Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    PedMor
    Visitante

    Padrão Link a 420 metros com obstáculos

    Olá amigos, gostaria da opinião de vcs a respeito da rede q pretendo montar.
    Preciso interligar dois pontos a 420 metros de distância com 2 predios entre os pontos, como na figura abaixo:
    http://www.dcc.ufrj.br/~dre_104041392/rede.gif
    No primeiro ponto pretendo utilizar 1 AP ligado a uma ant. direcional de 24 dBi direto no pigtail e no 2º ponto um adap. PCI ligado a outra ant. direcional de 24dBi utilizando 10metros de cabo. O sinal deverá atravessar uma 5 ou 6 paredes em cada um dos prédios. Gostaria de saber de vcs se o link vai funcionar ou se vcs tem alguma sugestão?
    Agradeço a ajuda de todos.

  2. #2

    Padrão Link a 420 metros com obstáculos

    desvia o prédio, repete o sinal sobre ele.

  3. #3
    PedMor
    Visitante

    Padrão Link a 420 metros com obstáculos

    só mais uma informação.. 1mbps é mais q suficiente para essa rede.

  4. #4

    Padrão Link a 420 metros com obstáculos

    bom... pra responder isso precisaria saber qts máquinas estarão penduradas nesta rede e o que elas irão acessar... internet, bancos de dados, imagens, o que?

  5. #5
    PedMor
    Visitante

    Padrão Link a 420 metros com obstáculos

    Citação Postado originalmente por Jim
    bom... pra responder isso precisaria saber qts máquinas estarão penduradas nesta rede e o que elas irão acessar... internet, bancos de dados, imagens, o que?
    será praticamente para internet... mas qd disse q precisarei de 1mbps me referia ao fato de precisar de um sinal suficiente para q a rede funcione bem a 1mbps... e qt ao fato de colocar de colocar repetidores acho q será meio dificil pois naum tenho muito acesso a esses predios (e por causa da grana tb )... agradeço a ajuda..

  6. #6

    Padrão Link a 420 metros com obstáculos

    em termos de custos não implicaria muito não.. acho que com 1000 reais vc faz...

  7. #7

    Padrão Desviar Prédio

    não tenho experiencia de como desviar usando um cálculo fresnal, mas vc pode procurar Bronius na comunidade que te explica isso bem melhor, é uma maneira de vc não ter que botar repetidoras nos prédios já que esse equipamentos precisam de visada direta, quanto ao link de 1 mb depende do que vc usa uma máquina só pode consumir se não for bem controlado.

  8. #8
    PedMor
    Visitante

    Padrão Re: Desviar Prédio

    Citação Postado originalmente por netwayy
    não tenho experiencia de como desviar usando um cálculo fresnal, mas vc pode procurar Bronius na comunidade que te explica isso bem melhor, é uma maneira de vc não ter que botar repetidoras nos prédios já que esse equipamentos precisam de visada direta, quanto ao link de 1 mb depende do que vc usa uma máquina só pode consumir se não for bem controlado.
    o maximo q conseguiria fazer é colocar uma repetidora no predio menor, mas mesmo assim continuaria sem visada, só q com um predio apenas de obstáculo.. o predio menor é do lado da minha casa e a distancia entre o AP e a repetidora passaria a ser uns 400 metros.. lembrando q o predio q tira a visada das antenas naum é muito extenso, devendo atravessar umas 6 paredes... será q funfa a 1 ou 2 mbps??

  9. #9

    Padrão Re: Link a 420 metros com obstáculos

    No predio mais alto antena omini com um ap , nos dois outros pontos antenas direcionais ou ate quatro antenas direcionais, cara quando nao da visada as chances sao remotas de funcionar bem eu digo,antes de voce ter dores de cabeça faça pelo certo!!!


    Valeu mano qualquer coisa posta ai !!!

  10. #10

    Padrão Re: Link a 420 metros com obstáculos

    Citação Postado originalmente por gatoseco
    No predio mais alto antena omini com um ap , nos dois outros pontos antenas direcionais ou ate quatro antenas direcionais, cara quando nao da visada as chances sao remotas de funcionar bem eu digo,antes de voce ter dores de cabeça faça pelo certo!!!


