+ Responder ao Tópico



  1. #1
    HANK
    Visitante

    Padrão Montagem de Provedor Wireless

    Estou querendu montar um provedor wireless em minha cidade e gostaria de saber os equipamentos q eu precisaria ! obrigadu !!!

  2. #2

    Padrão Montagem de Provedor Wireless

    bem, eu gosto mto de equipamentos Cisco, interasys e dlink... sempre me dei bem com eles.. mto bom mesmo

  3. #3
    mxmaicon
    Visitante

    Padrão Economia em Wireless

    Coloca um Star-OS na repetidora e use LG LW2110P nos clientes com antena de 24dbi da Zirok... Da pra concorrer legal com qualquer outro provedor e o acesso fica redondo... Desde que nenhum sacana aponte um aplificador de 2 vati pra tua repetidora!!!! :lol:

  4. #4

    Padrão Montagem de Provedor Wireless

    Mano Dlink é o canal...ele vendem tudo e tem o site www.oiw.com.br

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Montagem de Provedor Wireless

    dlink, LG, xinling sei lah das quantas... essas sao as dicas que o cara recebe? Nenhuma dessas marcas estao homologadas, se comecar utilizando isso, a chance de ser lacrado e receber um processo+multa eh enorme.

    Primeira coisa, consulte o site www.anatel.gov.br eh isso que vc precisa fazer pra saber qual equipamento e tudo mais para ser um provedor wireless.

  6. #6
    garupeiro
    Visitante

    Padrão Montagem de Provedor Wireless

    Minha opinião investe seu dinheiro em outra coisa pq provedorwireless e BOMBA pq quando o speedy chega na sua cidade nao tem como concorre com quem te forneçe o link isso ja aconteceu com alguns amigos meus e hj eles praticamente faliram!!!!

  7. #7

    Padrão Montagem de Provedor Wireless

    1º: Discordo com o amigo garupeiro pois as empresas sérias que proveem o acesso com qualidade não iram quebrar...o problema são os provedores de fundo de quintal estes iram falir na 1º semana... como foi com as .com a uns anos atrás...isso se chama mercado e não uma gabiarra de antenas....
    2º a Dlink é homologada sim...
    Precisando de ajuda conte comigo...abraço

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Montagem de Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por lacierdias
    2º a Dlink é homologada sim...
    Precisando de ajuda conte comigo...abraço
    qual dlink eh homologada? se for a dwl-520 jah foi descontinuada... a dwl 900+ eh homologado mas com restricao de antena (soh pode usar a q vem nele - 2dbi)... o dwl 810+ nao eh homologado... tem uma outra placa PCI, nao lembro o modelo, acho que eh dwl 650, foi homologada com restricao de antena, soh pode a que vem nela... aquelas bridges pra outdoor sao mais caras que tsnunami e terabeam e nem sei se foram homologadas (a ultima vez que consultei, estava em processo de certificacao...)

  9. #9
    Voyager
    Visitante

    Padrão Provedor wireless

    Amigos, para comecar, qualquer provedor wireless, e preciso uma licenca da ANATEL de SCM que custa 9000,00, e para conseguir isso tem um monte de exigencias. Issopara vc dormir tranquilo.
    Depois disso tem que usar os radios homologados pela ANATEL.
    Assim sendo, e bom pensar muito bem antes de inicra esse tipo de negocio, pois como disse um amigo acima, vc podera ter seu provedor lacrado e pegar processo e multa.
    Quanto a concorrer com Speed, Velox e etc. acho que vale apena fazer isso, pois sao servicos que deixam a desejar e o ususario e tratado apenas como um numero.
    Entao inicialmente bote ai uns 15.000,00 de arrancada, pois vc vai ter que contratar umlink com Embratel, Telemar, Telfonico, etc. que nao tem precos justos para esse tipo de servico.
    Boa sorte

  10. #10
    seixas
    Visitante

    Padrão Montagem de Provedor Wireless

    Faço minhas as palavras do SerAntSou e do Voyager, alem de tudo isto, teria que ver o que já existe na cidade, ou seja será que tem canal sobrando em 2.4 GHz?
    O DWL-900, alem de dar muito RMA, duplica os pacotes, aumentando o trafego na rede e causando baixo desempenho.
    Voce deveria começar pela licença, SCM, que embora um pouco burocrática é fácil de conseguir e utilizar equipamentos certificados pela Anatel. Quanto ao uso de antenas externas, é bom lembrar que o cálculo é feito com Potência Efetiva Irradiada ou ERP (Effective Radiation Power) que é a potência nominal entregue na saída do transmissor, menos a perda pela incidência de potência refletida (ROE), menos a perda que ocorre na linha de transmissão, com cabos proprietários, cabo coaxial, conectores centelhadores etc... multiplicada pelo ganho efetivo da antena.
    OBS: Tem pouca gente observando este detalhe de potência ERP e de como o equipamento foi certificado pela Anatel!!!

