+ Responder ao Tópico



  1. #1
    andradecelso
    Visitante

    Padrão Access.log crescendo rapido demais

    Ola,

    já dei uma navegada no historico do forum e nao vi nada que se pareça com meu problema.
    Seguinte, de um tempo pra cá (fevereiro) meu squid tem parado porque o /var/log estava lotado, beleza, limpei e voltou a rodar. So que ocorreu novamente e descobri que o problema está no access.log que em um dia chego a ficar com 1gb. Em uma semana estoura o limite.
    Minha rede tem menos de 10 maquinas, sendo utilizado o cache efetivamente por 2 ou 3.
    Esse problema nunca ocorreu, pelo menos faz uns 6 meses que instalei e é a primeira vez, já atualizei o squid, reinstalei. Limpei cache, etc.. estou escapando da travada no squid compactando o log e criando um novo limpo. Mas, está atrapalhando o desempenho do sarg, demora muito a gerar os relatorios.
    Alguem tem alguma dica?

    obrigado.

  2. #2
    MarkCom.
    Visitante

    Padrão Access.log crescendo rapido demais

    POSTA AI O SEU SQUID.CONF

  3. #3
    zevandros
    Visitante

    Padrão Squid cheio

    Vc verificou os logs do squid e o relatório gerado pelo Sarg?
    Comigo já ocorreu de haver vírus na rede fazendo requisições de acesso e derrubando o squid quase todo dia! Analisando os logs, percebi que tinham alguns spy nos micros q faziam requisições do mesmo site toda hora e iam só enchendo os logs. Creio q possa ser esse seu problema, caso seja, corte o mal pela raiz, detonando os spys dos clients.

  4. #4
    charadaa
    Visitante

    Padrão Access.log crescendo rapido demais

    voce tem que rotacionar os logs do squid, basta digitar squid -K rotate procure a sintese logfile_rotate no squid.conf, pode deixar com 2 ai ele rotaciona sozinho seu log

  5. #5
    andradecelso
    Visitante

    Padrão Access.log crescendo rapido demais

    O problema não é o rotate, mas o motivo para crescer tanto de repente, com a mesma quantidade de usuarios e maquinas. De qualquer forma hoje passei antivirus em todas e anti spy(tinha bastante), agora é ver o comportamento.

    qualquer progresso aviso aqui, valeu.

  6. #6
    dispatcher
    Visitante

    Padrão Re: Squid cheio

    Citação Postado originalmente por zevandros
    Vc verificou os logs do squid e o relatório gerado pelo Sarg?
    Comigo já ocorreu de haver vírus na rede fazendo requisições de acesso e derrubando o squid quase todo dia! Analisando os logs, percebi que tinham alguns spy nos micros q faziam requisições do mesmo site toda hora e iam só enchendo os logs. Creio q possa ser esse seu problema, caso seja, corte o mal pela raiz, detonando os spys dos clients.
    comigo aconteceu a mesma coisa. os virus estavam enchendo os logs e derrubando o squid. Dê uma limpada nos clientes!

  7. #7
    andradecelso
    Visitante

    Padrão resolvido

    obrigado galera pelas dicas/opiniões.

    realmente o problema eram os spywares. parei o squid, limpei todas as maquinas, uma chegou a ter mais de 700 spyies. Em seguida subi o serviço do squid de novo e está tudo OK.

  8. #8
    athalimar
    Visitante

    Padrão Re: Access.log crescendo rapido demais

    Amigão, aproveitando a deixa, teria como vc me dar a dica de como limpar o cache do squid.

    Grato


    Citação Postado originalmente por andradecelso
    Ola,

    já dei uma navegada no historico do forum e nao vi nada que se pareça com meu problema.
    Seguinte, de um tempo pra cá (fevereiro) meu squid tem parado porque o /var/log estava lotado, beleza, limpei e voltou a rodar. So que ocorreu novamente e descobri que o problema está no access.log que em um dia chego a ficar com 1gb. Em uma semana estoura o limite.
    Minha rede tem menos de 10 maquinas, sendo utilizado o cache efetivamente por 2 ou 3.
    Esse problema nunca ocorreu, pelo menos faz uns 6 meses que instalei e é a primeira vez, já atualizei o squid, reinstalei. Limpei cache, etc.. estou escapando da travada no squid compactando o log e criando um novo limpo. Mas, está atrapalhando o desempenho do sarg, demora muito a gerar os relatorios.
    Alguem tem alguma dica?

    obrigado.

  9. #9
    andradecelso
    Visitante

    Padrão Access.log crescendo rapido demais

    tem uma forma de fazer rotate no log do squid que não to lembrando, mas voce pode finalizar o servico do squid, ir no /var/spool/squid, deletar o conteudo e depois executar squid -z, que refaz o cache. ai vc starta o serviço novamente.