+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão segundo HD

    pessoal colokei um seg hd na minha maq q deveria ser o hdb q tem o winME instalado mas qdo verifico lah no fdisk -l p ver se ele reconheceu ele soh me dah o hda1,2,3 sendo o hda1 o XP q vo tirar p colocar o kurumin4 , o hda2 eh a swap e o hda3 eh o meu slack...
    como faço p ele reconhecer o o hdb q seria esse outro hd q colokei....???
    eu keria tb habilitar o suporte a escrita jah q ele tah em fat32
    ...ai eu posso dx esse hd soh para conversão de DVD para VCD e AVI ops: ops: ops:

    axo q vo ter q editar o cdrom para hdc pq ele foi como master na ide2 alguem sabe como faz tb?????
    vlw galera....

  2. #2
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão segundo HD

    Na Bios ela reconhece??? se sim, tente mudar dnovo a pinagem dela, pois as vezes por causa do cd que ja tinha ela pode nao ser reconhecida pelo linux...

  3. #3

    Padrão segundo HD

    na Bios tah certinho ele reconheceu esse hd onde tah o slack ele tah como master e o outro hsd como slave na pinagem eu colokei os dois como CS intaum tah definido pelo cabo....mas tah assim qdo eu dou o fdisk -l

    root@PH03N1X:/home/noturno# fdisk -l

    Disk /dev/hda: 40.0 GB, 40020664320 bytes
    255 heads, 63 sectors/track, 4865 cylinders
    Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes

    Disk /dev/hdb: 10.2 GB, 10239860736 bytes
    255 heads, 63 sectors/track, 1244 cylinders
    Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes

    Dispositivo Boot Start End Blocks Id System
    /dev/hdb1 * 1 1244 9992398+ c W95 FAT32 (LBA)


    ele reconheceu no dev mas qdo peço p montar o dispositivo com o mount ele diz q não foi possivel montar:
    como eu coloco ele no fstab
    eu axo q tb tenho q trcar o cdrom q era o hdb e agora tah no hdc como faço p/ ver c o cd tah certo?eu to tentando montar um cd e ele num ker montar tb....

  4. #4

    Padrão segundo HD

    eu editei o meu fstab assim

    /dev/hdb1 /mnt/win FAT32 rw 1 1

    mas na inicialização ele dah esse msg:

    mount: o tipo de sistema de arquivos FAT32 não é suportado pelo kernel

    eu gostaria de montar como escrita e com permissão p qualquer user...alguem sabe como fazer?

  5. #5
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão segundo HD

    Faz assim na inicializacao, fica esperto e verifica como ele reconhece os hds e o cdrom isso da pra ver, entao se tiver reconhecendo os 3 hda 40gb, hdb o de 10, e o cd no hdc, entao ta beleza.

    oq vc pode tenta muda eh o seguinte, eu uso o RedHat 9 no meu pc e uma particao com W98, qdo executo o comando mount eu o uso assim:

    mount /dev/hda1 /mnt/win

    sem os parametros ke voce adicionou e funfa.

    so ke nunca xeguei usar pra escreve, entao nao sei se escreve, mas funfa legal....

    espero ter ajudado

  6. #6
    Visitante

    Padrão segundo HD

    ah eu consegui de boa editei para escrita e agora tah de boa soh q fiz uma pekena besteira...


    eu fui entrar no lioconf para colocar esse sengundo hd p inicializar tb pelo lilo soh q era para ficar assim:
    winXP (q sera retirado)
    slack 10
    winME (q tha no outro hd o de 10gb)

    blz editei td e talz...qdo reiniciei a maq o lilo so tem a opção do winME (e qdo clico nela não abre nd)

    blz seria prob ateh simples de resolver, se eu tivesse o cd de instalação ou boot do slack...mas nao tenhu o unico cd q eu tenho aki disponivel eh o livecd do kurumin 4....

    gostaria de saber tem como ser resgatada a inicialização do slack?

  7. #7

    Padrão segundo HD

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    ah eu consegui de boa editei para escrita e agora tah de boa soh q fiz uma pekena besteira...


    eu fui entrar no lioconf para colocar esse sengundo hd p inicializar tb pelo lilo soh q era para ficar assim:
    winXP (q sera retirado)
    slack 10
    winME (q tha no outro hd o de 10gb)

    blz editei td e talz...qdo reiniciei a maq o lilo so tem a opção do winME (e qdo clico nela não abre nd)

    blz seria prob ateh simples de resolver, se eu tivesse o cd de instalação ou boot do slack...mas nao tenhu o unico cd q eu tenho aki disponivel eh o livecd do kurumin 4....

    putz malz ae eskeci de logar....

    gostaria de saber tem como ser resgatada a inicialização do slack?

