+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas em PTP com AP2000

    Pessoal,

    Vejam minha situacao. Coloquei aquele link pra rodar e a velocidade media nunca passa de 250 Kbps. Fiz um screen do teste e gravei o log. Se alguem souber alguma coisa me avisa!

    DADOS: Uso duas AP2000 em modo WDS. Uma delas liga outro PTP em outra direcao (este esta com mais de 1,5 Mbps de media de velocidade). Abaixo os links dos testes que fiz.

    http://downloads.cnett.com.br/pessoa...ess/ptpcan.log

    http://downloads.cnett.com.br/pessoa...ess/ptpcan.png

    Att,

    Nataniel Klug

  2. #2

    Padrão Problemas em PTP com AP2000

    manda fazer algum download pesado pra ver se a banda pesa mais...

    []'s

  3. #3

    Padrão Problemas em PTP com AP2000

    Cara, não deu pra entender onde vc está tendo problema, terá q explicar melhor...

    Onde o download está lento? Um kit cliente ligado no 2º Ap2000, que pega o link via WDS do primeiro AP2000?

    Agora, vc reparou que os 1019 pacotes recebidos trafegaram a apenas 1 Mbps???

    [ ]'s
    Denilson

  4. #4

    Padrão Problemas em PTP com AP2000

    Citação Postado originalmente por demiurgo
    manda fazer algum download pesado pra ver se a banda pesa mais...
    Demiurgo,

    Obrigado pela resposta. Mandei fazer um download de 300 Mb e ficou estável nesta velocidade. A qualidade do sinal não mudou ficou estável. O ping fica entre 200 e 250 ms e perde 10% do pacotes (durante o download), sem download perde menos de 1% dos pacotes e fica em 3 ms.

    Att,

    Nataniel Klug

  5. #5

    Padrão Problemas em PTP com AP2000

    Citação Postado originalmente por denilson_rocha
    Cara, não deu pra entender onde vc está tendo problema, terá q explicar melhor...

    Onde o download está lento? Um kit cliente ligado no 2º Ap2000, que pega o link via WDS do primeiro AP2000?

    Agora, vc reparou que os 1019 pacotes recebidos trafegaram a apenas 1 Mbps???
    Denilson,

    Blz... Vou tentar explicar melhor. Tenho a seguinte topologia:

    server1 <-> AP2000(Slot A - WDS) >-< AP2000(Slot A - WDS) <-> server2

    Eu to ligado no server2 em uma porta de rede e a velocidade entre o server1 e o server2 fica em 250 Kbps. Coloquei o primeiro AP2000 em modo AP e liguei meu laptop direto na antena.

    Eu sei que trafegou tudo a 1 Mbps. O que quero saber é porque?! Se o meu SNR esta sobrando sinal para rodar ate 11 Mbps.

    Att,

    Nataniel Klug

  6. #6

    Padrão Problemas em PTP com AP2000

    Como diria Jack the Ripper, vamos por partes:

    1ª dúvida:
    O log e a imagem q vc disponibilizou são do client manager do notebook, conectado via wireless em um dos AP2000, certo? Em qual deles, no 1º ou no 2º?

    2ª dúvida:
    O server2 está conectado via ethernet no AP2000, certo?

    3ª dúvida:
    Pelo notebook, qual é a taxa de download (no server2, é 250 kbps, certo)?

    Com essas informações fica mais fácil...

    []'s
    Denilson

  7. #7

    Padrão Problemas em PTP com AP2000

    Citação Postado originalmente por denilson_rocha
    Como diria Jack the Ripper, vamos por partes:

    1ª dúvida:
    O log e a imagem q vc disponibilizou são do client manager do notebook, conectado via wireless em um dos AP2000, certo? Em qual deles, no 1º ou no 2º?

    2ª dúvida:
    O server2 está conectado via ethernet no AP2000, certo?

    3ª dúvida:
    Pelo notebook, qual é a taxa de download (no server2, é 250 kbps, certo)?

    Com essas informações fica mais fácil...
    Denilson,

    1) O LOG e a imagen são do teste feito no ponto remoto, obviamente. Ou seja, o primeiro AP (ligado ao server1) ficou em modo AP e no ponto 2 (que ligaria ao server 2) eu coloquei o cartao diretamente no laptop para testar.

