+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mastroianne
    Visitante

    Padrão Programas em Clipper

    Boa Tarde Galera !!!

    Estou precisando de uma ajuda e tenho certeza como das ooutas vezes, a comunidade me ajudará, desde já agradeço.

    Eu tenho uma rede onde todas as máquinas, inclusive o servidor rodam em windows. Quero eliminar o servidor windows e implantar um linux. Mas dentro deste servidor windows eu tenho um programa de PDV em clipper rodando e sendo compartilhado com as demais máquinas da rede.
    O servidor linux já esta funcionando mas ainda não com autoridade, apenas estamos testando até ele ficar 100%. Nestes testes, criamos uma pasta de nome /sistema dentro da /home e nela copiamos a pasta que contém o sistema de PDV da empresa. Atribuimos as permissões de leitura e escrita e fizemos um compartilhamento no samba. Até aí tudo bem, o compartilhamento funciona mas o sistema não roda, ele apresenta um erro de COBOL RUNTIME LIBRARY NOT INSTALLED.

    Se alguém já fez esse caminho das pedras e puder ajudar o colega aqui... eu agradeço pois até onde conheço eu fiz, daqui pra frente, preciso de ajuda.

    Um abraço

    Valeu !

  2. #2
    Visitante

    Padrão Programas em Clipper

    você já pensou em usar o flagship p/ essa apliucação direto no linux e emular via telnet ou ssh os clientes?

  3. #3
    agent_smith
    Visitante

    Padrão Programas em Clipper

    Olá...

    Existe um obscuro driver de TCP/IP da microsoft para DOS. É bem possível que uma máquina DOS possa logar e ser vista numa rede SaMBa através desse driver. Esbarrei com ele outro dia na NET. Vou procurar o endereço e quando achar eu posto.

    Se for possível, poderá rodar Clipper em estações DOS 6.22 ou DOS 7.00 (do win95/98 )

    Pesquise no google também. Ok?

    Abraços

    8)

  4. #4

    Padrão Programas em Clipper

    Como o agent_smith comentou, existe sim um acesso tcp por dos, voce pode gerar ele a partir de um norton ghost (o 2004 é muito bom para isso), voce vai em ghost avançado, escolha a opcao ponto a ponto, tcp, configure a sua placa de rede corretamente, e manda gerar um disco de boot, na ultima tela, funciona muito bem, e com o doslynx até navega na internet.
    Tenho terminais rodando sistemas em clipper e com esta solucao, consegui até criar um atualizador via internet, os terminais acessam o meu servidor um debian, onde esta a aplicacao, e onde faz o roteamento da internet, e funciona tudo beleza.
    qualquer duvida e só mandar uma mensagem falando qual placa de rede e mando um disco pronto para voce estudar e ver se pode ser util.

    falow

  5. #5
    agent_smith
    Visitante

    Padrão Programas em Clipper

    Olá André...

    Você conseguiu acessar TCP/IP pelo DOS e rodar algum aplicativo?

    Digo isso porque quando me deparei com o driver TCP/IP for DOS um dos CAVEATS que o autor do artigo citava é que "O driver tinha sido construído de tal forma que abocanhava uns significativos 320kb de memória" deixando uns 425 a 450 kb de memória para rodar aplicativos.

    Isso limita muito a gama de aplicativos que podem ser rodados... E eu me perguntava se aplicações em Clipper e Dbase III podiam ser rodadas...

    Mas, se você disse que já conseguiu, isso abre uma vasta gama de aplicações antigas que podem rodar nos sistemas atuais.

    E, no espírito do fórum, postem suas experiências...

    Ok?

    Abraços

    8)

  6. #6
    lehy
    Visitante

    Padrão Programas em Clipper

    Boa tarde!

    Também possuimos boas experiências com o recurso de TCP/IP no DOS, download gratuito no site da Microsoft apenas para o lado "cliente".

    Existe uma solução para o lado "servidor" que, no entanto, não é grátis, recorre a arquivos pertencentes ao Windows 3.11.

    O nome do recurso é "MSCLIENT" e existem drivers específicos para esta solução em muitos disquetes e CDs de placas de rede...

    Adicionalmente gostariamos de convidar interessados em converter códigos em "Clipper" para "C" Tendo em vista nosso interesse em liberar um código no formato da "GNU" destinado ao gerenciamento de "locadoras".

    Atenciosamente

    Lehy

  7. #7
    mastroianne
    Visitante

    Padrão Programas em Clipper

    Obrigado pelas dicas, elas já dão uma idéia do que devo procurar.
    Gostaria de saber se algum de vocês trabalham em alguma empresa onde o prgrama de gestão é feito em clipper e se esse programa está em um servidor linux servindo estações windows ? Se sim, gostaria de ter uma idéia passo a passo de como foi montado essa forma, isso me ajudaria bastabte a entender o que estou procurando.

    Desde já agradeço aos colegas mais experientes e "pacientes"... rs


    valeu !

