+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão /home no windows 2003

    ae! como faço para que a home dos utilizadores linux, seja em um disco na rede, por exemplo via samba ou FTPFS.. existe alguma maneira?

  2. #2

    Padrão Re: /home no windows 2003

    Citação Postado originalmente por The-shadow
    ae! como faço para que a home dos utilizadores linux, seja em um disco na rede, por exemplo via samba ou FTPFS.. existe alguma maneira?
    Cara compartilha ela via samba, e depois monta ela no comp do cara como um disco de rede, ae usa o mesmo login e senha do windows do cara no samba e pronto, cada vez que ele logar o compartilhamento ja entra tb.

    falows

  3. #3

    Padrão /home no windows 2003

    sim, foi o que eu fiz, já consegui com que o usuario conseguisse ter acesso mesmo sem sendo root, porem outros usuarios apesar de n poderem modificar nada, podem ler
    eu keria algo do género de um chmod 700 feito pelo fstab
    já ouvi falar do umask, como funca isso?

    ahh e já agora, como sincornizar os ados em tempo real, ou seja sem ter de desmontar a partilha para que ele grave as alterações.. é com o uso da flag "sync" no fstab, suponho... é assim?

  4. #4

    Padrão /home no windows 2003

    o que exatemente gostaria?? pois quando compartilho o /home so o usuario pode ver seus arquivos, qq coisa psota seu smb.conf pra da ruma olhada aqui.

    falows

  5. #5

    Padrão /home no windows 2003

    N .. vc n está a perceber eu n estou a partilhar a /home do servidor linux
    a home do utilizador é num servidor windows!
    ou seja
    ele faz login na consola mas a sua home é num servidor da rede, e n localmente no servidor linux, entendeu?

    na verdade /home/utilizador é um link para /mnt/partilha (ln -s /home/utilizador /mnt/partilha) , caçou?

    está a funcionar tudo bem, o problema é que qualquer utiliador do sistema consegue vizualizar o conteudo dos directorios de outros utilizadores, penso que dá para impedir isso com a flag "umask" no fstab kndo ele monta a partilha do windows 2003, é isso..

  6. #6

    Padrão /home no windows 2003

    Cara ae não sei, o que tinha entendido eh ao contrario mesmo, desculpa ae.

    falows

  7. #7

    Padrão mudando as permissões

    a partição que vc esta montando pegando pela rede ela é ntfs ou fat? vc ja tentou mudar as permissões para cada pasta dando permissão a cada usuario do sistema assim o samba vai requerer uma autenticação o usuario vai precisar estar cadastrado no sistema e no samba . vai dar um pouco de trabalho se for muitos usuarios eu aconselho criar todos os usuarios dentro do linux e montar um pdc não acha? fica mais seguro . no propio site tem varios artigos .

  8. #8

    Padrão /home no windows 2003

    a partição está em NTFS, montar um PDC está fora de questão.. n é o que eu preciso, eu preciso é de ter a home dos usuarios da maquina linux em um disco numa maquina windows via rede, neste momento estou a usar o samba pra me conectar ás homes remotas, existe outra maneira de fazer isso?
    Um abraço[]

  9. #9

    Padrão Duvida sobre ntfs

    Eu estou fazendo um sistema parecido no suse
    é o que eu preciso, eu preciso é de ter a home dos usuarios da maquina linux em um disco numa maquina windows via rede
    usando o samba com a seguinte configuração e nenhum usuario consegui acessar a pasta de outros sem a senha o conf do samba que estou usando é esse depois de testado tu vai ter que colocar o logon da abertura com senha e igual a cadastrada no samba se não , não vai conseguir mapear blz olha se ajuda.
    [global]
    log file = /var/log/samba/%u.log
    lpq command = lpq -P'%p'
    load printers = yes
    ldap ssl = no
    passwd chat = *New*password* %n\n *Retype*new*password* %n\n
    socket options = TCP_NODELAY SO_RCVBUF=8192 SO_SNDBUF=8192
    domain master = Yes
    passwd program = /usr/bin/passwd %u
    lprm command = lprm -P'%p' %j
    netbios aliases = nome do servidor
    lpresume command = lpc release '%p' %j
    print command = lpr -r -P'%p' %s
    printing = cups
    printcap name = cups
    load printer = yes
    server string = pdc
    ldap suffix = dc=example,dc=com
    unix password sync = Yes
    queuepause command = lpc stop '%p'
    workgroup = grupo ou nome do dominio
    os level = 65
    comment =
    lppause command = lpc hold '%p' %j
    queueresume command = lpc start '%p'
    preferred master = Yes
    add machine script = /usr/sbin/useradd -c Machine -d /var/lib/nobody -s /bin/false %m$
    max log size = 100
    domain logons = Yes

    [homes]
    comment = Home Directories
    valid users = %S
    read only = No
    create mask = 0664
    directory mask = 0775
    print command =
    lpq command =
    lprm command =
    lppause command =
    lpresume command =
    queuepause command =
    queueresume command =
    browseable = No