  11. #11
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Montagem de Provedor Wireless

    ate um provedor de pequeno porte em cidade do interior tem problema com licenca e tal que doidera neh

    mas as aps1000 e cartoes orinoco sao omologadas? pela anatel

  12. #12
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Montagem de Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por ederamboni
    ate um provedor de pequeno porte em cidade do interior tem problema com licenca e tal que doidera neh

    mas as aps1000 e cartoes orinoco sao omologadas? pela anatel
    Qualquer empresa, em qualquer cidade, se obter lucro com transmissao de Comunicação Multimídia (dados, imagem, voz...) precisa de SCM. Empresas com o mesmo CNPJ (Filial - Matriz) desde que utilizem equipamentos homologados nao precisam.

    Normalmente o host (quem recebe o radio) nao precisa ser homologado, somente o radio. No caso os cartoes orinoco Silver e Gold sao homologados sim (os bronze a licença expirou). Precisa que o fabricante envie uma etiqueta constando os dados da homologação para ser fixado no equipamento.

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Montagem de Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por seixas
    Faço minhas as palavras do SerAntSou e do Voyager, alem de tudo isto, teria que ver o que já existe na cidade, ou seja será que tem canal sobrando em 2.4 GHz?
    O DWL-900, alem de dar muito RMA, duplica os pacotes, aumentando o trafego na rede e causando baixo desempenho.
    Voce deveria começar pela licença, SCM, que embora um pouco burocrática é fácil de conseguir e utilizar equipamentos certificados pela Anatel. Quanto ao uso de antenas externas, é bom lembrar que o cálculo é feito com Potência Efetiva Irradiada ou ERP (Effective Radiation Power) que é a potência nominal entregue na saída do transmissor, menos a perda pela incidência de potência refletida (ROE), menos a perda que ocorre na linha de transmissão, com cabos proprietários, cabo coaxial, conectores centelhadores etc... multiplicada pelo ganho efetivo da antena.
    OBS: Tem pouca gente observando este detalhe de potência ERP e de como o equipamento foi certificado pela Anatel!!!
    Muito bem lembrado Seixas, ninguem se atenta para o calculo da ERP quando está montando seus enlaces. Isso ainda vai dar tanta dor de cabeça. Além do detalhe de que vários equipamentos estão sendo homologados com restrições de antenas (SENAO, DLINK, MP11a) e ninguém anda observando isso também.

  14. #14

    Padrão Montagem de Provedor Wireless

    Galera ta aí uma sugestão, que tal criar um tópico fixo com os equipamentos homologados e sempre atualizar pois é comum gente perguntando por isso aqui no forum, acredito que vá ser ultil para todos! .


    Quem quiser aceitar o desafio ;-) eu já tô dentro !!!

  15. #15
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Montagem de Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por jpaull
    Galera ta aí uma sugestão, que tal criar um tópico fixo com os equipamentos homologados e sempre atualizar pois é comum gente perguntando por isso aqui no forum, acredito que vá ser ultil para todos! .


    Quem quiser aceitar o desafio ;-) eu já tô dentro !!!
    eu posso ajudar tb... apesar que consultar aquela merd$#@ de site da Anatel eh dose... nao abre no Mozilla... tive que instalar o Opera no meu desktop aqui pra poder abrir a bagaca... o troco foi feito soh pra Win...

  16. #16
    Flavio-RJ
    Visitante

    Padrão Tópico sobre equipamentos homologados

    E aí moderadores, a idéia foi lancada, tb aguardo esse tópico fixo sobre equip homologados, vai ser uma boa se constantemente atualizado (limitacões de antenas, potência, validade)...

    Citação Postado originalmente por jpaull
    Galera ta aí uma sugestão, que tal criar um tópico fixo com os equipamentos homologados e sempre atualizar pois é comum gente perguntando por isso aqui no forum, acredito que vá ser ultil para todos! .


    Quem quiser aceitar o desafio ;-) eu já tô dentro !!!