setores, cilindros, cabeças e trilhas, a formatação física é feita apenas uma vez, e não pode ser desfeita ou refeita através de software. Para que este disco possa ser reconhecido e utilizado pelo sistema operacional, é necessária uma nova formatação, chamada de formatação lógica. Ao contrário da formatação física, a formatação lógica não altera a estrutura física do disco rígido, e pode ser desfeita e refeita quantas vezes for preciso, através do comando FORMAT do DOS por exemplo, esse desliga o bit de identificação do arquivo. No caso de zerar o HD apagando inclusive as informações, impossibilitando a utilização do unformat é necessário utilizar o FDISK e excluir a partição e em seguida criar uma nova, ou seja, isso irá apagar por definitivo o que estava gravado. É fácil entender, basta saber que o que é FÍSICO só muda na marreta e o que é LÓGICO pode mudar com uma boa conversa...

  12. #12

    Padrão logica x fisica

    Desfazer uma partição com fdisk não apaga os dados do arquivos antes contidos na mesma. Senão não daria pra recuperar uma partição.. ou estou enganado ?