    Valeu mano qualquer coisa posta ai !!!
    Nao usa omni, perde performance e enche o espectro de porcaria

  11. #11
    ptadeu
    Visitante

    Padrão Link a 420 metros com obstáculos

    Sem visada a uns 420m seria muito complicado. Mesmo obtendo sinal, seria um sinal instável. Com certeza, vc teria muito mais dor de cabeça do que um link funcional.

    Qnto ao lance da Zona Fresnel, deixa eu esclarecer melhor.

    Para o estabelecimento do link nós temos que ter 'Linha de Visada', uma linha imaginária entre os dois pontos. Seria como a olho 'nu' ou com a ajuda de equipamentos vc enxergasse do ponto A, o ponto B.

    A linha de visada vc já deixa de ter.

    Sem linha de visada fica praticamente impossivel estabelecer um link wireless em 2.4GHz. A não ser para um distância mto curta mesmo.

    Se não bastasse a necessidade de uma boa 'Linha de Visada', existe um outro parametro chamado 'Zona Fresnel'. A propagação das micro ondas forma um campo eliptico envolvendo a linha de visada. Qnto maior a distancia entre os dois pontos, maior eh o campo eliptico.

    Suponhamos então que você tenha uma linha de visada bacana, mas não tenha uma Zona Fresnel totalmente limpa, o seu sinal já está comprometido.

    Basicamente podemos afirmar que se sofremos um corte de 20% na Zona Fresnel, dependendo da velocidade pretendida, não vamos ter muitos problemas. No entando, cortes maiores que 20% trariam uma instabilidade muito grande no seu link, a força do sinal seria tão fraca que se quer vc trafegaria alguma coisa.

    Ao invés de SOLUÇÃO, 'Zona Fresnel' seria mais um problema para você.

    O interessante mesmo, para diminuir 'quase' a zero sua dor de cabeça, seria fazer o que o amigo JIM disse, replicar o sinal no predio mais alto até o ponto desejado.

    Se quiser ver mais sobre Fresnelzone, see:
    http://melbourne.wireless.org.au/wiki/?LineOfSight

  12. #12

    Padrão Re: Link a 420 metros com obstáculos

    Se vc vai apenas levar internet vc pode usar antena omini, se por acaso vc vai trafegar dados ai a melhor soluçao e fazer a ligaçao com antenas direcionais que possuem uma melhor concentraçao de sinal!!!
    Ou faça como os colegas estao postando e depois me conta como foram as noites de insonia!!! hehehe

    Valeu mano te mais !!!

  13. #13

    Padrão Re: Link a 420 metros com obstáculos

    Citação Postado originalmente por gatoseco
    Ou faça como os colegas estao postando e depois me conta como foram as noites de insonia!!! hehehe

    Valeu mano te mais !!!
    Esqueci que vc manja mais do que todo mundo... afinal estamos todos falando de um jeito, vc falando de outro e ainda sugerindo que do nosso jeito vai te dar dor de cabeça...

  14. #14
    ptadeu
    Visitante

    Padrão Link a 420 metros com obstáculos

    Sinceramente eu não sei até onde os 'PASSIVOS' influem no 'throughput' de dados. Acho que o amigo foi infeliz ao exemplificar que para uma baixa passagem de dados deve se usar OMNI, para uma alta, DIRECIONAL. 8O

    No caso do sinal já estabelecido e na ausência da capacidade de processar dados em grande volume... Deve-se, na minha concepção, observar os ATIVOS.

    Mas quem sou eu pra afirmar isso. Afinal, sou INICIANTE. Baum mesmo eh ser REGULAR. :lol:

    FlWwWwWwWW
    []s

  15. #15

    Padrão Link a 420 metros com obstáculos

    Pois e o importante seria vc pesquisar com empresas especializadas em montagem de redes wireless pra ver que tipo de equipamentos usam pra ligar dois ou tres pontos, quando o cliente tem a necessidade de trafegar dados,pois o que disse e que na maioria dos casos onde se precisa apenas levar internet usa-se omini ou vc ja viu em um provedor ser colocado uma antena direcional pra cada cliente!!! hehehe

    Valeu galera ate mais!!! Falar de mim e facil dificil e ser eu !!!