  8. #8
    CodNeg
    Visitante

    Padrão /etc

    Cara, put'z c tem o cd do kurmim ai, então monta a partição que ta com o slack e edita o lilo, se não me engano ta no /etc/lilo.conf

    blz!

    te mais!

  9. #9

    Padrão segundo HD

    cara eu tentei pelo vi naum deu tentei tb pelo mcedit e pelo kedit tds dizem q eu nao posso salvar o arkivo....tem alguma outra forma de editar o arkivo?

  10. #10

    Padrão segundo HD

    verifica as permissoes, d permissoes totais no arquivo e tente novamente acessar usando o vi

    []'s

  11. #11

    Padrão segundo HD

    Coloque assim no seu /etc/fstab

    /dev/hdb1 /mnt/win vfat umask=0022,users 1 1

    e depois monte com:

    mount /mnt/win

    e pronto !!!

    Falow

  12. #12

    Padrão segundo HD

    eu tentei tb seguir um esse tuto:

    http://br-linux.org/tutoriais/001686.html

    mas qdo tento editar o arkivo ele me retorna essa msg:

    bash-2.05b# vi lilo.conf
    too many session files in /var/tmp

    e pelo mcedit tb naum dx salvar o arkivo....

  13. #13

    Padrão segundo HD

    putz pessoal o lilo tah moh zona...... ops: ops: ops:

    ele tah assim:

    # End LILO global section
    # Windows bootable partition config begins
    other = /dev/hdb1
    label = RwinME
    # map-drive = 0x80
    # to = 0x81
    # map-drive = 0x81
    # to = 0x80
    table = /dev/hdb
    # Windows bootable partition config ends

    eu tentei copiar essa parte mas trocando assim

    other=/dev/hda3 (q eh onde tah o lilo do slack)
    label= Slack
    table =hda

    mas ele naum inicializou
    qdo eu inicializo soh aparece no lilo o RwinME e se eu dou entar nele ele naum carrega nd.......

    como eu edito pra aparecer o winXp q tah no hda1
    o slack q tah no hda3
    e o winME q tah no hdb1????tds juntos
    ah demi valeu mesmo era permissão...
    ops: ops: ops:

  14. #14
    Visitante

    Padrão segundo HD

    glr eu axei um tuto sobra como editar o lilo.conf no foca para kem kiser esse aki:

    http://focalinux.cipsga.org.br/guia/...tm#s-boot-lilo

    soh q ai blz independente de como eu escrevo eu naum consigo digitar
    #lilo
    para ele carregar essas alterações entaum independente de como eu altere lah ele naum carrega...
    alguem sabe como eu faço p fazer ele carregar?

  15. #15

    Padrão segundo HD

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    glr eu axei um tuto sobra como editar o lilo.conf no foca para kem kiser esse aki:

    http://focalinux.cipsga.org.br/guia/...tm#s-boot-lilo

    soh q ai blz independente de como eu escrevo eu naum consigo digitar
    #lilo
    para ele carregar essas alterações entaum independente de como eu altere lah ele naum carrega...
    alguem sabe como eu faço p fazer ele carregar?
    putz malz d novo esse barato de entrar pelo live do kurumin eu eskeço de logar...

  16. #16

    Padrão segundo HD

    glr eu consegui um diskete de boot do slack mas qdo inicializo com ele eu faço assim:


    boot: mount root=/dev/hda3
    q eh pnde meu slack tah instalado mas apos dar enter ele me pede p inserir um segundo diskete........

    isso eh sinal q ele naum tah buscando lah no hda3 q eh onde eu tenho o slack instalado....alguemm sabe como inicializar isso?????

  17. #17

    Padrão segundo HD

    bom prob resolvido qual foi o erro?

    um cara me ensinou a criar uma imagen com o comando dd esse diskete d boot tava dando o boot errado
    ai eu bx d novo o bare.i do site do slack e usei o cat imagem >>/dev/fd0
    ai eu bootei por esse outro diskete e deu certo ai eu refiz o lilo.config e agora tah fmzinha...pessoal vlw mto mesmo a ajuda......