Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    Fala povo blz?

    Seguinte to fazendo uma pequena pesquisa e quero a opniao de vcs.

    Sempre que vou a um cliente oferecer servicos e falo de linux o povo se caga nas calças, ou porque tem aquele velho conceito de que linux eh dificil e nao tem compatibilidade, ou entao pq contrataram algum INCOMPETENTE e a imagem do linux fico meio queimada.

    Alem disso o que mais voces tem ouvido por ai? Quais sao as maiores dificuldades em convenser um cliente?

    ATENÇÃO: SEM BRIGAS SOBRE VALOR, QUE DISTRO EH MELHOR OU QQ OUTRA BABOSEIRA DO TIPO, VAMOS NOS ATER APENAS AS SITUAÇÕES!

    Acho que isso vai ser util a todos!

  2. #2

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    Cara o que eu mais ouço eh assim , se esse windows tao funcionando pra que mudar?? (sendo que a maioria eh pirata), ou se eh gratis quem vai me garantir se der algum problema( sendo que eles nunca usaram a garantia do windows), o mais eh isso.

    Falows

  3. #3

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    Eh verdade, tinha me esquecido dessa de jah estar funcionando e ainda ser pirata, o dia que alguem levar uma multa ou for preso ai vao aprender hehehe
    pirata em casa eh uma coisa, agora pirata em empresa.....

  4. #4

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    alguem mais?

  5. #5

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    naum acho dificil convencer um kra desde q vc mostre pra ele q a abes estah agindo e punindo quem estah pirata, eh claro q ela sempre pega as empresas exponenciais em cada setor..... e nao chega tanto no interior

    mas em capitais, consegui varios clientes migrande redes win para linux, o interessante, eh q a meioria deles me procurou...

    quando a gente pega o primeiro, o resto eh facil... a melhor propaganda eh q o um cliente faz pro outro...

  6. #6

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    Olha só.. a empresa em que eu trabalho hoje, levou no ano passado, multa que passou de R$100.000,00.. tiveram que pagar sem reclamar, e ainda pagaram mais de R$ 50.000,00 em licensas da microsoft.. Logo que comecei a trabalhar, tentei entrar com um projeto pra migração, mas já tinham pago as licensas, e ainda usam programas que dependem de windows.. O maior problema que encontrei, até agora, é realmente imcompatibilidade.. Temos que convir que existem empresas que estão por exemplo, a 5 anos usando o mesmo sistema, a migração seria realmente difícil..
    Exemplo.. Entrei em contato com uma empresa, e eles usam a 4 anos um programa em clipper que atende a todas as necessidades deles, roda num servidor windows.. Não vão mudar uma coisa que funciona bem, apesar de obsoleto, por algo que não conhecem.. é realmente muito complicado.. mas estou pensando em entrar de cabeça denovo..

  7. #7

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    Bom, Clipper tb roda em linux ^ ^

    Mas valeu por enqto galera, continuem postando oq vcs tb ouvem por ae

  8. #8

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    Bom, Clipper tb roda em linux ^ ^
    Desculpe, acho que me expressei mau.. o que eu quis dizer não é que clipper não roda em linux, mas veja bem, uma empresa paga algumas dezenas de milhares de reais pra ter windows e usa o dito clipper a 4 anos.. nunca se incomodoram, que argumentos terei? dizer que foi dinheiro jogado fora? que o clipper também roda no linux? não sei se tá me entendendo, mas adorei o tópico, pq tenho planejado a tempos de montar uma micro-empresa para trabalhar com isso.. migração, acessoria, consultoria e suporte.. mas tem várias situações que me fazem pensar...

