+ Responder ao Tópico



  1. #1
    ang310
    Visitante

    Padrão Boot Triplo (freeBSD, Gentoo, WinXP)

    Blz Pessoal, :P

    Estou querendo instalar no meu computador P3 20HD 256Ram, freeBSD, Gentoo e Windows XP...minhas dúvidas são:

    1) Qual o sistema operacional q instaldo primeiro?

    2) Eu consigo usar o mesmo swap para Gentoo e freeBSD?

    3) Gostaria de criar uma partição p/ q todos os Sist.Operac. pudessem compartilhar arquivos entre eles? como poderia fazer isso?...uma partição FAT seria uma boa opção?

    4) Vcs tem alguma sugestão para gerenciar boot: lilo, grub ou outro? e tem algum exemplo pra seguir?



    :roll: :roll: :roll:

  2. #2

    Padrão Boot Triplo (freeBSD, Gentoo, WinXP)

    Bom, o que vou escrever aqui é apenas minha opinião.

    Estando no seu lugar, eu optaria por instalar primeiro o Gentoo, depois o FreeBSD e depois o Windows XP.
    Quanto as partições, criaria uma partição para o gentoo, uma para swap, outra para o FreeBSD, outras 2 (ou uma só) para o Windows XP, e uma ultima que serviria de depot (diretorio ou particao compartilhado entre sistemas).
    Faria 2 partições para o windows, sendo que a primeira teria o espaço necessário para a instalação completa do windows xp + 1.5GB (para garantir) pois quem trabalha com windows já sabe... swap feito na mesma partição simplesmente MATA o sistema, e nossa partição de swap criada para os outros sistemas (ah sim, essa swap serve tanto para o gentoo quanto para o freebsd) não serve para os sistemas da Microsoft.

    Para o boot sugiro utilizar Lilo (nunca utilizei grub).
    E a partição depot pode ser FAT32, já que a Microsoft não compatibiliza os sistemas operacionais por ela produzidos com os file-systems que nós gostamos tanto. Além disso, tenha em mente que não há como criar permissões (para o detop) compartilhadas entre os sistemas operacionais. Caso queira ter permissões, utilize NTFS, mas fico te devendo informaçoes, não sei qual o comportamento do freebsd com partições ntfs, mas deve funcionar perfeito assim como no gentoo. Mesmo assim, acho complicado (impossível) você conseguir gerenciar permissões entre Windows e Linux/Unix.

    Abraços.

  3. #3
    felco
    Visitante

    Padrão Boot Triplo (freeBSD, Gentoo, WinXP)

    Eu so acho que vc deveria instalar o gentoo por ultimo e usar o grub para boot loader ele da boot em todos os sistemas que eu conheco eh mesmo que voce tenha configurado errado o arquivo grub.conf qndo sua maquina rebootar vc ainda tem um prompt pra nao ser obrigado a usar um disco de boot

  4. #4
    ang310
    Visitante

    Padrão Boot Triplo (freeBSD, Gentoo, WinXP)

    pessoal, vcs tem mais sugestões...postem aiii...valeu :P

  5. #5
    buribai
    Visitante

    Padrão Re: Boot Triplo (freeBSD, Gentoo, WinXP)

    Citação Postado originalmente por ang310
    Blz Pessoal, :P

    Estou querendo instalar no meu computador P3 20HD 256Ram, freeBSD, Gentoo e Windows XP...minhas dúvidas são:

    1) Qual o sistema operacional q instaldo primeiro?

    2) Eu consigo usar o mesmo swap para Gentoo e freeBSD?

    3) Gostaria de criar uma partição p/ q todos os Sist.Operac. pudessem compartilhar arquivos entre eles? como poderia fazer isso?...uma partição FAT seria uma boa opção?

    4) Vcs tem alguma sugestão para gerenciar boot: lilo, grub ou outro? e tem algum exemplo pra seguir?



    :roll: :roll: :roll:
    Amigo é o seguinte :

    1) Se fosse vc começaria instalando o Win XP, depois os outros dois linux

    2) Vc pode e deve usar a mesma SWAP para o FreeBSD e Gentoo, como tbem pode criar uma partição "/home" que será compartilhada entre os dois. Isso é bom que as configuraçoes ficariam as mesmas para os dois para alguns programas, claro !! (Exemplo KDE)

    3) Eu particularmente uso o lilo, mas o grub tbem é ótimo.
    O grande segredo é que você deve sempre instalar o gerenciador de boot (seja o Lilo ou o Grub) no primeiro setor da partição e não na MBR, que é o default. O Windows instala o seu gerenciador de boot nos dois lugares então você também não precisa se preocupar com ele
    Em algumas distribuições o default é instalar no "hda" que corresponde à MBR do HD. Mude a opção para a partição onde a distribuição está instalada (hda1, hda2, hda5, etc.) e ele será instalado no primeiro setor da partição.

    Qualquer duvida posta aeee. valeww ???