+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Compartilha mais não resolve DNS

    eth0 = 10.3.46.1
    eth1 = 200.xxx.xxx.xxx

    Estou montando um servidor de internet c/ um IP valido, consegui compartilhar ele como Iptables:
    iptables -t nat -A POSTROUTING -s 10.3.46.0/24 -o eth1 -j MASQUERADE
    echo "1" >/proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    bem a internet foi compartilhada porem nas maquinas da rede eu tenho de colocar um dns externo (200.199.252.72) para que as maquinas da rede possam resolver dns, mais gostaria que meu servidor tmb servisse DNS, ja que do servidor eu consigo resolver os endereços e navegar normalmente.

    Desde ja agradeço a atenção.

  2. #2

    Padrão Compartilha mais não resolve DNS

    Cara.. pq não instala um o DHCPD no servidor, aí configura a rede pra pegar ip por dhcp..

    Muito mais simples...

  3. #3

    Padrão Compartilha mais não resolve DNS

    Citação Postado originalmente por 5hu7d0wn
    Cara.. pq não instala um o DHCPD no servidor, aí configura a rede pra pegar ip por dhcp..

    Muito mais simples...
    Infelismente minha rede ainda não pode ser DHCP, o q eu precisava é q as maquinas da rede local ultilizasem o ip da eth0 do servidor (10.3.46.1) p/ resolverem DNS, ja q nesse servidor eu gerencio acesso Internet e a 2 intranets. E o que eu realmente gostaria é q as maquinas da rede local ultilizasem as configurações do servidor p/ navegar, ja que esse servidor consegue gerenciar td q quero, menos resolver dns p/ as outras maq da rede.

  4. #4

    Padrão Compartilha mais não resolve DNS

    Então cara... vc pode determinar para o dhcpd qual faixa de ips distrubuir dentro da tua rede.. mas se vc prefere que teu server seja servidor de nomes também.. não é muito complidado não.. procurou sobre o bind? Dá uma olhada..

  5. #5
    Lestat1
    Visitante

    Padrão Compartilha mais não resolve DNS

    Faça como o 5hu7d0wn disse. Faça um DHCP estático(ips fixos) com DNS e resolva seu problema. Dá uma googlada que tu vai achar muita coisa a respeito.
    Abraços

  6. #6

    Padrão Compartilha mais não resolve DNS

    Cara vc instalou um servidor de DNS nessa maquina?? se sim posta seu named.conf ae.

    falows

  7. #7

    Padrão Compartilha mais não resolve DNS

    Tentei DHCPD mais naum deu certo, as maquinas da rede só resolveram os endereços da Internet e infelizmente minha Intranet exige c eu use o DNS exclusivo dela, q é IP frio, ja q é um sistema privado, do no meu servidor eu consigo resolver tanto Internet, como intranet, no meu resov.conf eu coloquei o servidor de DNS da BrT ja q é ela q me serve internet atraves um IpTurbo, e coloquei os hosts da minha intranet em /etc/hosts, no meu servidor eu consigo visualizar as paginas tanto da Internet, qto da Intranet, e gostaria q as maquinas da rede fizessem o mesmo, minha rede local é windows 2k, tentei por os hosts na tabela hosts do meu windows (c:\winnt\system32\drivers\etc\hosts) porém não consegui visualizar as paginas na Intranet, e as maquinas locais só resovem endereços da internet qdo eu coloco como DNS primário o endereço de DNS da BrT, porém qdo eu coloco o DNS da Intranet em DNS primário as maquinas locais não conseguem resolver os endereços da intranet. Eu gostaria q as maquinas da rede local fizessem o mesmo q meu servidor, ja q do mesmo eu resovo tanto os DNS's da Internet e Intranet. Acredito q devo fazer dele um servidor de DNS c/ Bind, e gostaria da opinião de vcs do forúm pra saber c c/ Bind eu resoverei meus problemas e os DNS's da minha internet e intranet. :lol:

    Desde ja agradeço.

  8. #8

    Padrão Compartilha mais não resolve DNS

    De novo peço que poste o named.conf ae, pode ser algum erro que pode ta impedindo que resolva o nome corretamente, e para testar deixe somente a linha no resolv.conf do seu servidor nda mais, e veja se ela continua a navegar.

  9. #9
    Visitante

    Padrão Compartilha mais não resolve DNS

    Citação Postado originalmente por ruyneto
    De novo peço que poste o named.conf ae, pode ser algum erro que pode ta impedindo que resolva o nome corretamente, e para testar deixe somente a linha no resolv.conf do seu servidor nda mais, e veja se ela continua a navegar.
    Bem segunda eu posto ele, tipo to montando esse server no meu trampo, agora é fim de semana, só festa, apesar q eu to na agonia de resover essa parada logo, e Linux é emocionante, tipo iproute, iprule, iptables é apaixonante, pra mim q estou montando meu primeiro servidor, linux é amor a primeira vista...

  10. #10
    Atos
    Visitante

    Padrão Compartilha mais não resolve DNS

    Se vc estiver usando conectiva 10 tenho a resposta pra vc.

  11. #11
    Visitante

    Padrão Compartilha mais não resolve DNS

    Citação Postado originalmente por Atos
    Se vc estiver usando conectiva 10 tenho a resposta pra vc.
    Slackware 10.0

  12. #12

    Padrão Compartilha mais não resolve DNS

    Tem certeza de que está rodando o named nesta máquina?