    2) Sim, esta conectado via ethernet.

    3) como eu disse é de 250 Kbps. Tanto pelo laptop quanto diretamento no server2. Não passa disso.

    Att,

    Nataniel Klug

  8. #8

    Padrão Problemas em PTP com AP2000

    Ok, então de qualquer forma vc passa pelos 2 APs. Seria isso, me corrija se eu estiver errado:

    server1 <-> AP2000(Slot A - WDS) >-< AP2000(Slot A - WDS) <-> notebook

    Minha sugestão é vc tentar somente com 1 AP primeiro:

    server1 <-> AP2000(Slot A (AP)) <-> notebook

    E depois testar conectando o notebook na ethernet do 2º AP:

    server1 <-> AP2000(Slot A - WDS) >-< AP2000(Slot A - WDS) <ETHERNET> notebook

    E comparar os resultados. Assim Você fica sabendo onde está a lentidão.

    Espero estar ajudando.

    [ ]'s
    Denilson

  9. #9

    Padrão Problemas em PTP com AP2000

    Denilson,

    Ambos os testes eu ja havia feito e descrito nos posts anteriores... Tu leu eles?

    Em ambos os casos: 1) A partir de apenas um AP2000 em MODO AP ligando via WIRELESS a um laptop com PCMCIA Orinoco da 250 Kbps; 2) a partir de um AP2000 em MODO WDS ligado a outro AP2000 em MODO WDS e ligado com CABO UTP5e CROSS-OVER ao laptop tambem da 250 Kbps.

    PS.: Como eu ia ter aquele screen shot se estivesse passando por dois APs?!

    Att,

    Natganiel Klug

  10. #10

    Padrão Problemas em PTP com AP2000

    É que eu não consegui entender bem, mas agora acho q está claro.

    Bem, se vc se conectou no 1º AP, e teve só 250 kbps, esqueça o WDS, o problema é antes disso. Tem mais clientes nesse 1º AP, ou só vc no notebook? Se tem outros clientes, que velocidade eles conseguem?

    Essa limitação a 1 Mbps pode estar sendo feita no AP ou no notebook. Já conferiu estas configurações?

    Sobre a sua pergunta "Como eu ia ter aquele screen shot se estivesse passando por dois APs?! ", poderia normalmente ser feito se vc se conectasse via wireless no 2º AP. O fato é q vc está conectado via ethernet no 2º AP, aí realmente não tem jeito.

    [ ]'s
    Denilson

  11. #11

    Padrão Problemas em PTP com AP2000

    Denilson,

    Obrigado pelo seu tempo. Não existem mais clientes ligados nesse AP. Apenas o notebook. A configuracao eu ja remexi de 30 formas diferentes e nada.

    Detalhe que no AP2000 - 1 ele tem dois cartoes pcmcia, um deles, do slot b, tem um cartao que manda um PTP em WDS para 18 Km e funciona a 1,8 Mbps. E o cartao que ta ligado no slot a e o que eu conecto com ele pelo notebook.

    Att,

    Nataniel Klug

  12. #12

    Padrão Problemas em PTP com AP2000

    Bem, se um cartão do AP faz o WDS normalmente, e só a conexão com o outro cartão que não está ok, tente o seguinte:

    Pode ser a antena que está no cartão A (ou pigtail). Se for o caso, vc pode colocar até uma direcional para vc testar com o notebook, já que não tem clientes.

    Vc pode só por desencargo de consciência, testar seu notebook fora deste cartão, pra ver se o kit cliente do notebook está ok também.

    [ ]'s
    Denilson

  13. #13

    Padrão Problemas em PTP com AP2000

    Denilson,

    Esse cartão do AP está ligado a um pigtail Hyperlink e uma antena direcional de 27 dBi. Testei meu notebook em outros enlaces e está ok. Também testei o pigtail e o cartão deste ponto, só não pude testar a antena porque ela é muito pesada pra tirar da torre.

    Hoje vou tentar com outro cartão na outra ponta. Coloquei um amplificador de 1W na torre e continuou dando na mesma. O SNR subiu de 32/32 para 37/53 dB o que é um absurdo de sinal.

