+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Torre posicao de antenas

    ola, Under's.

    tenho atualmente uma torre onde tenho uma omni e uma direcional, que faz um ptp com outra torre a 2km.

    Recomendaram-me a colocar a direcional na ponta dessa torre e mudar polarizacao e passar a omni pra baixo da direcional.

    Acontece q nao posso fazer isso.

    Entao pensei em tirar a direcional dessa torre e coloca-la a uns 15 mts de distancia da minha torre, onde esta a omni, em uns 5 mts mais baixo em relacao a omni. Será que resolve meu problema?

    Conto com a experiencia dos colegas. Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Torre posicao de antenas

    Nao precisa tudo isso meu poe uma de cada lado da torre, so afasta as antenas da torre, essa torre e do que ???

  3. #3

    Padrão Torre posicao de antenas

    entao eh metalica tem uns 10 mts. na ponta dela tem um cano de aco e na ponta dele a omni. A direcional tah a uns 4 mts prabaixo. o sinal dessa omni tah fraco e como disse me recomendaram a fazer isso.

  4. #4

    Padrão Torre posicao de antenas

    O que vc deve verificar e se nao tem agua no cabo, se seu ap ta rendendo legal, tenta botar outro ap pra fazer teste !!! Mas quanto a distancia das antenas uma da outra nao e o problema, teria se acaso vc tivesse um para raio muito proximo da antena !!!

    Da uma testada e qualquer coisa posta ai !!!

  5. #5

    Padrão Torre posicao de antenas

    entao gatoseco, vc disse afastar a antena da torre? o qto seria o suficiente? A questao q nao tenho outro ap pra testar. Me disseram q toh jogando muita interferencia na minha propria antena e por isso q clientes q estao a 1km o sinal chega capengando e qdo um conecta o outro cai. Tenho 7 clientes nessa torre.

  6. #6

    Padrão Torre posicao de antenas

    Cara eu montei uma repetidora assim, tinhamos uma torre com uns 70 metros de altura, colocamos os equipamentos a uns 50 ou 60 metros de altura usamos um ap da edimax ligado na omini e uma dwl-810+ fazendo um link com a base, entao o q eu fiz peguei uma barra de cano de tres metros adaptei duas braçadeiras pra poder fixar o cano na torre, bem no meio dos tres metros de cano fixei a caixa de comando, em cada ponta do cano coloquei uma direcional e bem no meio coloquei a omini, uma direcional fazia o link ate a base a outra era para fazer um link de 12km com outra cidade vizinha e a omini pra mandar sinal pros clientes, cada antena estava separada por 1 metro de distancia cada uma e uns 50 centrimetros afastada da torre, todas as tres antenas estavam 50cm da torre, cara ta funcionando ate hoje e o sinal dos clientes e perfeito!!!
    | |
    direcional | | direcional
    | |____| |
    | | | |
    | _________________|caixa|________________|
    | | |
    | | |
    | |_____|
    | | |
    omini__| | |
    | |
    |torre|

    Cara desculpa por esse desenho horrivel mas e so pra tu ver que a distancia das antenas nao e o problema, o sinal da direcional nao influencia no desem penho da omini!!!

    Valeu mano espero ter ajudado!!! Qualquer coisa posta ai !!!

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Torre posicao de antenas

    se puder trocar a antena de lugar eh uma boa opcao, pois na configuracao atual, realmente a omni joga interferencia na direcional, principalmente se estiverem na mesma polarizacao.
    Se nao quiser nada complicado pode tb usar uma antena direcional de angulo mais fechado e com boa relacao frente/costas que jah melhora.

  8. #8

    Padrão Torre posicao de antenas

    entao no link ptp com essa direcional nao tem tanto problema. Mas nessa omni de 8dbi o sinal de radio tah fraco.

  9. #9

    Padrão Torre posicao de antenas

    JA tentou trocar de canal a Omni pode tar dando interferencia, tenho varias torres e em algumas delas fui obrigado a usar o mesmo canal em link de AP ficavam melhor que em canais distantes, e o interessante que nao tem nenhum outro AP por perto pra gerar interferencia o proprio clima do local...

  10. #10

    Padrão Torre posicao de antenas

    Citação Postado originalmente por gatoseco
    O que vc deve verificar e se nao tem agua no cabo, se seu ap ta rendendo legal, tenta botar outro ap pra fazer teste !!! Mas quanto a distancia das antenas uma da outra nao e o problema, teria se acaso vc tivesse um para raio muito proximo da antena !!!

    Da uma testada e qualquer coisa posta ai !!!
    No meu caso, tenho 4 setoriais de 90º cada no terraço de um prédio, e um pára-raios entre elas, a uma distância de 1 metro +- de cada antena... Isso prejudicaria o sinal ou só aumentaria o risco de danos no equipamento quando o pára-raios receber uma descarga???

  11. #11
    Visitante

    Padrão Torre posicao de antenas

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    Citação Postado originalmente por gatoseco
    O que vc deve verificar e se nao tem agua no cabo, se seu ap ta rendendo legal, tenta botar outro ap pra fazer teste !!! Mas quanto a distancia das antenas uma da outra nao e o problema, teria se acaso vc tivesse um para raio muito proximo da antena !!!

    Da uma testada e qualquer coisa posta ai !!!
    No meu caso, tenho 4 setoriais de 90º cada no terraço de um prédio, e um pára-raios entre elas, a uma distância de 1 metro +- de cada antena... Isso prejudicaria o sinal ou só aumentaria o risco de danos no equipamento quando o pára-raios receber uma descarga???
    Eu tenho varias torres umas tem para raios e outras nao as que tem para raios dao bem mais problema que as outras ......