  9. #9

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    kra, oq eu tenho visto por aqui de empresas eh tal eh em relação ao custo beneficio...

    teve empresas que pediram orçamento de mao de obra e orçamentos de licenças Windows... qdo receberam cairam de costas e lah ficaram... dai apresentei Linux pra eles e ta que eh uma maravilha... elas uniram o util ao agradavel... mudaram sistemas, computadores, e saio pela metade do preço para colocar windows...

    aqui eles taum vendo mto pelo preço.. jah tive uma reunião que um cara numa empresa que cuida do CPD disse assim... ha mais Linux eu naum sei.. e o patrão disse assim.. " Ti vira cara, se quise continua aqui trate de aprender"

    Oque eu vejo eh meio uma rejeição de colocar ele pra desktop, quando vc fala pro usuario que naum eh windows ele pula alto, mas depois que vc ensina vai tranquilo, pois ele naum faiz mais nada, a naum ser a rotina basica diaria dele...

    bom eh isso que eu tenho notado por aqui

    []'s

  10. #10

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    Citação Postado originalmente por 5hu7d0wn
    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    Bom, Clipper tb roda em linux ^ ^
    Desculpe, acho que me expressei mau.. o que eu quis dizer não é que clipper não roda em linux, mas veja bem, uma empresa paga algumas dezenas de milhares de reais pra ter windows e usa o dito clipper a 4 anos.. nunca se incomodoram, que argumentos terei? dizer que foi dinheiro jogado fora? que o clipper também roda no linux? não sei se tá me entendendo, mas adorei o tópico, pq tenho planejado a tempos de montar uma micro-empresa para trabalhar com isso.. migração, acessoria, consultoria e suporte.. mas tem várias situações que me fazem pensar...
    Sim sim, eu tinha entendido oq vc falou, eh que agora eu to reunindo informações pra apresentar pro pessoal. Pq soh mostrar valores nao ta sendo suficiente pra provar pra eles que Linux sai + barato e evita muitas dores de cabeça.

    Eu to querendo fazer um documento pra apresentar várias coisas como:

    - Valores entre Linux X Windows
    - Tempo perdido para arrumar problemas diarios de windows (virus, trojans,etc..)
    - Segurança
    etc,etc

  11. #11
    Visitante

    Padrão Vírus

    Uma argumentação boa seria a questão de vírus, essas empresas morrem de medo ! Inicialmente quando falo que o Linux não tem este problema, eles não acreditam, mas depois acham ótimo !!

  12. #12

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    É verdade pessoal.. segurança talvez seja o carro-chefe pra se vender a idéia...

  13. #13

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    Eh verdade segurança deveria ser um ponto muito importante, mas tem um velho problema.... ninguem acredita qdo se fala nesse negocio de que nao tem virus (existem virus pra linux, mas eles nao duram mto e nao fazem quase nada). Enfim, a questão eh: alguem conhece algum orgão reconhecido que tem esses dados para apresentar?

  14. #14

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    Eh verdade segurança deveria ser um ponto muito importante, mas tem um velho problema.... ninguem acredita qdo se fala nesse negocio de que nao tem virus (existem virus pra linux, mas eles nao duram mto e nao fazem quase nada). Enfim, a questão eh: alguem conhece algum orgão reconhecido que tem esses dados para apresentar?
    Realmente, é complicado, mas infelizmente em um mundo livre, vc não pode contar com suporte pago! Um órgão que buscasse informações para comprovar a escalabilidade do linux, óbviamente gastaria tempo com isso, e tempo é dinheiro! Agora uma pergunta.. Alguém tem alguma notícia de infecção por vírus em sistemas linux? Nunca lí em lugar algum que isso tenha acontecido! Vírus em linux tá virando folclore..

  15. #15
    buribai
    Visitante

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    O mercado de linux para servidores está crescendo expotencialmente. Sobre isso não há dúvidas ...

    Agora o linux em estações de trabalho já é um processo mais complicado , apesar de todas as vantagens e economias ... pois
    acho que o linux só vai escancarar mesmo qdo ele tiver alcançado totalmente os desktop's, isto é, qdo ele tiver na casa de um, na casa de outro. Qdo muita gente começar a usar linux em casa mesmo, fazer tudo o que ele faz no windows, o linux automaticamente vai arrebentar nas empresa.
    Qdo digo tudo, é tudo mesmo, é por exemplo poder jogar (FIFA 2005, NFS, CS, etc...).
    Sabemos que tem jeito usando emuladores(Wine), mas isso exige um conhecimento mais avançado, que as vezes o usuario não tem.

