+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Sholtz
    Visitante

    Padrão Migração de Servidores

    Primeiramente, boa noite pessoal!

    Bem, queria uma opinião séria de vocês quanto á possível estabilidade do meu futuro sistema de servidores e rede. Bem, atualmente na empresa na qual trabalho temos 2 Servidores (Windows 2000 Server), o qual um é de arquivos em geral, para toda a rede, e o outro é especialmente do aplicativo Cobol no qual toda a empresa está estruturada.

    Bem, estou migrando esses servidores para estações Linux SuSE Enterprise Server utilizando:

    (Servidor 001)
    - Celeron 2.4GHz
    - 1 GB. de RAM DDR
    - 40 GB. de HD


    Neste servidor "principal" eu vou montar o servidor DNS, Proxy, SAMBA, VPN, Firewall e DHCP.

    Em um outro Servidor, com a seguinte configuração:

    (Servidor 002)
    - Celeron 2.4GHz
    - 512MB. de RAM DDR
    - 120 GB. de HD Samsung SV110

    irei montar o Servidor WEB (APACHE+ASP - provisoriamente, posteriormente será PHP) + Servidor de E-mail, Arquivos e SAMBA.



    Bem, este servidor principal será o Gateway de toda a rede, como puderam perceber, e colocarei o segundo servidor como assistente, ligado diretamente na eth2, e saindo da eth1 ligarei num Switch, para dividir na rede interna, Classe C (192.168.1.0). Os problemas começaram logo de cara com o aplicativo Cobol.

    Estará sendo estruturada uma VPN entre a casa do proprietário da empresa, stand's da empresa e a própria empresa. Até aí tudo bem. Mas essa VPN terá o único intuito de rodar o aplicativo Cobol! O que pensei?!
    Colocar um servidor Windows secundário, como assistente ao principal também, com os arquivos do Cobol, assim, quando um cliente pedir para que o aplicativo Cobol seja executado, ele será interpretado de forma correta pelo Windows e rodará normalmente, através do Túnel VPN. Correto?

    Primeiro problema com uma possível solução gerada, vem o segundo. A estruturação do Servidor 002 e 003, em cima diretamente do Servidor 001 garantirá que todo o tráfego destes dois servidores por parte da rede interna seja captado por algum sniffer no 001, correto? Essa seria uma disposição correta desses servidores? Garantiria de uma certa forma, segurança?!





    Enfim, peço sugestões, porque o trabalho será um tanto quanto árduo! #) E me dêem opiniões também sobre a distribuição escolhida em relação ao tempo de configuração, etc.

    E uma pergunta básica: quanto vocÊs cobrariam por tal serviço?!

    Aguardo respostas, ;P
    tkz.

  2. #2
    Sholtz
    Visitante

    Padrão Migração de Servidores

    Alguém!?

  3. #3
    ianczyk
    Visitante

    Padrão Migração de Servidores

    entre em contato comigo:

    [email protected]