Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    FCFernando
    Visitante

    Padrão Dúvidas Linux Red Hat 9???

    bom pessoal, meu primeiro post, tenho algumas dúvidas em relação ao linux, procurei aqui no fórum mas não encontrei nada do que eu estava procurando, então vamos lá...

    1 intalei o linux no meu micro junto com o xp, até agora tudo tranquilo, mas na hora do boot aparece linus red hat e em baixo que era para aparecer windos wp aparece dos, tem como renomear isso?

    2 como eu configuro o video no linux, está em 640x480?

    3 precisa instalar antivirus? se precisar, qual seria?

    4 tem algum site que tem alguns programas para linux, no caso, icq, msn, front page, winamp, esses programas básicos do outro software...

    5 as atualizações do red hat são pagas agora, se eu não fizer, ele fica vulnerável?´

    por enquanto acho que é só...

  2. #2

    Padrão Re: Dúvidas Linux Red Hat 9???

    Citação Postado originalmente por FCFernando
    bom pessoal, meu primeiro post, tenho algumas dúvidas em relação ao linux, procurei aqui no fórum mas não encontrei nada do que eu estava procurando, então vamos lá...

    1 intalei o linux no meu micro junto com o xp, até agora tudo tranquilo, mas na hora do boot aparece linus red hat e em baixo que era para aparecer windos wp aparece dos, tem como renomear isso?

    2 como eu configuro o video no linux, está em 640x480?

    3 precisa instalar antivirus? se precisar, qual seria?

    4 tem algum site que tem alguns programas para linux, no caso, icq, msn, front page, winamp, esses programas básicos do outro software...

    5 as atualizações do red hat são pagas agora, se eu não fizer, ele fica vulnerável?´

    por enquanto acho que é só...
    1- provavelmente eh lilo acho que eh so editar /etc/lilo.cfg mudar onde tem dos pra windows e depois salvar e digitar lilo

    2- provavelmente se digitar xf86config dee conseguir editar as configurações de video

    3- prescisa antivirus se for pra passar nas estações windows ou se for um servidor, ae existe o clamav ( eh o que eu uso)

    4 e 5 - instala o apt que consegue atualizar o red hat e ainda baixar esses pŕogramas o site eh : http://freshrpms.net/apt/

    So lembrando que que todos esses programas que criou sao pra widnows, existem programas parecidos ou iguais a eles com nomes diferentes no linux

    qq duvida posta ae

    falows

  3. #3
    FCFernando
    Visitante

    Padrão Dúvidas Linux Red Hat 9???

    ruy...

    como sou novo na área linux, o que eu preciso usar para fazer essas edições? algum bloco de notas ou pelo terminal?

  4. #4

    Padrão Dúvidas Linux Red Hat 9???

    Citação Postado originalmente por FCFernando
    ruy...

    como sou novo na área linux, o que eu preciso usar para fazer essas edições? algum bloco de notas ou pelo terminal?
    Cara como vc iniciante recomendo antes de mexer no lilo ler sobre ele e ver como funciona, quais os arquivos dele e tals, pois se fizer algo errado seu computador pode não conseguir mais entrar em nenhum SO e talvez o lilo nem carregue mais.

    Quanto ao xf86config ele eh um programa que edita as configurações do video, provavelmente não tera mtos problemas para usar ele, mas recomendo ler antes sobre ele tb.

    falows

  5. #5
    Visitante

    Padrão Dúvidas Linux Red Hat 9???

    entendi...
    mas no prorpio software tem ou esta na internet, sobre o lilo e o video....

  6. #6

    Padrão Dúvidas Linux Red Hat 9???