    Tbem acho que a microsoft fez vista grossa o tempo todo em relação ao
    licenciamento do windows e de outros programas como o office justamente pra ganhar mercado e montar esse imperio que a gente conhece. Mas agora a Microsoft não tá alisando mais não, são inumeras as empresas que estão sendo pegas e tendo que pagar multas absurdas. Isso é uma grande arma para a migração Win --> Linux.

    Abraços ...

  16. #16
    whinston
    Visitante

    Padrão padrão

    Poxa gente, este negócio de padrão é f....
    Tem nego que chega no buteco e não pede uma cerva, pede 1 brahma.. ou não pede um refri., pede 1 coca

    Grande parte do problema de se migrar é PREGUIÇA!!
    preguiça do pessoal de TI, preguiça dos usuários, PREGUIÇA!!!

    É claro que existem problemas de compatibilidade, de malditos softwares que até mesmo o governo ou bancos até bem pouco tempo atrás só tinham pra Linux. E ae ? Ae complica!

    Mas eu acho que colocando na ponta do lápis, mesmo o suporte Linux ainda sendo mais caro que o Windows, o LINUX leva a parada.

    O x. da questão é conseguir migrar os sistemas da empresa, pq grande parte dos Office da vida, Internet, etc., usuário se adepta (chorando, mas adapta).

  17. #17

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    Galera, boa noite a todos ..........
    Em primeiro lugar quero parabenizar pelo excelente tópico. E claro que a idéia realmente não é discutir a melhor distro. Que bom que a finalidade do tópico é outra.
    Mas vamos lá .........
    Já narrei isso aqui tem poucos dias.
    Trabalho numa empresa aqui em Goiânia que foi fiscalizada pela Microsoft, Symantec e Autodesk. Na verdade quando começaram os comentários de que estava havendo fiscalização Microsoft em Goiânia, muitas empresas se arvoraram. E nós também não ficamos atrás. Passamos o carnaval enfiados dentro da empresa, verificando máquina por máquina, cerca de umas 65. Aproveitamos e formatamos algumas que não estavam dentro do padrão. Afinal não é fácil fiscalizar usuários.
    Bom na sexta-feira pós-carnaval, eis que sem mais e sem menos, apareceram de repente escoltados pelo gerente administrativo da empresa, um advogado representando a Microsoft , Symantec e Autodesk, 2 oficiais de justiça com mandado de busca e apreensão, 2 técnicos em informática, 2 auxiliares, 3 policiais federais vestidos parecendo o filme Mibs Homens de Preto e mais um camburão da Polícia Federal que ficou estacionado na entrada da empresa, com mais 2 policiais. Começaram pelo CPD. Me perguntaram pelos servidores. Mostrei que os 3 eram Conectiva Linux. Os caras pediram apenas para ver a cara deles no monitor. Passaram batidos. Mais 2 outras estações que estamos estudando Linux, também não quiseram nem olhar. Mas quando a coisa foi Windows, aí os caras olharam minuciosamente o registro windows. Fuçaram a vontade. Graças a Deus, não usamos software pirata. Mas os caras iam ficando irritados a medida que avançavam e nada descobriam. Graças a Deus. Mas não é fácil manter uma estrutura dessas, com usuários sempre tentados a instalar coisas piratas nos computadores. Aqui teve empresa que foi multada em R$ 2.300.000,00 (isso mesmo , 2 milhões e 300 mil reais) , mas fizeram acordo e ficou em R$ 250.000,00 (Duzentos e cinquenta mil). Outra teve multa e 8 computadores apreendidos. Como disse, estamos estudando Linux, instalados em 2 estações para mostrar aos usuários o que ele tem de bom. Alguns ficaram maravilhados, principalmente por que conseguimos rodar aplicativos via wine. Mas concordo com o que já disseram acima. O Linux vai realmente alavancar de vez, quando tivermos versões desktop para usuários domésticos. Esse é o usuário que vai realmente fazer a mudança. Outra coisa que se comenta muito é a falta de ferramentas para desenvolvimento de aplicativos administrativos que seja no ambiente gráfico. Claro, tem também outra coisa que se comenta e que a própria Borland acabou parando o projeto Kylix. A quantidade de distribuições Linux, cada uma com certas particularidades, acabam retardando o desenvolvimento de certos softwares for Linux legítimo. Mas isso são coisas que o próprio tempo vai se resolver.
    Infelizmente, foi uma pena que não temos ainda um ambiente totalmente Linux na empresa. A diretoria até está nos incentivando. Mas o chato é que ela mesma falou para a equipe do CPD, que estavámos chegando meio tarde. Eles gostariam na verdade é que essa fiscalização somente pegasse estações Linux. Mas não temos ainda know-how, usuários treinados e ferramentas suficientes para essa migração.
    Mas não queremos parar por aqui. Afinal de contas, fiscalização é fiscalização. É algo meio constrangedor essa fiscalização. Os caras exigiam que a cada departamento que eles entravam automaticamente todos os funcionários do departamento saíssem e ficassémos somente nós do CPD acompanhando.
    Temos que incentivar o Linux. Não podemos desanimarmos. Eu acho que essas versões 11 das distros, parecem que virão ainda melhores. Por que as distros 10, já tem muitas coisas interessantes, além do próprio fato de serem bem mais amigáveis ao usuário final.
    É isso aí. Um abraço a todos da comunidade Underlinux , e desculpem-me pelo longo texto.
    Inté + ......... :wink:

