+ Responder ao Tópico



  1. #1
    spider
    Visitante

    Padrão Criar disco de boot

    E ai Pessoal, instalei o Conectiva 9.0 na minha maquina e nao criei um disco de boot na hora da instalação, como faço para criar um disco agora depois de tudo instalado??? :roll:

  2. #2
    nafre
    Visitante

    Padrão Criar disco de boot

    Gerando disco de inicialização no Linux

    Para gerar disco de inicialização a partir do Linux, é necessário que se tenha a permissão de gravação no dispositivo /dev/fd0 (a unidade de disco flexível).

    Método 1

    Inicialmente, nomeie um disco formatado de 3 1/2 com o nome de disco de inicialização ou algo similar e insira na unidade de disco flexível (não é necessário montar a unidade de disquete).

    Se for necessário, monte o CD de sua distribuição e vá para o diretório /images ou algo semelhante e execute o seguinte comando:

    # dd if=boot.img of=/dev/fd0 bs=1440k

    Para gerar o disco suplementar (o nome do arquivo para disco suplementar poderá variar (e varia) de acordo com sua distribuição); se for necessário, etiquete um segundo disco com a inscrição "disco suplementar", insira na unidade de disco flexível e execute o comando:

    # dd if=supp.img of=/dev/fd0 bs=1440k

    Método 2

    Outro modo interessante de gerar disco de boot Linux é por meio do comando mkbootdisk, para onde precisamos passar alguns parâmetros afim de que seja criado automaticamente o referente disco.

    # mkbootdisk -device /dev/fd0 2.2.17-14cl

    Insira o disquete na unidade. Após inserir o disquete tecle "enter" para confirmar ou "Control+C" para cancelar.

    OBS.: A numeração 2.2.17-14cl é a versão do Kernel que estamos usando. Para saber qual é a sua versão do Kernel, basta usar o comando:

    $ uname -a

    RETIRADO DE http://www.vivaolinux.com.br/artigos...php?codigo=448
    NADA QUE O GOOGLE RESOLVA

  3. #3
    Visitante

    Padrão Criar disco de boot

    Cara... Muito Obrigado... como vc disse"NADA Q O GOOGLE NAO RESOLVA"... isso eh verdade... mas sempre acreditei na comunidade e tinha certeza q aqui no forum alguem me daria um caminho correto sem quebrar a cabeça. !! Valeu

  4. #4
    Fittipaldi
    Visitante

    Padrão Re: Criar disco de boot

    Pessoal, eu fiz isso que foi dito, só que apareceu as seguintes mensagens:
    sh: mcopy: command not found
    /sbin/mkbootdisk: line 197: 5440 Broken pipe syslinux $device
    cp: writing `/tmp/mkbootdisk.EY5429/vmlinuz': No space left on device
    cp: writing `/tmp/mkbootdisk.EY5429/initrd.img': No space left on device
    cat: write error: No space left on device
    cat: write error: No space left on device
    20+0 records in
    20+0 records out

  5. #5
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Re: Criar disco de boot

    "No space left on device" quer dizer que o disco está cheio ou protegido contra gravacao, ou o arquivo é maior que o disco.

    Qualquer duvida volte a postar!

  6. #6
    Fittipaldi
    Visitante

    Padrão Re: Criar disco de boot

    Valeu Fernando. Eu peço desculpas por não ter me expressado corretamente. Eu percebi o fato mencionado, o que eu gostaria de saber é como fazer para resolvê-lo, se tem como gravar em dois disquetes ou gravar em cd, ou, ainda, se tem como gravar no hd pr posterior gravação em cd. Obrigado novamente.
    []s

  7. #7
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Re: Criar disco de boot

    Na verdade se voce possui o CD de instalacao, o uso do diskete é obsoleto.
    Se voce colocar pra bootar com o Cd-Rom dele, quando aparecer a tela de opcoes voce digita:

    imagem root=/dev/hdXY noinitrd ro

    Vou dar um exemplo, sendo minha imagem do kernel bare.i, e minha particao do linux hda1

    bare.i root=/dev/hda1 noinitrd ro

    Feito isso ele dara o boot e entrará no sistema. Qualquer duvida estamos sempre aqui :P


  8. #8
    Fittipaldi
    Visitante

    Padrão Re: Criar disco de boot

    Hummmmmm!!! Agora sim! Valeu pela informação Fernando.
    []s

  9. #9
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Re: Criar disco de boot

    Sem problemas amigo, sempre a disposicao.