+ Responder ao Tópico



  1. #1
    netricardo
    Visitante

    Padrão ROTAS- nunca entendi direito

    Situacao:

    Guaruja - Computador ligado a frame-relay
    ip do computador: 192.168.5.10
    gateway do computador: 192.168.5.1
    roteador : 192.168.5.1


    Santos- Computador Linux
    ligado a internet pela eth0 200.x.x.x
    saida pra rede eth1 192.168.1.254
    roteador: 192.168.1.1
    Squid instalado
    Firewall tbem

    Eu quero que o computador do guaruja acesse a internet via proxy do computador de santos.

    Alguem sabe como fazer a rota no linux pra que o computador do guaruja acesse o squid de santos?

  2. #2

    Padrão ROTAS- nunca entendi direito

    as redes 192.168.5.x e 192.168.1.x estao se enxergando??

    se nao.. monta uma vpn entre elas...

    os dois locais devem ter uma interface de rede ligadas à mesma rede comum, seja qual for.... geralmente com o FR vc jah tem isso... se for assim, posta mais detalhes sobre sua rede...

    se nao tiver interfaces na mesma rede usando o FR, monta a VPN q vc vai ter interfaces na mesma rede....

    dae, vc add uma rota q diz q o gw default do gw d guaruja eh o gw d santos...

    []'s

  3. #3

    Padrão ROTAS- nunca entendi direito

    Muitos não sabem o que significa o tal "gw default".
    gw = gateway

    Ou seja, se a máquina não conseguir resolver um endereço (devido a ele não existir na rede), ele irá recorrer ao gw para tal.
    Um gateway nada mais é que uma ponte que interliga dois mundos (geralmente uma lan à uma wan, ou seja, rede interna e internet).

    Creio que você tenha subnets em cada ponta, ou seja, a maquina de guaruja deve ter uma rede interna com outras maquinas, e a de santos tambem. Certo ?

    Se sim, então utilizar gw default para fazer este serviço é problemático (segundo minha pesquisa no google).
    Bom, agora fiquei em dúvida também hehe. Não seria melhor criar as rotas (com regras) no firewall ?
    E aproveitando o tópico, se alguém souber explicar o motivo, agradeco(emos).

  4. #4
    netricardo
    Visitante

    Padrão ROTAS- nunca entendi direito

    Ai galera. Muito obrigado.
    Depois de ler o que vc mandaram tentei criar as rotas.

    Funcionou legal.
    As maquinas do guaruja estao acessando o squid de Santos.
    Esse comando que eu dei:
    route add -net 192.168.5.0 gw 192.168.1.1 netmask 255.255.255.0 dev eth1.
    Nao precisei configurar mais nada.

    Agradeco a força.
    O cliente ja estava desesperado.

    Vlw