+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão permissões de usuarios!!!

    Olá pessoal!!!
    Estou com o seguinte problema!
    Migrei um servidor Win2K com AD para CL10 com Samba 3.0.4-x, e ai surgiram muitos problemas com permissoes para os usuarios e grupos!
    por enqto deixei tudo com permissao total em todas as pastas compartilhadas, mas tenho que resolver isto!!!
    Tenho cinco grupos:
    Financeiro, Contabilidade, Vendas, Adm e Estoque!!!
    utilizei o comando groupadd para cria-los, depois fui até o arquivo /etc/group e adicionei os usuarios do sistema, e mudei o dono do arquivo com o comand chown .grupo /pasta, e dei permissao chmod -R 770 /pasta!!!
    Quero com essa permissao q apenas o dono e grupo do arquivo tenho acesso total sobre ele, e outros nao pode ne ler!!!está certo dessa maneira????
    e no Samba coloquei assim!!!

    create mask = 0770
    force directory mode = 0770

    Mas quando o usuario fulano cria um arquivo, o usuario ciclano do mesmo grupo nao consegue ter acesso ao arquivo!!!o faço para conseguir implementar essas permissoes por grupos????

    quem puder me ajudar agradeço!!!

  2. #2
    caiovitor
    Visitante

    Padrão Mesmo problema

    Estou tendo o mesmo problema. Alguem, pelo amor de Deus, consegue resolve-lo?

  3. #3

    Padrão permissões de usuarios!!!

    seguinte .. vc pode colocar estas pastas no teu smb.conf e dizer qual ou quais grupos podem acessar determinada pasta ... a partir daí vc adiciona os usuários no grupo e boa .. já era .. segue um exemplo abaixo:

    [financeiro]
    comment = Diretorio do Depto Financeiro
    path = /home/financeiro
    write list = @financeiro
    read only = No
    create mask = 0777
    force create mode = 0777
    directory mask = 0777
    force directory mode = 0777
    guest ok = Yes

    qualquer coisa posta aí ..

    abraço

  4. #4

    Padrão permissões de usuarios!!!

    mais uma coisa .... instala o webmin que vai te ajudar muito, entre outras coisas, nesta parte de administrar grupos e permissões.