  14. #14

    Padrão Problemas em PTP com AP2000

    Bom, se a antena é difícil de ser tirada, de repente vc pode instalar outra sem remover a q está lá. Mesmo que seja uma outra direcional, só pra vc testar... Mas aparentemente é a única coisa q não foi testada...

    E pode tentar trocar o cartão tb. Apesar de nunca ter visto um erro desses em cartões, eu não deixaria de tentar....

    [ ]'s
    Denilson

  15. #15

    Padrão Problemas em PTP com AP2000

    Denilson,

    Fiz o que você falou sobre trocar as antenas. Sofri a manha inteira e deu na mesma. Aproveitei e troquei cabos, conectores, pigtail e cartões.

    Simplesmente não adiantou nada. Tenho signal em -77 nas duas pontas, ruído em -99 e SNR em média em 32 dBm.

    A velocidade máxima que alcancou na outra ponta foi de 250 Kbps. Agora eu tentei colocar uma WET11 em modo Infraestruture e consegui um aumento de velocidade para 315 Kbps. Já foi uma melhora considerável.

    Vou continuar os testes hoje e amanhã. Obrigado pela sua ajuda.

  16. #16

    Padrão Problemas em PTP com AP2000

    não há algua rede elétrica próxima ou alguma estrutura metálica grande (tipo telhado de ginásio ) próxima à sua repetidora? não há nada que possa estar interferindo na propagação do mesmo? sua perda de pacotes está entre o cliente e o AP ou vc pinga pra fora?
    já tentou descartar o problema de comunicação wireless e sim o seu servidor? que tal testar sua placa de rede ou servidor? tem controle de banda nele?

  17. #17

    Padrão Problemas em PTP com AP2000

    Citação Postado originalmente por Jim
    não há algua rede elétrica próxima ou alguma estrutura metálica grande (tipo telhado de ginásio ) próxima à sua repetidora? não há nada que possa estar interferindo na propagação do mesmo? sua perda de pacotes está entre o cliente e o AP ou vc pinga pra fora?
    já tentou descartar o problema de comunicação wireless e sim o seu servidor? que tal testar sua placa de rede ou servidor? tem controle de banda nele?
    Jim,

    Quanta pergunta... Vamos as respostas:

    1) Não existe nenhuma rede elétrica nem construções em nenhum dos pontos. No ponto 1 eu tenho mais 4 enlaces PTP e todos estão perfeitos. Detalhe que todos eles são para direções opostas a este que tem o problema. Se houver alguma rede elétrica ela deixaria dar sinal perfeito (SNR e Signal) e deixaria da mesma forma a velocidade baixa?

    2) Imagino que não pois a visada é limpa.

    3) Só existe um cliente ligado a esse AP. E entre este cliente e o AP eu tenho perga de pacotes e velocidade baixa (veja o gráfico de teste que fiz e tem na primeira mensagem).

    4) Não é possível que seja no servidor pois o mesmo servidor manda dados para esta AP2000 (com dois cartões) e um deles manda sinal para outro PTP a 18 Km a 2 Mbps. Portanto servidor e controles no servidor estão ok.

  18. #18

    Padrão Problemas em PTP com AP2000

    Boa sorte, cara....

    Realmente parece estar tudo testado e ainda não funciona... bom, tenha certeza de uma coisa: ou vc tem um problema muito atípico ou é alguma coisa muito besta que esquecemos de citar...

    Qualquer evolução, poste aí!

    Um abraço
    Denilson

  19. #19

    Padrão Problemas em PTP com AP2000

    Denilson,

    Hoje passei a manha toda lidando com o enalce. Tentei trocar o slot do AP2000 (imaginando que poderia ser isso) e não deu em nada.

    Fiquei intrigado com algo que tu falou sobre as linhas de energia. No ponto 2 logo a frente do rádio, uns 20 metros, tem dois postes convencionais com linhas normais de cidade. Estão exatamente a frente da antena.

    Vou tentar colocar um notebook em algum local que não passe por estes fios e testar.

    Att,

    Nataniel Klug

  20. #20

    Padrão Problemas em PTP com AP2000

    Realmente é algo que você deve considerar. Aqueles 3 fios mais altos do poste são de alta tensão, e carregam 40.000 volts (se não me engano).

    Um teste em outro lugar seria interessante.

    Poste aí os resultados!

    Um abraço
    Denilson