  8. #8

    Padrão Programas em Clipper

    Realmente o consumo de memoria foi um fator que atrapalhou a implantacao, mas como dizem, nao ha nada que seja bem feito, que outro nao possa "estragar", buscando os velhos tutoriais de comando e definicoes DOS, e vendo que a necessidade era apenas o uso como terminal de um programa clipper, inicialmente havia apenas 267k de memoria convencional, entao a primeira tentativa foi liberar o maximo que resultou em pouco mais de 300k livres, foi entao que veio a ideia de usar os arquivos de sistema do ruindows 98, que apos umas atualizacoes ele fazia com que o IO.SYS e o HIMEM.SYS uma fatia minima de memoria com o qual já libera mais comandos internos para a confecção de um config e autoexec proximo do ideal, sendo usados comandos como FILESHIGH e BUFFERSHIGH, entre outros, conseguindo assim a liberacao de 432k, podendo assim ser usado alguns parametros na compilacao do programa (aqui uso o blinker como compilador),
    no script de compilacao uso o seguinte:

    BLI OVE OPS 50
    BLI OVE PAGEFRAME ON
    BLI CACHE EMS 512
    BLI CACHE XMS 512
    BLINKER INCREMENTAL OFF
    BLINKER EXECUTABLE CLIPPER F91; SWAPPATCHC:\SWP;
    BLINKER EXECUTABLE COMPRESS 1
    BEGINAREA
    ...
    ...
    ...
    ENDAREA
    @C:\SISTEMAS\CLIPPER\CL530MAX.LNK


    onde o CL530MAX.LNK, é um adicional do clipper que junto com este script melhora o uso da memoria, e com toda esta parafernalha foi possivel o uso do clipper, revivendo maquinas antigas e com a ajuda de um belo servidor linux navegando no velho e bom DOS.

  9. #9

    Padrão Programas em Clipper

    e quanto ao que o lehy comentou de portar de clipper para C, é uma ideia bem interessante, pois torna um sistema feito para um sistema operaciona X, funcionar em N sistemas, e se eu nao estou enganado existe um compilador chamado harbour que faz a compilacao de projetos clipper, codificando em C, depois fazendo sua compilacao, no sistema operacional desejado, a pagina mantida por luiz culik antigamente era: http://culikr.sites.uol.com.br/ onde atualmente me parece que esta em http://www.xharbour.org/ e existe um tutorial passo a passo para compilacao em http://www.magnoman.vcnet.com.br/cac.../harbour.shtml, que em muitos casos, dependendo das lib's usadas pode ser possivel compilar um sistema pronto, fazendo apenas algumas pequenas mudancas

  10. #10
    birinix
    Visitante

    Padrão Emulador Netware

    Caros colegas, trabalhei um bom tempo em uma empresa no rio de janeiro e seus sistemas eram praticamente todos em clipper, contudo tínhamos 3 servidores de arquivos, sendo 1 Netware 4.11 e 2 Linux.

    Bem até aŕ normal, mas os Lnxs rodavam emulando um Netware que funcionava perfeitamente, exitiam até terminais burros rodando.

    Como isso já tem um certo tempo, creio que o projeto de emulação do Netware para Linux foi descontinuado - mas com certeza vcs ainda o encontram e podem colocar para funcionar que vai rodar certim.

    Bem aí fica a dica, derrepente vc está com a ferramenta certa, mas usando de maneira errada.

  11. #11

    Padrão Clipper no linux

    E ai, pessoal.

    Já há algum tempo eu tenho utilizado alguns programas feitos em cliper no linux, rodando dentro do DOSEMU. Tem funcionado muito bem, e não tem dado nenhuma falta de memória...

    Já rodando apenas como servidor eu tive alguns problemas do tipo o programa não conseguir trabalhar com as permissões do linux. Ai eu tive que "forçar" o usuário e o grupo no compartilhamento do samba, e tudo acabou funcionando.

  12. #12
    Visitante

    Padrão Programas em Clipper

    Turma

    Estou migrando para linux, por isso preciso testar com máquinas linux, por isso ainda mantenho algumas máquinas windows.

    Estou com o samba no servidor e maquinas winXp e linux nos clientes.
    tenho uma apicação em Clipper no servidor.

    O que está acontecendo é que se uma máquina linux (kurumin) rodando Fredosemu :-) estiver executando o clipper, todas as máquinas win não irão conseguir acessar esse mesmo clipper. Mas todos os outros cliente linux continuam acessando normal. O que pode ser?

    Flávio (perdi o login e não consigo logar de jeito maneira no underlinux)

  13. #13

    Padrão CLipper no linux

    Provavelmente vc tem algum problema de permissão.
    Tente verificar se as permissões de usuários do samba não estão diferentes do q vc usa no freedosemu...

    Kondor

  14. #14

    Padrão Programas em Clipper

    Verifique tambem o modo de acesso se o freedosemu nao esta tendo acesso privilegiado, bloqueando assim qualquer outra permissao