  16. #16

    Padrão Link a 420 metros com obstáculos

    Citação Postado originalmente por gatoseco
    Pois e o importante seria vc pesquisar com empresas especializadas em montagem de redes wireless pra ver que tipo de equipamentos usam pra ligar dois ou tres pontos, quando o cliente tem a necessidade de trafegar dados,pois o que disse e que na maioria dos casos onde se precisa apenas levar internet usa-se omini ou vc ja viu em um provedor ser colocado uma antena direcional pra cada cliente!!! hehehe

    Valeu galera ate mais!!! Falar de mim e facil dificil e ser eu !!!
    Você por acaso leu o que ele queria? só queria ligar um ponto ao outro... pra que omni? pra que comprar uma antena bem mais cara qdo se pode comprar uma de 50 pila?

    É difícil mesmo ser você.... concordo....

  17. #17

    Padrão Link a 420 metros com obstáculos

    Pessoal, não sou o cara da rede sem fio, mas acho que vcs tão dando ênfase em ver quem sabe mais ao invés de se concentrar no problema.. Pelo que entendí, ele quer interligar com o menor custo possível, claro que com R$1000,00 ele consegue, mas talvez ele não disponha desse montante... Então.. Sugiro que procure sobre zona de fresnel..

    Valeu..

  18. #18

    Padrão Link a 420 metros com obstáculos

    Citação Postado originalmente por ptadeu
    Sem visada a uns 420m seria muito complicado. Mesmo obtendo sinal, seria um sinal instável. Com certeza, vc teria muito mais dor de cabeça do que um link funcional.

    Qnto ao lance da Zona Fresnel, deixa eu esclarecer melhor.

    Para o estabelecimento do link nós temos que ter 'Linha de Visada', uma linha imaginária entre os dois pontos. Seria como a olho 'nu' ou com a ajuda de equipamentos vc enxergasse do ponto A, o ponto B.

    A linha de visada vc já deixa de ter.

    Sem linha de visada fica praticamente impossivel estabelecer um link wireless em 2.4GHz. A não ser para um distância mto curta mesmo.

    Se não bastasse a necessidade de uma boa 'Linha de Visada', existe um outro parametro chamado 'Zona Fresnel'. A propagação das micro ondas forma um campo eliptico envolvendo a linha de visada. Qnto maior a distancia entre os dois pontos, maior eh o campo eliptico.

    Suponhamos então que você tenha uma linha de visada bacana, mas não tenha uma Zona Fresnel totalmente limpa, o seu sinal já está comprometido.

    Basicamente podemos afirmar que se sofremos um corte de 20% na Zona Fresnel, dependendo da velocidade pretendida, não vamos ter muitos problemas. No entando, cortes maiores que 20% trariam uma instabilidade muito grande no seu link, a força do sinal seria tão fraca que se quer vc trafegaria alguma coisa.

    Ao invés de SOLUÇÃO, 'Zona Fresnel' seria mais um problema para você.

    O interessante mesmo, para diminuir 'quase' a zero sua dor de cabeça, seria fazer o que o amigo JIM disse, replicar o sinal no predio mais alto até o ponto desejado.

    Se quiser ver mais sobre Fresnelzone, see:
    http://melbourne.wireless.org.au/wiki/?LineOfSight
    Faço dele minhas palavras, fresnel não resolve...

    Não estamos dando ênfase a nada aqui a não ser o problema...`

    #NO FLAMES

  19. #19

    Padrão Link a 420 metros com obstáculos

    Entaõ... Retiro o que disse... Quem sou eu pra discutir com vc Pedrinho..
    Acho que o cara vai ter mesmo que gastar..

  20. #20
    ptadeu
    Visitante

    Padrão Link a 420 metros com obstáculos

    Mas para o fim designado pelo amigo aê que falou da OMNI... Ao inves de usar OMNI para cobrir toda uma area com varios clientes... Existe uma solução com antenas setoriais... Onde existe uma atenuação na interferencia vinda por tras... Melhora no ganho... Maior abrangencia azimutial... Tanta coisa... Mas ja q c eh baum... Nao precisa nem mesmo a gente enumerar...

    Num espaço saturado, utilizar uma OMNI não eh lá um bom negócio... Acho que esse é o mesmo motivo pelo qual o JIM falou que seria melhor usar direcionais.

    Falow