    Para resolver nomes para a rede basta rodar ele mesmo... no slack tenta:

    /usr/sbin/named start

    Testa depois postae...

  13. #13
    Visitante

    Padrão Re: Compartilha mais não resolve DNS

    Citação Postado originalmente por EduLucas
    eth0 = 10.3.46.1
    eth1 = 200.xxx.xxx.xxx

    Estou montando um servidor de internet c/ um IP valido, consegui compartilhar ele como Iptables:
    iptables -t nat -A POSTROUTING -s 10.3.46.0/24 -o eth1 -j MASQUERADE
    echo "1" >/proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    bem a internet foi compartilhada porem nas maquinas da rede eu tenho de colocar um dns externo (200.199.252.72) para que as maquinas da rede possam resolver dns, mais gostaria que meu servidor tmb servisse DNS, ja que do servidor eu consigo resolver os endereços e navegar normalmente.

    Desde ja agradeço a atenção.



    Cara configura teu resolv.conf como está abaixo....:

    #vi /etc/resolv.conf

    search dominio.com.br
    nameserver 200.96.255.194


    i ip em questão é da Brasiltelecom...


    flw té +

  14. #14
    Atos
    Visitante

    Padrão Compartilha mais não resolve DNS

    Cara nem acreditei, mas resolvi esse problema, segue as instruções.

    edite o arquivos /etc/named.conf

    Vc vai ver a seguinte instrução:

    // uou see fit
    listen-on { 127.0.0.0/32; }

    vc deve alterar o 127.0.0.0/32 para any, ou seja, ficaria assim:

    // uou see fit
    listen-on { any; }

    Pronto, problema resolvido.
    Detalhe no CL 9 não precisava, por isso precisamos quebrar tanto a cabeça.

  15. #15
    Visitante

    Padrão Compartilha mais não resolve DNS

    Obrigado a todos pelas sugestões, dar um start no named ja resolveu parte dos meus problemas, agora consigo navegar na minha rede local usando como DNS o ip do servidor, porém não consegui acessar os dominios da minha intranet na minha rede local. acredito q devo criar uma nova zona p/ a intranet no meu named.conf, mais não sei ainda como fazer isso, por isso conto c/ a ajuda de vcs.

    meu named.conf:

    options {
    directory "/var/named";
    /*
    * If there is a firewall between you and nameservers you want
    * to talk to, you might need to uncomment the query-source
    * directive below. Previous versions of BIND always asked
    * questions using port 53, but BIND 8.1 uses an unprivileged
    * port by default.
    */
    // query-source address * port 53;
    };

    //

    // a caching only nameserver config
    //
    zone "." IN {
    type hint;
    file "caching-example/named.ca";
    };

    zone "localhost" IN {
    type master;
    file "caching-example/localhost.zone";
    allow-update { none; };
    };

    zone "0.0.127.in-addr.arpa" IN {
    type master;
    file "caching-example/named.local";
    allow-update { none; };
    };

    preciso agora fazer com q minha rede local acesse os endereços da minha intranet q são:

    192.168.10.119 hub01.webcenter.com.br
    192.168.10.116 www.webcenter.com.br
    192.168.10.117 mail.webcenter.com.br

    No servidor eu acesso os mesmo, porém tive de por essas entradas na tabela hosts (/etc/hosts), agora minha intenção é criar uma zona no named.conf p/ q esses endereços sejam acessados pela minha rede local, mais não sei c minha analogia esta correta.

    Desde ja agradeço a atenção e muito obrigado pela ajuda.

  16. #16

    Padrão Compartilha mais não resolve DNS

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Obrigado a todos pelas sugestões, dar um start no named ja resolveu parte dos meus problemas, agora consigo navegar na minha rede local usando como DNS o ip do servidor, porém não consegui acessar os dominios da minha intranet na minha rede local. acredito q devo criar uma nova zona p/ a intranet no meu named.conf, mais não sei ainda como fazer isso, por isso conto c/ a ajuda de vcs.

    meu named.conf:

    options {
    directory "/var/named";
    /*
    * If there is a firewall between you and nameservers you want
    * to talk to, you might need to uncomment the query-source
    * directive below. Previous versions of BIND always asked
    * questions using port 53, but BIND 8.1 uses an unprivileged
    * port by default.
    */
    // query-source address * port 53;
    };

    //

    // a caching only nameserver config
    //
    zone "." IN {
    type hint;
    file "caching-example/named.ca";
    };

    zone "localhost" IN {
    type master;
    file "caching-example/localhost.zone";
    allow-update { none; };
    };

    zone "0.0.127.in-addr.arpa" IN {
    type master;
    file "caching-example/named.local";
    allow-update { none; };
    };

    preciso agora fazer com q minha rede local acesse os endereços da minha intranet q são:

    192.168.10.119 hub01.webcenter.com.br
    192.168.10.116 www.webcenter.com.br
    192.168.10.117 mail.webcenter.com.br

    No servidor eu acesso os mesmo, porém tive de por essas entradas na tabela hosts (/etc/hosts), agora minha intenção é criar uma zona no named.conf p/ q esses endereços sejam acessados pela minha rede local, mais não sei c minha analogia esta correta.

    Desde ja agradeço a atenção e muito obrigado pela ajuda.
    esqueci de logar, por isso o post apareceu como de um visitante...