+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Educpd
    Visitante

    Padrão Samba !!! Solução !!! Help !

    Olá galera, vou tentar explicar minha situação:
    Tenho um servidor Win2000 na matriz e minhas filiais remotas, hoje essas filiais autenticam e gravam seus arquivos na Matriz, mas isso deixa o link muito lento. Preciso colocar um servidor de arquivos nas filiais.
    Acho que a solução é o samba, então já estou pensando em migrar Esse server Win2000 para Linux, mas tenho algumas dúvidas:

    1 º Mas como vou interligar esses dois PDC´s Linux Filial e Matriz ?
    2 º Gostaria de Autenticar em um servidor, mas caso um saia do ar automaticamente a busca para autenticar fosse para o outro Server ? Como ?
    3º Tem como Deixar tudo no mesmo domínio e centralizando a administração mesmo com mais de um servidor ???

    Qualque ajuda e opnião é bem vinda ....

    Edu

  2. #2

    Padrão Samba !!! Solução !!! Help !

    bom colega a tua solução seria relação de confiança entre servidores, procura no google sobre este tema relação de confiança e ve se encontra algo, o pocesso é mais ou menos identico ao windows2000

  3. #3
    Educpd
    Visitante

    Padrão Samba !!! Solução !!! Help !

    Tem isso para Linux ???
    Para Win2000 eu tenho implementado !!!!

    Edu

  4. #4
    karfax
    Visitante

    Padrão Samba !!! Solução !!! Help !

    Não tenho certeza, mas acho que o samba não pode ser configurado para agir como um BDC (backup domain controller).

    Sds,

  5. #5
    RafaelMonteiro
    Visitante

    Padrão karkax

    basta definir o OS level maior no servidor que seria o BDC, dessa forma se o primeiro cair ele assume o papel de autenticacao. por baixo dos panos é exatamente isso que os NTs e 2k fazem.

  6. #6
    Educpd
    Visitante

    Padrão Samba !!! Solução !!! Help !

    O problema é que quero,

    Que os usuários da Matriz se autentiquem na Matriz e os usuários das filiais nas Filiais, mas caso cai o server da filial a Matriz assume, da forma que vc sugeriu um deles tem que ser PDC de tudo, e caso cai o outro assumo pelo OS level !!!???

    Edu

  7. #7

    Padrão Samba !!! Solução !!! Help !

    Não dá pra ti colocar samba em todos, fazer VPN e depois usar o NIS?

  8. #8
    Educpd
    Visitante

    Padrão Samba !!! Solução !!! Help !

    Sabe o grande problema é quando o meu link entre filial e matriz cai, por isso o pessoal teria que autenticar na própria filial, senão eles ficam ilhados só por causa do link.
    E se eu definir dominios diferente eu consigo fazer uma relação de confiança
    entre eles ????

    Andei lendo , me falaram que Samba com LDAP poderia ser a solução mas não encontrei um material concreto de como implementar !!!

    Edu

  9. #9
    felco
    Visitante

    Padrão Samba !!! Solução !!! Help !

    Cara tipo...
    matriz.com.br -> Active Directory principal
    filial.matriz.com.br -> Active Directory filial

    Se vc quer um DC para cada localizacao vc tem q configurar dominios filhos ou subdomains para os unixers
    A redundancia ficaria na matriz la vc teria, inevitavelmente, que ter um AD redundante para caso o principal cair nem a matriz nem a filial ficar sem servidor, se eu nao me engano na apostila 2151 ou 2152 da Microsoft eh discutido esse assunto
    Eu acho que com samba ainda nao eh possivel fazer isso ja que ele nao eh 100% compativel com o AD mas nao custa dar uma googlada atraz disso ae capaz de alguem ja ter ate feito algo

  10. #10

    Padrão Samba !!! Solução !!! Help !

    Acho que vale à pena migrar TUDO pra samba. o Trabalho pra implantar é o mesmo e a manutenção é bem menor.