  18. #18

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    Outra coisa galera !!!!
    Muitas empresas aqui em Goiânia depois que souberam que fomos fiscalizados e que passamos numa boa por isso, nos procuraram querendo saber o que os caras vistoriavam. Afinal são empresas do mesmo ramo que a nossa. Explicamos como era o procedimento e os empresários nos solicitaram que instalassémos Linux na empresas deles. Afinal o aplicativos que essas empresas utilizam rodam perfeito no wine. Já fizemos esse teste.
    Mas quando falámos de valores, pelos nossos serviços, neguinho não quis nem mais conversa.
    Ou seja, infelizmente os empresários querem coisas baratinhas. Não querem pagar por nada. Tinha empresa com cerca de 30 estações querendo pagar no máximo R$ 300,00 por tudo.
    Tem graça isso ??? Os caras preferem correr o risco de levarem multa a fazer a coisa certa.
    E tem um outro fato ocorrendo aqui em Goiânia que já virou fato comum. As empresas pagam para funcionários fazerem cursos de Linux, por exemplo , usando o Conectiva e quando eles pedem suporte as empresas que administram cursos, os caras vem e instalam distros totalmente desconhecidas, pelos alunos que estão fazendo cursos com essas empresas. Aí os empresários percebem que essas empresas de cursos , também usam de má fé.
    Uma forma de ficarem nas mãos dessas empresas que querem claro, levar o deles e ficar com os empresários na mão.
    É chato isso, mas é verdade, infelizmente ........ 8O

  19. #19

    Padrão Migrar rede Win pra Linux

    Pessoal, passei o dia todo hoje cotando licensa de uso do winxp open, office xp open e licensa de uso para clientes windows server 2003.. são 10 licensas cada..
    As cotações começaram a chegar.. Em média R$23.000,00 o montante!
    Infelizmente minha empresa prefere pagar do que arriscar!
    O suporte dos programas usado aqui não dão garantia do funcionamento no linux por emulação, e portanto, não podem dar assistência...

    Conclusão..

    Mais 25 mil pro tio Bill...
    E mais um linuxuser decepcionado!
    Ponham-se em meu lugar, tendo que correr atrás do menor preço de compra, ligando pra tudo quanto é canto pra comprar licensas microsoft.. Que dia ridículo que passei...
    Agora vou pra casa..

  20. #20
    whinston
    Visitante

    Padrão windows ainda vai

    o Windows eu ainda fico queto.. mas o Office?