+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão para que serve o UID e GID de um user?

    heys pessoal do forum, tenho uma duvida, n sou newbie em linux, alias trabalho mto bem com ele mas há uma coisa que eu nc pesquisei, e que até tenho curiosidade em saber.. para que serve o UID e GID de um user?
    já vi que o 0 é do root, sim, mas pq existe ums maiores que outros?
    é algo tipo "chave primária" de um banco de dados?
    os users com UID's menores têm mais previlegios?
    é essa a minha dúvida, coisa básica mas que eu nc xeguei a saber para que serve :P

  2. #2

    Padrão para que serve o UID e GID de um user?

    The-shadow, o UID e o GID são chaves primárias (PK) das suas "tabelas".
    Mas a "tabela" de usuários, utiliza o GID como chave estrangeira (FK).

    UID significa UserID e GID significa GroupID
    O UID é usado pra muitas coisas, mas principalmente para diferenciar as permissões de acesso a arquivos, etc.
    Já o GID é linkado ao arquivo que que armazena todos grupos, "/etc/group", e ele também define permissões.

    Sobre privilégios, não é verídico dizer que usuários com UID menor possuem mais privilégios, uma vez que cada usuário pode ter permissões definidas pelo root ou por outro superusuário.
    Cada usuário tem um UID diferente, já que é uma chave primária.
    E cada grupo tem um GID diferente, já que também é uma chave primária.
    Mas vários usuários podem ter o mesmo GID, isso acontece porque os grupos tem justamente o conceito de AGRUPAR usuários que possuem permissões em comum.

    Espero ter esclarecido, se restar alguma dúvida, posta aí.

    Abraços

  3. #3

    Padrão para que serve o UID e GID de um user?

    ora mto obrigado.. já desconfiava que fosse algo desse género..
    é k eu kero crar um um user para o meu apache pra n ter de usar a conta nobody do sistema
    como já vi apaches a correr com uid 33, 71, 91 etc etc pensei k tivesse alguma coisa nisso, sendo assim vou mesmo usar o apache uid 666, sounds evil?

    Um abraço[]