+ Responder ao Tópico



  1. #1
    FRANJA
    Visitante

    Padrão Significados de Siglas

    Gostaria de saber, na verdade preciso saber, quais os significados das nomenclaturas abaixo, se possivel, o que acho dificil, identifiquem a maioria, mas em todo caso preciso das principais para poder me introduzir ao LINUX........Muito Obrigado pela ajuda.....
    i386,
    i486,
    i586,
    i686,
    Power PC,
    Alpha,
    Sparc,
    AMD64,
    Sparc64,
    ia64,
    MIPS/MIPSEL,
    S/390,
    m68k,
    HPPA e
    ARM.

  2. #2

    Padrão Re: Significados de Siglas

    Citação Postado originalmente por FRANJA
    Gostaria de saber, na verdade preciso saber, quais os significados das nomenclaturas abaixo, se possivel, o que acho dificil, identifiquem a maioria, mas em todo caso preciso das principais para poder me introduzir ao LINUX........Muito Obrigado pela ajuda.....
    i386,
    i486,
    i586,
    i686,
    Power PC,
    Alpha,
    Sparc,
    AMD64,
    Sparc64,
    ia64,
    MIPS/MIPSEL,
    S/390,
    m68k,
    HPPA e
    ARM.
    Cara nao sei pra que vc quer mas esses sao tipos de processadores diferentes:
    i386 ao i686-trata da evolução dos pcs nossos i386 = 386 , i686=processadores de ultima tecnologia P IV e outras da mesma epoca, power PC-eh o processador do mac se nao me engano
    sparc-eh o processador das estações sun
    AMD64-processador 64bits amd
    ia64-processador 64bits intel
    MIPS-tpo de processador risc
    Arm-processador de alguns modelos de handhelds

  3. #3
    D4rk_Sl4ck
    Visitante

    Padrão Significados de Siglas

    eh interessante vc saber isso pra no caso de vc precisar configurar alguma coisa específica pro teu proc. compilar o kernel da tua máquina por exemplo. Assim, se vc souber isso direitinho da pra otimizar bastante o sistema, uma vez que soh vai ter instruções específicas!!!! entendeu??

  4. #4

    Padrão Significados de Siglas

    * i386/i486/i586/i686 - Arquitetura dos processadores da Intel, conhecidmos como x86, pois eram/são 8086, 80286, 80386, 80486... i = intel, logo i386, i486, e assim sucessivamente.
    * PowerPC - "performance optimization with enhanced risc", Processador baseado na arquitetura RISC, desenvolvido pelas empresas IBM/Apple/Motorola. É utilizado por PowerMacs, e derivados da Apple.
    * Alpha - Processadores RISC desenvolvidos pela Digital Equipment Corporation e usados nos servidores e equipamentos da própria.
    * ADM/AMD64 - "advanced micro devices", sao os processadores da AMD, de 32 e 64 bits.
    * Sparc/Sparc64 - "scalable processor architecture", processadores desenvolvidos pela Sun, baseado na arquitetura RISC.
    * ARM - Versão embedded do processador RISC
    * RISC - "reduced instruction set computer", essa arquitetura tem instruções muito simples, isso é o que faz os processadores velozes.
    * CISC - "complex instruction set computers", versão oposta aos RISCs.

    Fico te devendo o resto por agora, estou literamente atolado de trabalho.
    Abraços.