+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Novidade!!! É possível com SAMBA

    Senhores,

    Estou precisando da ajuda de vocês, tive uma reunião com meu chefe agora e eles aqui querem migrar o samba que está rodando aqui para windows 2000 server.

    Causas...

    Melhor controle nas permissões de pastas, subpastas e arquivos. E melhor administração.

    Bem tenho essa semana para mostar que o samba pode ser usado além da desculpa e verídica de que eles vão gastar mais grana para isso.

    Dá para fazer com que o Samba se integre com o MySQL em relação a servidor de arquivos e gerenciamento de permissões? Pois que eu saíba só tem trÊs níveis de permissões para os usuário.

    DONO GRUPO DO DONO OUTROS GRUPOS E USUÁRIOS
    RWX - RWX - RWX


    Caso tenha mais me dêem uma luz de como posso fazer.

    Ou o LDAP trabalha assim...


    Preciso de uma solução

  2. #2

    Padrão Novidade!!! É possível com SAMBA

    Bom cara, o que os meus humildes conhecimentos podem te dizer é que fazer com LDAP é algo que fica muito mais robusto e implementável do que com MySQL (embora o banco de dados seja muito robusto também). O negócio é que se você implementar com LDAP, você tem um AD no GNU/Linux (Ou quase, hehe), mas as permissões e tudo o mais ficam mais fáceis de se lidar, sobretudo se você instalar alguma interface para gerenciar isso.

    E sem falar que o SAMBA está melhor implementado para LDAP do que para MySQL.



    Abraços!

  3. #3

    Padrão Novidade!!! É possível com SAMBA



    Então fica melhor como

    Samba como autenticador e LDAP com servidor de arquivo? Ou o inverso?

    Onde tem um tutorial bonzinho que fala sobre o assunto?



  4. #4

    Padrão Novidade!!! É possível com SAMBA

    Citação Postado originalmente por PandaAzul


    Então fica melhor como

    Samba como autenticador e LDAP com servidor de arquivo? Ou o inverso?

    Onde tem um tutorial bonzinho que fala sobre o assunto?


    Não amigo, tu entendeu errado.

    O Samba funciona em conjunto com o LDAP. O LDAP é uma base de dados de usuários (enchergue o LDAP como se fosse um banco de dados com informações sobre usuários).

    O próprio Active Directory do Windows faz uso do LDAP (embora seja uma implementação diferente do protocolo, feita pela Microsoft). O que você faria é trabalhar com outra implementação do procolo LDAP (muito provavelmente você irá utilizar OpenLDAP, embora eu não saiba de nenhuma outra implementação que seja OpenSource ou free) conjuntamente com o servidor SAMBA. O SAMBA irá autenticar os usuários em uma base de dados LDAP.

    Documentação sobre isso você encontra por aí, é só dar uma googlada.


    Um abraço!