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    entendi...
    mas no prorpio software tem ou esta na internet, sobre o lilo e o video....
    cara existe o manual dos dois no linux, eh so dar um man lilo por exemplo apareçe o manual do lilo e assim com os outros programas so usar o comando man , mas recomendo tb olhar na internet, tanto aqui no site do underlinux como em outros de linux tem mta coisa.

    falows

  7. #7
    Visitante

    Padrão Dúvidas Linux Red Hat 9???

    desculpa a ignorancia.....mas para dar esse comando....eu vou no executar?
    ou tem um bloco de notas? terminal?

    aproveitando, tem como compartilhar impressora na rede?

  8. #8
    LenTu
    Visitante

    Padrão Dúvidas Linux Red Hat 9???

    @impressoras: tem sim cara.... existe o samba... ele q vai fazer esse compartilhamento pra vc....

    https://under-linux.org/samba.html

    @dar comando: facinho... abre um konsole....(deve ter uma opção ai... no msm menu do executar...).... e digita...

    $man man
    $man lilo
    $man ls
    $man rm

    e por ai vai... o man eh um comando q busca em uma biblioteca as documentações sobre o comando q vc estah passando como parametro... no caso dito acima o lilo, ls, rm.....

    com ele c vai aprender bastante coisa no linux...

    :twisted:

  9. #9
    FCFernando
    Visitante

    Padrão Dúvidas Linux Red Hat 9???

    lentu.....

    por enquanto obrigado...
    agora é a hora de dar uma cabeçadas aqui...
    qualquer coisa eu volto

    abraço

  10. #10
    Visitante

    Padrão Dúvidas Linux Red Hat 9???

    pessoal.....ainda não encontrei o famoso editor....o lentu falou que tinha na mesma barra do executar, mas não tem nada, o que eu achei foi o terminal, só que não serve né?

    ainda falta eu configurar vídeio e a lilnha que aparece dos no boot...

  11. #11
    LenTu
    Visitante

    Padrão Dúvidas Linux Red Hat 9???

    konsole=terminal=modo texto...

    no terminal q vc achou ai... eh soh vc colocar os comandos ai... q funfa...

    :wink:

  12. #12
    LenTu
    Visitante

    Padrão Dúvidas Linux Red Hat 9???

    eskeci di dizer q como "editor" vc pode usar o mcedit, vi, kedit(modo grafico) e outros +...
    o man.. .eh apenas.. um MANual...

    :twisted:

  13. #13
    FCFernando
    Visitante

    Padrão Dúvidas Linux Red Hat 9???

    obrigado mesmo pela ajuda...

    abraços

  14. #14
    LenTu
    Visitante

    Padrão Dúvidas Linux Red Hat 9???

    não por issu cara...
    tamos aki exatamente pra se ajudar... e ir apredendo juntos...

    eh nois !

    :twisted:

  15. #15
    FCFernando
    Visitante

    Padrão Dúvidas Linux Red Hat 9???

    então já que estamos aqui para um ajudar o outro....hehehe

    consegui mudar o nome no boot, agora está Linux Red Hat e em baixo Windows XP....onde consigo o antivirus clamav? para fazer as atualizações, eu instalo o apt e depois todo as atualizações? e depois do apt posso instalar alguns programas diferentes?

  16. #16
    FCFernando
    Visitante

    Padrão Dúvidas Linux Red Hat 9???

    ninguém?

  17. #17

    Padrão Dúvidas Linux Red Hat 9???

    ja instalou o apt? se sim faça um apt-get update , e depois um apt-get install clamava

    falows

  18. #18
    FCFernando
    Visitante

    Padrão Dúvidas Linux Red Hat 9???

    ainda não ruyneto, como faço isso....? sou novato no linux.....

    se puder me passar umas dicas...agradeço

  19. #19

    Padrão Dúvidas Linux Red Hat 9???

    Vai em http://apt.freshrpms.net/ e pega o rpm pra sua distro.

    falows

  20. #20
    FCFernando
    Visitante

    Padrão Dúvidas Linux Red Hat 9???

    ok...vou fazer isso...qualquer coisa eu volto aqui...

    obrigado