+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configurar 3 placas de rede no Servidor Proxy / Firewall

    Galera, boa noite a todos ........
    Estou tentando instalar e configurar um servidor com Proxy (Squid) e Firewall . Estou utilizando o Conectiva 8.
    No nosso servidor temos 3 placas de rede. Uma para a rede externa e as outras 2 para a rede interna.
    A minha dúvida. Quando vocês instalam um servidor assim, já colocam as 3 placas de rede de uma vez no servidor e vai configurando uma a uma, ou coloca uma placa e configura , depois desliga o servidor e coloca a outra, configura e assim por diante ???
    Feito isso como vocês consegue descobrir por exemplo quem é a eth0 , eth1 e eth2 ???
    Estou perguntando isso porque configurei uma , desliguei o servidor , coloquei a outra , configurei até chegar na última placa. E a cada vez que eu configurava coloquei uma etiqueta na placa identificando quem era quem.
    Só que quando fui conectar os cabos não tinha nada a ver. Peguei o cabo quem vem do modem e coloquei na eth0, e nada respondia, através do comando ping. Fui conectar em outra placa e assim sucessivamente. Acabei descobrindo que o modem não estava na eth0 e sim na eth1. Como vocês identificam isso ??? qual o procedimento correto que vocês adotam ???
    Desde já fico grato a todos .......... 8O

  2. #2
    pflamellas
    Visitante

    Padrão Configurar 3 placas de rede no Servidor Proxy / Firewall

    Amigo,
    quando eu tenho que fazer isso...dou uma olhada antes na Placa Mãe...normalmente ela possui os slot pci numerados....aquyi sempre deu certo...elas seguem a numeração dos slot...Ex: slot pc1 == eth0 slot pci2 ==eth1 slot pc3==eth2 veja a numeração deles
    espero ter ajudado..
    Paulo Fernando Lamellas

  3. #3
    dispatcher
    Visitante

    Padrão Configurar 3 placas de rede no Servidor Proxy / Firewall

    Só complementando:
    se as placas forem diferentes (ou seja, utilizarem modulos diferentes) o que determina quem é eth0 , eth1 ,... é a ordem de carga destes modulos. eth0 = primeiro modulo carregado; eth1 = segundo modulo carregado,... No slackware esta ordem está definida em /etc/rc.d/rc.netdevice. O conectiva deve ter algum arquivo semelhante.

  4. #4

    Padrão Configurar 3 placas de rede no Servidor Proxy / Firewall

    Citação Postado originalmente por dispatcher
    Só complementando:
    se as placas forem diferentes (ou seja, utilizarem modulos diferentes) o que determina quem é eth0 , eth1 ,... é a ordem de carga destes modulos. eth0 = primeiro modulo carregado; eth1 = segundo modulo carregado,... No slackware esta ordem está definida em /etc/rc.d/rc.netdevice. O conectiva deve ter algum arquivo semelhante.
    No Conectiva para cofigurar quem é eth0 ou eeth1 ou ethETECETERA vc entra em /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-ethX

    A ordem dos sots pode funfar tb, porém se uma placa for uma Orinoco (wireless) por exemplo, ele geralmente detecta ela na ultima eth disponível.

    O ideal é daruma testadinha usando o ping e mudando os cabos (caso vc tenha problemas

  5. #5

    Padrão Re: Configurar 3 placas de rede no Servidor Proxy / Firewall

    E ai meu jovem vou dar minha opiniao!!! Posso???
    Bem o negocio e o seguinte eu acredito que na hora da instalaçao as placas de rede ja devam estar no micro,pois desde que a sua distro tenha suporte vai instalar as placas pra vc, mas se vc instalou uma por uma legal tambem e sempre bom saber como fazer isso na hora do apuro!!!
    Quanto ao que vc quer saber em relaçao a quem e quem depois de tudo instalado e o seguinte normalmente nao e regra o linux lista seus dispositivos de cima pra baixo repare que se vc tiver uma placa onbord ela sera eth0,como ja disse isso nao e regra!!!
    Mas se vc quiser ter certeza vc pode editar no conectiva e /etc/conf.modules e verificar quem e eth0 e quem sao as demais!!!


    Valeu mano espero ter ajudado!!! Qualquer coisa posta ai!!!